Realizar uma campanha política é uma tarefa complexa e que exige muito esforço. São várias as ações que o candidato e sua equipe devem executar, tais como participar de reuniões e eventos, construir um banco de dados de eleitores, desenvolver estratégias de marketing digital, cuidar das finanças, entre muitas outras.
Dessa forma, se o planejamento não for muito bem realizado e se não houver uma gestão altamente eficiente de todo o trabalho, é bem possível que os resultados alcançados não sejam aqueles esperados. E nenhum candidato quer ver todo seu esforço investido sendo desperdiçado, não é mesmo?
Por isso, uma boa forma de garantir o sucesso nas eleições é contar com um sistema específico de gestão, que permita automatizar a campanha política. Neste post, então, vamos te mostrar 5 vantagens de fazer isso, explicando as funcionalidades mais práticas que você pode aproveitar. Vamos lá?
O que significa automatização e como aplicar à política?
É possível encontrar alguns sentidos diferentes para a palavra automatizar, mas o significado mais aplicável a nossa realidade pode ser definido como:
“prover de máquinas ou de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para agilização e otimização da produção, dos serviços etc”.
O cotidiano de um parlamentar e sua equipe é complexo e carregado de atividades, como contato com eleitores, atendimento a população, agenda da equipe, gestão de recursos, entre outros. Boa parte dessas tarefas podem ser otimizadas a fim de ganhar tempo para outras demandas, evitar falhas, metrificar resultados e por que não, economizar dinheiro.
Como você pode automatizar a campanha política?
Antes de listar as vantagens de automatizar a campanha política, é necessário entender como isso pode ser feito, verdade? Então, comecemos do começo! Vejamos algumas formas de automatizar tarefas utilizando um sistema de gestão online.
Cadastro de eleitores
A criação do banco de dados de contatos, como já falamos várias vezes aqui no blog, é uma das ações mais importantes para quem quer ganhar as eleições. Como já apontamos neste post com um passo a passo de cadastro de eleitores, são várias as vantagens de ter um registro desses dados.
No caso da campanha, por exemplo, você pode saber quem são os seus potenciais eleitores e traçar estratégias específicas para eles. Se a maioria dos contatos da sua base são servidores públicos, por exemplo, é indispensável elaborar propostas voltadas para esse público.
Além disso, você pode saber onde estão localizadas essas pessoas, sabendo em qual região é preciso atuar mais, realizando eventos, reunindo-se com os cidadãos e traçando estratégias para conquistar esses indivíduos.
Após ter o banco de dados de contatos, você consegue enviar campanhas de e-mail marketing e SMS segmentadas e personalizadas, atingindo seu público de uma maneira única e especial.
Em alguns casos, esse trabalho de alimentação da base de dados deve ser realizado manualmente. Porém, existem formas de automatizar esse processo. Um bom exemplo é o caso da integração do seu website ao sistema de gestão.
Você pode incluir, na sua página, um formulário de contato, para que os cidadãos enviem solicitações, críticas e elogios, além de uma opção para assinatura de newsletter, por exemplo. Assim, toda vez que um internauta preencher seus dados no site, essas informações serão importadas de forma automática no seu banco de dados.
Ou seja, os próprios eleitores farão o trabalho de preencher seus dados, e serão cadastrados imediatamente no sistema, sem que você gaste nenhum esforço para fazer isso!
E-mail marketing e SMS
Uma das maneiras mais interessantes de automatizar a campanha política é realizando disparos de e-mail marketing e SMS, utilizando uma plataforma virtual. Ao fazer isso, você pode, primeiramente, contar com filtros para segmentar suas mensagens em poucos segundos.
Ou seja, se você quer enviar um email com a divulgação de uma proposta específica para um bairro X, é interessante que você inclua como destinatários as pessoas da sua base de dados que moram nessa região. Para isso, você não precisa gastar tempo procurando cada um desses contatos e selecionando-os individualmente. Basta escolher a etiqueta (tag) referente a esse bairro, e todas as pessoas que moram nele serão incluídas como destinatários em instantes.
Além disso, você pode programar o disparo de emails automáticos, por exemplo, em datas de aniversário. Assim, toda vez que uma pessoa da base fizer aniversário, o próprio software enviará uma mensagem, sem que você ou sua equipe tenham que se preocupar com isso.
Você pode conferir mais em nosso post sobre Estratégias de envio de SMS para o eleitor.
Agenda
Já pensou ter que agendar uma reunião com sua equipe e sair perguntando para cada um qual é a sua disponibilidade no dia e horário em questão? Quanto tempo seria gasto com isso?
Com uma agenda online e integrada, o próprio sistema te mostra se todos os participantes estão disponíveis nesse período.
Além disso, não é preciso ficar abrindo a agenda e vendo quais são os compromissos: a própria ferramenta envia lembretes à medida que os eventos se aproximam, gerando uma grande economia de tempo.
Quais são as 5 vantagens de automatizar a campanha política?
Agora que já contamos como é possível automatizar algumas ações fundamentais da campanha política, vamos ver quais são as vantagens de fazer isso!
1. Ganhar mais tempo para focar em ações cruciais
Ao automatizar a campanha política, você pode economizar minutos, horas, dias e até mesmo semanas. Imagine todo o tempo que você gastaria, por exemplo, para enviar e-mails em datas comemorativas, um por um?
Ao economizar tempo, você pode focar em ações cruciais, que realmente exigem pensamento estratégico, como pesquisas com a população, elaboração de propostas, organização de eventos, entre muitas outras.
2. Economizar dinheiro com mão de obra da equipe
Se você fosse ter que pagar as horas de um colaborador para relacionar os destinatários de um e-mail individualmente, verificar com a equipe sua disponibilidade de horários para reuniões e cadastrar eleitores em um banco de dados manualmente, quantas horas seriam gastas?
E essas horas, como seriam pagas? Ao automatizar a campanha política, você não economiza só tempo, mas principalmente dinheiro!
3. Evitar falhas que poderiam ser cometidas por assessores
Os assessores são humanos e, como tal, são passíveis de erros. Os softwares, por outro lado, possuem uma chance muito menor de apresentar falhas, pois são cuidadosamente programados para seguir padrões pré-definidos.
Além disso, ao ter um sistema de gestão política, você conta com uma equipe de suporte pronta para oferecer soluções para qualquer problema ou necessidade, o que garante uma maior confiabilidade das suas ações.
4. Aumentar sua presença perante o público
Ao programar um sistema de gestão para realizar disparos de e-mail e SMS automáticos você garante um contato muito maior com o seu público, em horários que talvez você nem estaria disponível para interagir com ele.
Sem nenhum esforço, você se torna muito mais presente no dia a dia dos seus potenciais eleitores, criando uma relação de confiança com eles e fortalecendo a sua imagem perante os cidadãos.
5. Medir os resultados de forma prática e confiável
Ao contar com um sistema de gestão, você pode também automatizar uma outra ação importantíssima: a geração de relatórios e gráficos. Assim, em poucos segundos é possível medir os resultados de forma prática e confiável, traçando estratégias para melhorar os resultados e atingir o objetivo final: ser eleito!
Confira agora nosso infográfico sobre as 5 vantagens de automatizar a campanha política:
Qual sistema utilizar para automatizar a campanha política?
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Até a próxima!
Ana Codeglia
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