Gestor político: por que você não pode viver sem um?

por Equipe Nerit - 25/01/2022 ⇠ Veja outros Posts

Se você é um político, independentemente de estar em período de campanha ou de mandato, já deve ter percebido como é difícil administrar todo o trabalho que precisa ser realizado.

No caso de você ainda não utilizar um gestor político, é bem possível que seus dados estejam desorganizados e espalhados em diferentes lugares, resultando em um trabalho pouco produtivo, cujos resultados não podem ser facilmente medidos.

Como são várias as ações desempenhadas por sua equipe, é preciso que todas as informações estejam concentradas e organizadas em um único lugar. Caso contrário, tudo pode virar uma caótica bagunça!

Neste texto, vamos te mostrar como um gestor político pode contribuir com a sua gestão. Para cada funcionalidade, mostraremos sua importância em contexto de campanha e também de mandato. Confira:

Painel de eleitorado

Uma das funcionalidades mais importantes para o político e sua equipe é o painel de eleitorado, também conhecido como banco de dados ou base de contatos. 

Vantagens para quem está em campanha

Para quem está em campanha, as duas principais vantagens de ter um painel de eleitorado são as seguintes:

1. Saber quem são os seus potenciais eleitores e traçar estratégias específicas para eles.

Ao possuir uma relação rica e organizada com as informações de seus eleitores e potenciais eleitores, você pode, primeiramente, elaborar propostas e ações que estejam direcionadas a esse público, considerandos seus anseios e necessidades.

Como já falamos neste post sobre marketing eleitoral, um dos maiores erros que fazem um candidato perder as eleições é basear suas propostas e, consequentemente, seu marketing eleitoral, no 'achismo'. Ou seja, o político e sua equipe pensam que já sabem quais são os anseios da população e baseiam suas propostas nisso.

Assim, muitas vezes eles perdem a oportunidade de abordar elementos chave que poderiam cativar o público-alvo e estabelecer um diferencial em relação a seus oponentes, deixando passar uma oportunidade de ouro para se destacar e vencer as eleições.

Em outras palavras, se uma parcela significativa dos cidadãos cadastrados em seu gestor político são trabalhadores autônomos, por exemplo, uma ação indispensável é que você bole propostas e estratégias específicas para esse público.

Outro exemplo é a região onde moram seus contatos. Se a maioria deles está concentrada em um bairro específico, que tal pensar em ações direcionadas a esse lugar? Ter em mente os interesses dos eleitores é o primeiro passo para conseguir conquistar sua confiança.

2. Realizar campanhas de marketing segmentadas, utilizando filtros relacionados a gênero, profissão, idade, região, entre outros.

Após considerar seu público-alvo no momento de traçar propostas e estratégias, chega a hora de comunicar essas ações às pessoas certas. Personalizar sua comunicação e demonstrar ao eleitor que você está pensando nele é indispensável para conseguir seu voto.   

Voltando ao exemplo anterior, em que você bolou estratégias específicas para um bairro da cidade, você pode enviar mensagens de texto ou e-mails às pessoas que moram ali, contando ao destinatário tudo o que você tem em mente para que sua qualidade de vida melhore.

Vantagens para quem está em mandato

Para quem está em mandato, as duas principais vantagens de ter um painel de eleitorado são as seguintes:

1. Manter um histórico de solicitações dos cidadãos e fornecer feedback.

Um dos maiores desafios para os políticos eleitos é dar feedback à população. Se você não conta com um bom software, é possível que as demandas dos cidadãos fiquem perdidas em diferentes planilhas ou até mesmo em pastas físicas.

Além disso, um problema bastante comum é não conseguir agrupar as demandas semelhantes, por falta de organização ou por excesso de solicitações. Isso acaba gerando um gasto excessivo de tempo com pedidos que poderiam ser solucionados simultaneamente.

Assim, o ideal é cadastrar tudo em um sistema online e criar etiquetas que permitam agrupar demandas semelhantes, solucionando diversas solicitações de uma só vez. Da mesma forma, o retorno à população fica muito mais fácil, pois é possível enviar e-mails com o devido feedback, de forma rápida e segmentada.

2. Ter acesso a um registro de interações com cada pessoa cadastrada.

Outro ponto relevante é que, com um banco de dados, você pode manter um histórico das interações com os seus contatos: quais foram suas demandas? Quais solicitações foram atendidas e quais não foram? A pessoa recebeu o feedback necessário?

Esse controle permite uma maior organização no gabinete, além de contribuir para a construção de um relacionamento sólido com o cidadão, fortalecendo a confiabilidade e a imagem do político.

Como um gestor político pode te ajudar?

Em nosso e-book sobre construção de banco de dados de eleitores, mostramos algumas vantagens de contar com um gestor político para criar e organizar sua base de dados. Vamos retomar algumas delas aqui. E se quiser saber tudo sobre o assunto, é só fazer o download do nosso material gratuitamente!

  • As informações ficam centralizadas em um único lugar
  • Diversos membros da equipe podem alimentar os dados simultaneamente
  • Os dados são padronizados e acessados de forma fácil e rápida
  • É possível filtrar os contatos por gênero, idade, profissão, região, entre muitos outros
  • Todos os dados estão seguros, através de backups criptografados disponíveis no servidor
  • É possível fornecer diferentes níveis de permissão para cada assessor
  • Os dados só podem ser acessados através de login e senha
  • O software pode ser integrado ao website do político. Assim, os dados cadastrados pelos usuários são importados automaticamente para o sistema
  • É possível disparar e-mails e SMS marketing de dentro do sistema para contatos específicos da base de dados, através de filtros
  • Pode ser mantido um histórico de relacionamento com cada contato

Mapa

mapa

A partir da criação de seu painel de eleitorado, que abordamos no item anterior, você pode usufruir de outra vantagem: a visualização de seus eleitores e potenciais eleitores em um mapa interativo. Além disso, você ainda pode ver onde estão localizados os seus mobilizadores.

Vantagens para quem está em campanha

Ao utilizar um mapa interativo, você consegue visualizar onde moram os contatos cadastrados na sua base de dados. Ou seja, é possível tomar conhecimento da localização de seus potenciais eleitores e traçar estratégias assertivas para alcançar o público específico de cada região.

Vantagens para quem está em mandato

Para quem está em mandato, a principal vantagem do mapa é que ele pode ser muito útil para identificar em quais regiões estão localizadas as demandas e quais áreas precisam de uma atenção maior por parte do político, a fim de fortalecer sua relação com a população.

Como funciona?

A visão georreferencial ocorre a partir das tags (etiquetas) cadastradas no sistema, isto é, da segmentação que é realizada a partir das características de cada pessoa.

Suponhamos, então, que ao fazer o registro de seus contatos no Painel de Eleitorado você crie uma etiqueta para identificar suas lideranças.

Depois, ao visualizar o mapa, você pode aplicar um filtro que te mostre a localização dessas pessoas específicas em cada região, o que pode ser muito útil para a tomada de diversas decisões, tanto na campanha quanto no mandato.

Essas tags são criadas por você de acordo com suas necessidades, e pode funcionar para qualquer segmento (lideranças, empresários, professores, servidores públicos, estudantes, etc).

Marketing (e-mail e SMS)

Marketing (e-mail e SMS)

Após cadastrar sua base de dados, é possível enviar e-mails e SMS (mensagens de texto) aos contatos registrados.

Esses disparos podem ser realizados para todas as pessoas, ou podem ser segmentados a partir de filtros de acordo com as tags (etiquetas) utilizadas no seu banco de dados.

Dessa forma, se você deseja divulgar uma ação específica para professores da rede estadual, por exemplo, é possível direcionar a sua mensagem somente a esse público, deixando o conteúdo altamente personalizado e atingindo os destinatários de maneira muito mais assertiva!

Vantagens para quem está em campanha

Para quem está em campanha, enviar e-mails e SMS pode ser bastante útil para o seu marketing eleitoral, já que se trata de um meio eficiente de atingir um grande número de pessoas em poucos minutos, além de ser financeiramente acessível.  

Hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros possuem acesso à internet e a aparelhos celulares, usando a tecnologia com frequência, o que converte o meio digital em um ambiente muito fértil para desenvolver estratégias de marketing assertivas.

Além disso, utilizando o e-mail marketing ou SMS é possível enviar mensagens personalizadas aos usuários, pois trata-se de uma ferramenta de marketing direto (ou seja, que é direcionado a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável).

Vantagens para quem está em mandato

Para quem está em mandato, o envio de SMS e e-mail marketing pode ser uma excelente forma de fortalecer a relação com a população, com o envio personalizado de mensagens de aniversário, pesquisas de satisfação e boletins informativos sobre as ações que estão sendo realizadas.

Isso tudo sem contar a possibilidade de enviar feedbacks, como já falamos acima.

Como um gestor político pode te ajudar?

Uma das grandes vantagens de usar um gestor político é que você pode enviar um único e-mail ou SMS para diversas pessoas de forma rápida e eficiente, podendo ainda segmentar os contatos e direcionar suas mensagens a um público específico.

Além disso, o sistema pode informar quantas pessoas receberam o e-mail, quantas visualizaram o conteúdo e quantas clicaram em algum link disponível. Assim, é possível medir os resultados de suas ações e procurar melhorias sempre que for necessário.

Metas e relatórios

Uma das mais importantes ações para o sucesso de qualquer trabalho é o monitoramento das atividades, que permite a avaliação do que está dando certo e também do que precisa melhorar. De nada adianta ter uma equipe esforçada se, após a conclusão das tarefas, ninguém sabe se os resultados foram positivos ou negativos.

Vantagens para quem está em campanha

Para quem está em campanha, uma das principais vantagens é poder gerar relatórios de marketing, verificando os resultados dos disparos de e-mail, por exemplo. Quantas pessoas receberam seu correio eletrônico? Quantas abriram a mensagem? Quantas clicaram em algum link?

A partir dessas informações, é possível traçar estratégias para melhorar os resultados e para se aproximar cada vez mais da população, angariando eleitores e conseguindo mais votos.

Vantagens para quem está em mandato

Para quem está em mandato, uma das principais vantagens é poder gerar relatórios de acompanhamento da equipe, além de gráficos relacionados às demandas da população e ao controle de emendas.

Como um gestor político pode te ajudar?

Além de gerar os relatórios que citamos acima, uma atividade bastante interessante que você pode colocar em prática utilizando um gestor político é o cadastro de metas. De forma fácil e rápida, você estabelece objetivos para períodos específicos e pode acompanhar se essas metas estão sendo ou não alcançadas, com gráficos gerados instantaneamente!   

Agenda online

Com uma agenda online, você consegue cadastrar todos seus compromissos e ter uma rotina muito mais organizada.

Vantagens para quem está em campanha ou em mandato

Como já falamos em nosso post sobre 5 coisas que todo chefe de gabinete precisa saber, as agendas físicas estão ultrapassadas, pois além de acumularem papel à toa, geram muito lixo. Ter uma agenda online, com possibilidade de acesso em qualquer horário e local e que possa ser compartilhada com os membros do gabinete escolhidos, é o ideal.

Com esse tipo de ferramenta, evitam-se duplicações de dados e agendamentos de compromissos simultâneos. Além disso, economiza-se tempo, por exemplo, com telefonemas que visem verificar a disponibilidade de cada membro da equipe em certas datas e horários. Com uma agenda online, é possível visualizar essa disponibilidade no próprio calendário, sem precisar perguntar a um por um se poderá comparecer.

Por último, uma agenda online permite automatizar os processos com o envio de lembretes automáticos e com a geração de relatórios. Assim, fica muito mais fácil controlar o tempo e focar nas tarefas mais urgentes e decisivas.

Como um gestor político pode te ajudar?

Uma grande vantagem de ter uma agenda integrada ao seu gestor político é que você consegue compartilhar as informações com os membros da campanha ou assessores do gabinete, mantendo a sua equipe sempre alinhada e bem informada sobre os mais diversos compromissos e obrigações.

E não precisa se preocupar, pois você pode dar permissão de acesso apenas aos usuários que desejar, garantindo a confidencialidade e segurança dos dados.

Além disso, o fato de a agenda ser online permite que as informações sejam acessadas de qualquer lugar, evitando alguns inconvenientes das agendas físicas como perda, roubo, ou até mesmo esquecimento.

Neste post, listamos algumas das razões pelas quais você não pode viver sem um gestor político. Mas, se você ainda está com dúvidas, que talbater um papo com um especialista da nossa equipe? Estamos prontos para ajudar você!

Post escrito originalmente dia 17/03/2017 e atualizado dia 25/01/2022.

Ebook: SMS para políticos guia completo

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit