O que faz um assessor de deputado?

por Ana Codeglia - 17/08/2022 ⇠ Veja outros Posts

O assessor de deputado é uma peça fundamental para o bom andamento de qualquer gabinete. Esse profissional é responsável por diversas atividades que garantem que o mandato do político eleito seja bem-sucedido e atenda de forma eficiente à população.

Apesar de que cada deputado pode definir diferentes atividades específicas para seus assessores, existem algumas tarefas que, na maioria dos casos, são de responsabilidade desse membro do gabinete.

Se você ainda não sabe quais ações um assessor de deputado executa, ou se você quer entender melhor como funciona o dia a dia desse profissional, este post é para você! Confira:

Entrar em contato com as lideranças

entrar em contato com as lideranças

Uma atividade fundamental realizada por um assessor de deputado é entrar em contato com as lideranças da região, como sindicalistas, empresários e líderes comunitários, a fim de verificar quais são as últimas novidades em suas áreas de concentração.

Esse contato tem como objetivo principal verificar quais são as demandas de grupos relevantes da população e dialogar com seus líderes, com o intuito de encontrar soluções e propor projetos para melhorar as situações de diferentes categorias da sociedade.

Realizar estudos e pesquisas

Ainda com um intuito semelhante ao do item anterior, uma das tarefas de um assessor de deputado é realizar pesquisas diversas que tenham como objetivo identificar as demandas dos cidadãos e constatar quais ações o político deve tomar para trazer benefícios à população.

Não necessariamente ele deve "botar a mão na massa", mas é sua responsabilidade definir quais são os dados necessários e quem irá colher essas informações. Em alguns casos, por exemplo, pode-se contar com voluntários para realizar pesquisas. Em outros, é possível optar por contratar uma agência especializada em estatísticas.

Saber quais são os dados demográficos da região de atuação, a visão que os cidadãos têm do político e as demandas das comunidades, bem como suas frustrações, é indispensável para que o gabinete possa direcionar o seu trabalho em função das solicitações dos cidadãos.

Cuidar da agenda do deputado

Cuidar da agenda do político é uma das ações mais importantes do assessor de deputado. Ele não deve apenas anotar quais são suas obrigações e organizar as datas e horários dos compromissos. Na verdade, ele deve, também, tomar a iniciativa de pensar quais obrigações o parlamentar deve cumprir, além de definir, junto a ele, quais serão suas prioridades.  

Representar o político em eventos

representar o político em eventos

É fato que a rotina de um deputado é carregada de inúmeros compromissos e obrigações. Com uma frequência significativa, o político precisa ficar fora do gabinete para participar de sessões na Câmara, além de realizar viagens e fazer visitas às comunidades.

Por isso, o assessor de deputado é, em muitos casos, o escolhido para representar o político em eventos importantes aos quais ele não possa comparecer, anotando as demandas da população e dando feedback aos cidadãos, por exemplo.  

Fazer a ponte entre a população e o político

Como já falamos, o político eleito possui inúmeros compromissos e nem sempre tem disponibilidade para estar em contato direto com a população. É nesse contexto que o assessor entra, escutando as reclamações dos cidadãos e comunicando suas demandas ao deputado, que, por sua vez, levará esses temas à Câmara.  

Esse contato pode ser realizado em diferentes situações e de diversas formas. Em alguns casos, a própria população vai ao gabinete para estabelecer o diálogo. Também há a possibilidade de o assessor se informar, como dito anteriormente, contatando as lideranças ou realizando pesquisas.

Auxiliar o político na elaboração de projetos de lei

Devido à ponte que o assessor de deputado estabelece entre a população e o político, ele é um dos profissionais mais indicados para auxiliar na elaboração de projetos de lei. O contato com os cidadãos contribui para que esse membro do gabinete tenha uma ampla noção das solicitações feitas pelas diferentes comunidades da região.

Isso permite que o deputado tenha uma visão concreta sobre o que precisa ser feito para atender às demandas do eleitorado, levando à Câmara questões que sejam, de fato, relevantes.

Divulgar as ações do gabinete nas redes sociais

Outra tarefa indispensável do assessor de deputado é divulgar as ações do gabinete nas redes sociais, como o Instagram e Facebook. Após todo o esforço realizado por ele para conectar a população ao político, é indispensável que os cidadãos tenham conhecimento sobre o andamento das suas demandas e solicitações.

Essa atividade contribui para fortalecer o relacionamento do deputado com os cidadãos, inclusive contribuindo para uma possível reeleição do político.

Além disso, o ambiente virtual é uma ótima fonte para entender quais são as reclamações das diferentes comunidades, bem como seus feedbacks positivos.

Sistema para assessor de deputado

Criar boletins informativos

Ainda no mesmo âmbito do item anterior, a criação de boletins informativos a serem entregues à população é indispensável para que os cidadãos estejam bem informados sobre as ações realizadas no gabinete. Muitas vezes, cabe ao assessor de deputado cuidar da elaboração desse material.

Controlar e organizar os documentos do gabinete

controlar e organizar os documentos do gabinete

Outra atividade que frequentemente é designada ao assessor de deputado é a gestão da documentação do gabinete. Um mandato é permeado por inúmeros arquivos de diferentes segmentos, e a organização de todos esses documentos é indispensável para que o trabalho da equipe seja realizado com eficiência.

Para que esse controle seja feito de maneira bem-sucedida, é altamente aconselhável que o gabinete conte com um software de gerenciamento político, que concentre em um único local os dados do eleitorado, as informações financeiras e a agenda da equipe, por exemplo.

Controlar os diferentes gastos do gabinete

controlar os diferentes gastos do gabinete

Os gatos de um gabinete devem ser controlados e, muitas vezes, cabe ao assessor de deputado realizar essa gestão. Despesas com telefonemas, envio de documentação por correio e fotocópias, por exemplo, devem ser regularmente lançados em um sistema de controle de custos para evitar que o orçamento extrapole.  

Cuidar das solicitações de viagens do político

Tomar conta de questões mais burocráticas, como solicitações de viagens do político, também pode fazer parte da rotina de um assessor de deputado. Esse trabalho pode incluir compras de passagens, reservas de hotéis e meios de transportes, bem como prestação de contas.

Esperamos que agora você tenha uma noção mais clara sobre as responsabilidades que um assessor de deputado possui. Se você gostou desa postagem, pode ser que se interesse também pelo nosso texto que fala sobre as atribuições do chefe de gabinete. Recomendamos a leitura! E, se quiser saber como um software de gestão política pode te ajudar em sua rotina, conte com a gente.  

Post escrito originalmente dia 20/03/2017 e atualizado dia 17/08/2022.

O que os políticos mais populares do Facebook fazem?

Ana Codeglia

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit