Venceu as últimas eleições? É hora de agir e se destacar.

por Equipe Nerit - 19/02/2021 ⇠ Veja outros Posts

Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas por um candidato em período eleitoral, trabalhando para conquistar sua cadeira em um cargo eletivo. Porém, vencer as eleições é apenas o primeiro passo para uma carreira política.

Uma vez eleito, é hora de colocar os planos em prática. É hora de agir e se destacar! Indicamos esse conteúdo a você que venceu as últimas eleições e aos profissionais que trabalham no gabinete e necessitam saber por onde começar.


Crie uma equipe com profissionais qualificados

A política é uma atividade coletiva, sozinho não se alcança nada. 
Deve-se garantir que os profissionais ao seu lado sejam qualificados para as funções que são responsáveis. Todos colaboradores independente da posição hierárquica, fazem parte da imagem do político que representam.

gestão do gabinete parlamentar está diretamente ligada à equipe que trabalha ali. Por isso é indicado a escolha de profissionais com conhecimento nas áreas a qual vão atuar. Além disso, as mudanças técnicas e sociais exigem sempre busca por capacitação e atualização. Uma alternativa é fornecer aos colaboradores, cursos e treinamentos específicos para cada função.

 

Confira alguns conteúdos abaixo que podem lhe ajudar:

[Infográfico] Assessor de gabinete: 3 dicas para facilitar sua rotina!
5 coisas que todo chefe de gabinete precisa saber

 

Identifique as demandas

É impossível agir sem determinar antes quais são os problemas a serem resolvidos. 
Sua base eleitoral espera o cumprimento dos projetos e propostas do período eleitoral. Sendo assim, ao consultar as demandas leve em consideração a opinião da população.

Pesquisas são suas aliadas e funcionam como termômetro da satisfação da população (seus possíveis eleitores), e podem ser feitas de forma presencial ou pela internet através de formulários.

 

Networking Político

Como dito anteriormente, a política é uma atividade coletiva, por isso o networking não poderia ficar de fora.

Primeiramente é importante lembrar que networking não se trata de conhecer pessoas e fazer contatos aleatórios. Fazer uma boa rede de contatos tem muito mais a ver com a qualidade dessas conexões.

Aproveite todas as oportunidades de fazer contatos qualificados, seja com a base eleitoral, ONG's, empresas, profissionais e, claro, outros políticos. Nesse último caso lembre-se que vão existir outros colegas com pautas semelhantes.

Abordamos esse tema com mais profundidade em nosso texto sobre Networking para Políticos.

Presença online

O comportamento do consumidor (neste caso o eleitor), mudou muito a partir da internet, a comunicação deixou de ser unilateral e passou a ser bilateral, ou seja, ele não é passivo, mas sim quer tirar suas dúvidas, fazer críticas, dar sugestões, participar.

No caso das rede sociais, o Brasil é um dos países onde as pessoas estão mais presentes nas redes sociais. Existe uma diversidade de plataformas, a depender de seu objetivo. 

É possível ter uma abordagem diária e informal através do instagram e/ou utilizar uma plataforma profissional, como é o caso do Linkedin. A prática ideal em todas elas é buscar o engajamento e interação com seu público.

Alimente e atualize suas redes sempre que possível, faça lives, poste fotos e vídeos, interaja e responda sempre.
O ideal é que um profissional de comunicação fique responsável pelas redes sociais.
Mas elas não são as únicas opções, é aconselhável registrar um domínio e criar um website para facilitar o acesso a informação sempre que seu público precisar.

Outra prática que pode gerar ótimos feedbacks são os formulários de pesquisa online. Sem nenhum custo e com alcance enorme.

O e-mail marketing está em alta, principalmente com as ferramentas automatizadas, que podem personalizar o envio dependendo do seu público alvo.

O caminho para a reeleição ou mesmo para alcançar postos mais altos de uma carreira política começa no primeiro dia de mandato. Explore seu marketing político e não deixe de fortalecer sua imagem dentro da internet.

Caso queira saber mais sobre, temos um ebook específico sobre divulgação política na web.

 

Relacionamento com a mídia

Faz parte da rotina de um político, como pessoa pública, lidar diariamente com veículos de comunicação, por isso é imprescindível estar preparado para falar com os canais tradicionais e os novos tipos de mídia.

A melhor maneira de se preparar para essas ocasiões é através do Media Training, ou seja, capacitação de profissionais, para relacionamento com a imprensa, em entrevistas, eventos e encontros de relacionamento.

Como alternativa para buscar um bom relacionamento com a mídia, fortalecimento da imagem e preparação para entrevistas, muitos políticos procuram nosso curso online de Media training para políticos.


Gerencie crises

Não tem jeito, quanto mais a imagem de um político está presente (seja off ou online), mais exposto ele estará a crises. O que diferencia uma crise da outra é a maneira como se lida com ela.

Por mais idônea e honesta que seja uma pessoa, vivemos em tempos de fake news, onde qualquer um pode ser vítima desse fenômeno da comunicação que vem crescendo nos últimos anos.

gerenciamento de crises para políticos exige, antes de mais nada, se preparar, afinal a qualquer momento isso pode acontecer uma por diversos motivos.

Uma vez protagonizando uma crise, é hora de monitorar de perto o que está acontecendo, é preciso ter noção como e quanto isso pode impactar na imagem.

Somente depois de monitorar com muito cuidado, para entender a dimensão da crise, é que se pode tomar uma atitude e agir assertivamente para minimizar ou até mesmo reverter a situação negativa.

Estudar o que aconteceu é o último passo desse ciclo. Procure entender qual motivo gerou a crise, como os profissionais a sua volta lidaram com ela. Esse feedback será útil para enfrentar crises futuras.

Após vencer uma crise, jamais volte ao assunto, isso pode reacender a polêmica gerando interpretações por um longo tempo.


Gestão política

Nenhum dos tópicos anteriores vão ter efetividade se não houver uma gestão de qualidade. A corrida eleitoral e o mandato exigem do político e seus colaboradores o acúmulo de diversas tarefas e funções.

Se você venceu as últimas eleições é indicado a utilização de ferramentas de gestão de campanha e mandato para otimizar as ações de um gabinete.

7 Ferramentas de gestão política para você usar agora

Para se ter ideia, separamos algumas das funções que um software de gerenciamento político desempenha e como ele pode ajudar no dia a dia de um gabinete e campanha eleitoral.

- Monitorar as solicitações e atendimento da população;
- Controlar cada etapa de proposições;
- Segmentar seu público e mobilizadores;
- Criar mensagens personalizadas;
- Configurar disparos automáticos de aniversário e resposta de atendimento;
- Website Integrado.

Cumprir todas essas obrigações manualmente é um desperdício de tempo, dinheiro e energia que poderiam ser alocados em outras ações a fim de alcançar um melhor desempenho. Por isso, considere a utilização de um sistema de gerenciamento. Ainda tem dúvidas de como essa ferramenta poderá ser útil em seu mandato? Vamos disponibilizar para você uma demonstração gratuita do sistema NeritPolítica. É só acessar esse link!

Boa sorte em seu mandato e até a próxima!

Post escrito originalmente dia 09/01/2019 e atualizado dia 19/02/2021.

O que os políticos mais populares do Facebook fazem?

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit