Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas por um candidato em período eleitoral, trabalhando para conquistar sua cadeira em um cargo eletivo. Porém, vencer as eleições é apenas o primeiro passo para uma carreira política.
Uma vez eleito, é hora de colocar os planos em prática. É hora de agir e se destacar! Indicamos esse conteúdo a você que venceu as últimas eleições e aos profissionais que trabalham no gabinete e necessitam saber por onde começar.
Crie uma equipe com profissionais qualificados
A política é uma atividade coletiva, sozinho não se alcança nada.
Deve-se garantir que os profissionais ao seu lado sejam qualificados para as funções que são responsáveis. Todos colaboradores independente da posição hierárquica, fazem parte da imagem do político que representam.
A gestão do gabinete parlamentar está diretamente ligada à equipe que trabalha ali. Por isso é indicado a escolha de profissionais com conhecimento nas áreas a qual vão atuar. Além disso, as mudanças técnicas e sociais exigem sempre busca por capacitação e atualização. Uma alternativa é fornecer aos colaboradores, cursos e treinamentos específicos para cada função.
Confira alguns conteúdos abaixo que podem lhe ajudar:
[Infográfico] Assessor de gabinete: 3 dicas para facilitar sua rotina!
5 coisas que todo chefe de gabinete precisa saber
Identifique as demandas
É impossível agir sem determinar antes quais são os problemas a serem resolvidos.
Sua base eleitoral espera o cumprimento dos projetos e propostas do período eleitoral. Sendo assim, ao consultar as demandas leve em consideração a opinião da população.
Pesquisas são suas aliadas e funcionam como termômetro da satisfação da população (seus possíveis eleitores), e podem ser feitas de forma presencial ou pela internet através de formulários.
Networking Político
Como dito anteriormente, a política é uma atividade coletiva, por isso o networking não poderia ficar de fora.
Primeiramente é importante lembrar que networking não se trata de conhecer pessoas e fazer contatos aleatórios. Fazer uma boa rede de contatos tem muito mais a ver com a qualidade dessas conexões.
Aproveite todas as oportunidades de fazer contatos qualificados, seja com a base eleitoral, ONG's, empresas, profissionais e, claro, outros políticos. Nesse último caso lembre-se que vão existir outros colegas com pautas semelhantes.
Abordamos esse tema com mais profundidade em nosso texto sobre Networking para Políticos.
Presença online
O comportamento do consumidor (neste caso o eleitor), mudou muito a partir da internet, a comunicação deixou de ser unilateral e passou a ser bilateral, ou seja, ele não é passivo, mas sim quer tirar suas dúvidas, fazer críticas, dar sugestões, participar.
No caso das rede sociais, o Brasil é um dos países onde as pessoas estão mais presentes nas redes sociais. Existe uma diversidade de plataformas, a depender de seu objetivo.
É possível ter uma abordagem diária e informal através do instagram e/ou utilizar uma plataforma profissional, como é o caso do Linkedin. A prática ideal em todas elas é buscar o engajamento e interação com seu público.
Alimente e atualize suas redes sempre que possível, faça lives, poste fotos e vídeos, interaja e responda sempre.
O ideal é que um profissional de comunicação fique responsável pelas redes sociais.
Mas elas não são as únicas opções, é aconselhável registrar um domínio e criar um website para facilitar o acesso a informação sempre que seu público precisar.
Outra prática que pode gerar ótimos feedbacks são os formulários de pesquisa online. Sem nenhum custo e com alcance enorme.
O e-mail marketing está em alta, principalmente com as ferramentas automatizadas, que podem personalizar o envio dependendo do seu público alvo.
O caminho para a reeleição ou mesmo para alcançar postos mais altos de uma carreira política começa no primeiro dia de mandato. Explore seu marketing político e não deixe de fortalecer sua imagem dentro da internet.
Caso queira saber mais sobre, temos um ebook específico sobre divulgação política na web.
Relacionamento com a mídia
Faz parte da rotina de um político, como pessoa pública, lidar diariamente com veículos de comunicação, por isso é imprescindível estar preparado para falar com os canais tradicionais e os novos tipos de mídia.
A melhor maneira de se preparar para essas ocasiões é através do Media Training, ou seja, capacitação de profissionais, para relacionamento com a imprensa, em entrevistas, eventos e encontros de relacionamento.
Como alternativa para buscar um bom relacionamento com a mídia, fortalecimento da imagem e preparação para entrevistas, muitos políticos procuram nosso curso online de Media training para políticos.
Gerencie crises
Não tem jeito, quanto mais a imagem de um político está presente (seja off ou online), mais exposto ele estará a crises. O que diferencia uma crise da outra é a maneira como se lida com ela.
Por mais idônea e honesta que seja uma pessoa, vivemos em tempos de fake news, onde qualquer um pode ser vítima desse fenômeno da comunicação que vem crescendo nos últimos anos.
O gerenciamento de crises para políticos exige, antes de mais nada, se preparar, afinal a qualquer momento isso pode acontecer uma por diversos motivos.
Uma vez protagonizando uma crise, é hora de monitorar de perto o que está acontecendo, é preciso ter noção como e quanto isso pode impactar na imagem.
Somente depois de monitorar com muito cuidado, para entender a dimensão da crise, é que se pode tomar uma atitude e agir assertivamente para minimizar ou até mesmo reverter a situação negativa.
Estudar o que aconteceu é o último passo desse ciclo. Procure entender qual motivo gerou a crise, como os profissionais a sua volta lidaram com ela. Esse feedback será útil para enfrentar crises futuras.
Após vencer uma crise, jamais volte ao assunto, isso pode reacender a polêmica gerando interpretações por um longo tempo.
Gestão política
Nenhum dos tópicos anteriores vão ter efetividade se não houver uma gestão de qualidade. A corrida eleitoral e o mandato exigem do político e seus colaboradores o acúmulo de diversas tarefas e funções.
Se você venceu as últimas eleições é indicado a utilização de ferramentas de gestão de campanha e mandato para otimizar as ações de um gabinete.
7 Ferramentas de gestão política para você usar agora
Para se ter ideia, separamos algumas das funções que um software de gerenciamento político desempenha e como ele pode ajudar no dia a dia de um gabinete e campanha eleitoral.
- Monitorar as solicitações e atendimento da população;
- Controlar cada etapa de proposições;
- Segmentar seu público e mobilizadores;
- Criar mensagens personalizadas;
- Configurar disparos automáticos de aniversário e resposta de atendimento;
- Website Integrado.
Cumprir todas essas obrigações manualmente é um desperdício de tempo, dinheiro e energia que poderiam ser alocados em outras ações a fim de alcançar um melhor desempenho. Por isso, considere a utilização de um sistema de gerenciamento. Ainda tem dúvidas de como essa ferramenta poderá ser útil em seu mandato? Vamos disponibilizar para você uma demonstração gratuita do sistema NeritPolítica. É só acessar esse link!
Boa sorte em seu mandato e até a próxima!
Post escrito originalmente dia 09/01/2019 e atualizado dia 19/02/2021.
Equipe Nerit
Deixe seu Comentário