Gestão de gabinete parlamentar: Como se organizar com eficiência?

por Equipe Nerit - 10/12/2018 ⇠ Veja outros Posts

Elaborar leis, fiscalizar e controlar ações do poder executivo. Seja vereador, deputado ou senador, as funções de um parlamentar exigem compromisso, ética, transparência e claro, muito trabalho. Não bastasse a responsabilidade que é ter um cargo deste, o parlamentar ainda deve se preocupar com a eficiência de sua gestão de gabinete parlamentar.


Reunimos informações sobre a estrutura, principais funções e profissionais, para melhorar a gestão de gabinete e ter mais eficiência em seu mandato.


Funções e tarefas desempenhadas em um gabinete parlamentar

O gabinete é uma estrutura que reúne diversas funções, dentre elas:

- Organizar e dar suporte às atividades do parlamentar;

- Receber a demanda e possibilitar o contato com a base eleitoral e a população em geral;

- Articulação com outros políticos, lideranças e partidos;

- Elaborar projetos de lei;

- Atender Prefeitos, Vereadores e/ou outras autoridades e ao público em geral;

- Auxiliar nas tomadas de decisão.

Profissionais

A composição das equipes que realizam as atividades legislativas de um gabinete parlamentar podem variar de acordo com a necessidade, e do tipo de parlamentar (vereador, deputado ou senador).


Chefe de Gabinete:

Responsável por coordenar as atividades de toda a equipe do gabinete (Assessores, assistentes e auxiliares), manter a ordem nos mais diversos processos, além de estabelecer uma ponte entre seu superior e seus subordinados.

Saiba 5 coisas que todo chefe de gabinete precisa saber.

 

Assessor parlamentar:

Auxilia o parlamentar nas matérias legislativas de seu interesse, podendo elaborar minutas e assessorar o parlamentar em reuniões. Devido ao caráter técnico da função, sugere-se que seja um profissional de nível superior. A NeritPolítica criou um infográfico com 3 dicas para facilitar a rotina de um assessor de gabinete.

 

Assistente Parlamentar:

Atua principalmente nos assuntos administrativos do gabinete, inclusive controle de cotas/verbas parlamentares e acompanhamento de processos e projetos de interesse do parlamentar. Deve, preferencialmente, possuir formação de nível superior.


Auxiliar Parlamentar:

Responsável pelo trâmite de assuntos administrativos mais básicos, como serviços de correio, atendimento telefônico, serviços de mensageiro. Sugere-se que tenha terminado ou esteja cursando o ensino médio.


Desafios da gestão

Os desafios em uma gestão de gabinete são diferentes a depender do parlamentar, equipe, estrutura, ou qualquer outro elemento que componha o espaço. Entre os problemas mais comuns encontrados podemos destacar:

- Falta de autonomia do chefe de gabinete;
- Pouco tempo disponível do parlamentar para a sua equipe;
- Baixa motivação por parte de alguns funcionários da equipe;
- Mão de obra desqualificada de alguns funcionários;
- Muita informalidade e pouco profissionalismo no ambiente de trabalho.


Grande parte dos problemas se dão por funcionários que não tem o perfil ideal para executar as tarefas demandadas. Por isso, não adianta apenas ter metas e objetivos definidos, se sua equipe não está preparada e principalmente comprometida em alcançá-los.


4 boas práticas para gestão de gabinete

 

Colaboradores qualificados

É impossível alcançar qualquer objetivo sem uma equipe. São essas pessoas que darão todo o suporte durante o mandato.

É comum que políticos façam a contratação de seus funcionários por indicação, muitas vezes sem levar em conta se a área de atuação da pessoa é apropriada para as funções.

Escolha profissionais com conhecimento na área que vão atuar. Além disso, é necessário atualizar e capacitar os funcionários através de cursos e treinamentos específicos para a função.

Muitos parlamentares estão buscando mais efetividade nas tarefas desempenhadas dentro e fora do gabinete. Para isso, decidiram contratar seus assessores através de processos seletivos, que levam em consideração, entre outros fatores, currículo, área de formação, entrevista presencial e por vídeos.



Parlamentar deve estar próximo a sua equipe

Apesar de toda responsabilidade e demanda de tempo que um cargo parlamentar exige, é extremamente necessário ganhar a confiança de todos que estão ao seu redor. Vai ser bem difícil fazer isso sem ter proximidade com sua equipe.

Se possível, faça o contato face a face. Mas não estamos aqui falando especificamente de proximidade física. Telefone, e-mails, redes sociais, aplicativos de mensagem, são ferramentas incríveis para abertura de um canal de diálogo com seus colaboradores.

Outra vantagem é que quanto mais próximo da sua equipe, mais bem informado o parlamentar vai ficar sobre as ações do gabinete.

 

Responda a população

Todas as atividades, desafios, estratégias e trabalho de um parlamentar devem ser feitas com foco na sociedade. Por esse motivo que uma das práticas mais importantes é a transparência. Sempre se deve responder às demandas que a população envia ao gabinete.

Utilize canais de contato direto com a população, a internet te possibilita levar sua mensagem a inúmeros lugares e pessoas com baixo ou nenhum custo, além de usar esses meios para promover a imagem como um político ativo.

 

Utilize uma ferramenta de gestão

Tanto o parlamentar quanto o chefe de gabinete, lidam com inúmeras atividades e demandas no dia a dia, muitas vezes o momento político pede que demande tempo e energia em atividades que sequer estavam planejadas anteriormente. Isso pode causar uma confusão e atrapalhar no cumprimento de tarefas e gerenciamento de informações pertinentes ao mandato.

Para sanar os possíveis problemas e ter um mandato de impacto, existe uma ferramenta específica para gestão de gabinete, onde é possível concentrar as informações de gabinete como:

Monitorar as solicitações e atendimento;
Controle cada etapa de proposições;
Segmenta cada público;
Criar mensagens personalizadas e de forma segmentada;
Configurar disparos automáticos de aniversário;
Responder atendimento;
Estatísticas completas de engajamento, entre outros.


Adaptado tanto para gabinete de vereadores, quanto para os gabinetes presentes na câmara dos deputados e senado federal.


Lembramos que as atividades e funções, profissionais, estratégias entre outros fatores apresentados, podem variar de acordo com cada perfil de mandato e como o parlamentar ou chefe de gabinete decide gerir sua estrutura.

É preciso entender as deficiências e qualidades tanto do próprio parlamentar quanto de sua equipe, adequar sua gestão a realidade do mandato.

Essas informações foram importantes para você?
Encontre mais conteúdos como esse, acessando outros posts em nosso blog.

Tem alguma dica a mais, uma dúvida ou observação a fazer? Deixe seu comentário para que a gente possa conversar. Estamos prontos para ajudar você!

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

(31)9 9202-9450
Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit