Aqui no blog, sempre trazemos dicas que têm como objetivo ajudar os candidatos a serem eleitos. Para que isso ocorra, é necessário colocar em prática diferentes ações e, é claro, trabalhar muito! Todo esse esforço, obviamente, deve estar voltado para uma meta específica: conseguir o maior número possível de eleitores.
Pensando nisso, decidimos reunir, em um único post, as melhores estratégias políticas para conseguir votos. Selecionamos e resumimos os conselhos mais importantes que já demos até hoje sobre o assunto, para que você e sua equipe possam começar a campanha de 2022 com o pé direito. Vamos lá?
Ouça o que a população tem a dizer
Como já falamos neste texto com 10 dicas para alavancar seu marketing eleitoral, um dos maiores erros que fazem um candidato perder as eleições é basear suas propostas e, consequentemente, seu marketing eleitoral, no "achismo". Ou seja, o político e sua equipe pensam que já sabem quais são os anseios da população e baseiam suas propostas nisso.
Assim, muitas vezes eles perdem a oportunidade de abordar elementos chave que poderiam cativar o público-alvo e estabelecer um diferencial entre o político e seus oponentes, deixando passar uma oportunidade de ouro para se destacar e vencer as eleições.
Portanto, uma das mais importantes estratégias políticas para conseguir votos é ouvir o que a população tem a dizer.
Antes de definir suas propostas e começar a divulgá-las, considere quais são os desejos, anseios e necessidades dos cidadãos. Ouça o que as pessoas têm a dizer e leve isso em consideração, pois só assim você cativará a confiança dos cidadãos e, é claro, seus votos!
Nesse tipo de pesquisa, é interessante descobrir o seguinte:
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Os assuntos que mais interessam aos eleitores da região.
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Os pontos positivos e negativos do governo atual.
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As ações do governo corrente que devem ser mantidas ou eliminadas.
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Temas que o candidato deve evitar abordar em suas campanhas.
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A visão que o público já possui em relação ao candidato.
Para realizar esse trabalho, você pode contar com uma equipe de voluntários, ou até mesmo contratar uma agência especializada no assunto.
Também é importante entrar em contato com as lideranças da região, como sindicalistas, empresários e líderes comunitários, a fim de verificar quais são as últimas novidades em suas áreas de atuação.
Esse contato tem como objetivo principal verificar quais são as demandas de grupos relevantes da população e dialogar com seus líderes, com o intuito de encontrar soluções e propor projetos para melhorar as situações de diferentes categorias da sociedade.
Outra ideia é identificar as manifestações, protestos e greves mais recentes realizadas na região, dando maior atenção àquelas com um número maior de integrantes e com ações mais solidificadas.
Após essa triagem, é preciso entender quais são as reivindicações desses grupos e pensar em formas de atender às suas demandas. Depois, é possível procurar os representantes e conversar com eles, buscando soluções em conjunto para seus problemas.
Faça networking
Neste texto sobre como se destacar em uma eleição de deputado, falamos sobre a importância do networking, e isso vale para qualquer outro cargo político também. Trata-se de uma das estratégias políticas para conseguir votos mais importantes.
Sim, o networking é mesmo importante! Isso porque as pessoas são o principal ingrediente para que um candidato vença uma eleição de deputado, ou qualquer outro tipo de disputa política. Esse contato não visa apenas à conquista de eleitores, mas também à aliança com líderes e com pessoas que podem trabalhar como voluntárias na campanha.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado! Ter uma rede de contatos valiosa vai muito além de adicionar algumas pessoas nas redes sociais ou trocar cartões de visitas. Um networking de qualidade é aquele em que os dois lados ganham. Ou seja, não se trata apenas de ser ajudado, mas principalmente de ajudar.
Por isso, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. De nada adianta um monte de pessoas saberem quem você é, se elas não sentirem que você vai contribuir de alguma forma para melhorar a vida delas, seja no âmbito social, profissional ou econômico.
Em resumo, não fale apenas de você. Ouça o que as pessoas têm a dizer, encontre formas de ajudá-las, mostre-se aberto para contribuir às suas causas. Faça um contato personalizado, trate cada indivíduo com atenção e busque maneiras de sempre ser útil.
E, se você não sabe como começar a fazer networking, aqui vão algumas ideias:
Redes sociais
Não só de redes sociais vive o networking, mas elas são importantes e têm sim o seu lugar! Os brasileiros estão cada vez mais no topo da lista de pessoas que mais utilizam esse tipo de ferramenta, o que garante uma ótima oportunidade para que o político se aproxime do seu eleitorado sem precisar investir muito para isso.
Por outro lado, vale lembrar que não é suficiente criar uma página e ficar apenas divulgando seu nome, seu número e pedindo votos. É preciso trazer conteúdo de qualidade para os internautas, mostrando de que forma você pode ajudá-los, e não o contrário. Você pode saber mais sobre o assunto em nosso post sobre como começar uma campanha política na internet.
Eventos, visitas e pesquisas
O universo virtual é uma excelente forma de entrar em contato com as pessoas e fazer networking. Mas, ainda assim, o contato pessoal é indispensável para estabelecer uma relação de confiança com o eleitorado.
Participar de eventos, fazer visitas às lideranças e aos cidadãos e realizar pesquisas com a população são algumas das formas para que que você dialogue com as pessoas e consiga entender suas demandas, explicar suas propostas e firmar alianças. Você pode ler mais sobre este assunto em nosso post sobre como ganhar uma eleição.
Peça votos do jeito certo
Uma das melhores estratégias políticas para conseguir votos é solicitar, de forma explícita, o apoio da população. No entanto, é preciso estar atento e fazer isso do jeito certo!
Como contamos em nosso post com 5 frases para pedir voto ao eleitor, não basta apenas solicitar a um cidadão que ele vote em você. Antes disso, é preciso conquistar sua confiança (você pode descobrir como fazer isso lendo o post na íntegra aqui).
Além disso, é preciso colocar o eleitor como um agente ativo da mudança, como alguém que contribuirá, de fato, para que suas propostas saiam do papel e possam trazer benefícios verdadeiros à população. O foco não é você ganhar, mas vocês conquistarem algo juntos! Veja os exemplos:
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"Posso contar com você para fazermos da nossa cidade um lugar muito melhor?"
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"Você topa encarar esta jornada comigo e me ajudar a fazer a diferença de verdade?"
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"Ao votar em mim, você poderá ajudar as pessoas que possuem as seguintes demandas: …"
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"O seu voto é apenas o primeiro passo para começarmos uma parceria que irá durar por todo o meu mandato!"
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"Qual das minhas propostas mais te interessou? Gostaria de pedir seu voto para que possamos correr atrás dela juntos."
Crie um bom slogan político
Um bom slogan político é uma das estratégias políticas para conseguir votos mais essenciais. Pense em qualquer parlamentar de sucesso que você conheça e verá que, em sua campanha, ele fez uso de uma frase bem impactante e marcante, não é verdade?
Num determinado post em nosso blog contamos como criar um bom slogan político. Você pode ler o texto na íntegra aqui, mas para te ajudar vamos resumir quais são os pontos mais importantes:
1. Crie algo que seja fácil de memorizar
- Evite palavras rebuscadas
- Fuja de sentenças grandes
- Faça uso de rimas
- Cogite utilizar o humor
2. Explicite suas promessas
3. Comova o eleitor
- Torne o eleitor um agente ativo da mudança, junto com você
- Explicite que você pensa nos seus eleitores
- Coloque-se na mesma categoria do eleitor
- Use uma linguagem informal e próxima do eleitor
- Utilize palavras motivadoras e agradáveis
- Peça votos de forma explícita
Personalize sua comunicação
Políticos que falam frases genéricas e se direcionam a todos os seus eleitores e potenciais eleitores da mesma forma já começam perdendo pontos. Se você quer um diferencial em relação aos seus concorrentes, é necessário personalizar a sua comunicação.
Com isso, seu eleitor sentirá que realmente você se importa com ele e depositará sua confiança em você. Uma forma de fazer isso é com o envio de emails e SMS, que são ferramentas de marketing direto (ou seja, direcionado a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável).
Isto é, com essas ferramentas você pode fazer um contato individual com o eleitor, enviando um conteúdo específico para ele e que tenha relação com os interesses dele, registrados em seu banco de dados (você pode entender mais sobre isso neste post sobre a importância de um gestor político).
Isso sem contar que, após enviar o conteúdo, você pode saber se o destinatário recebeu a mensagem, se a abriu ou se clicou em algum link, por exemplo.
Neste post, mostramos 5 estratégias políticas para conseguir votos. E, se você gostou do conteúdo, que tal ler o nosso guia completo sobre planejamento de campanha eleitoral? Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com nossa equipe de especialistas. Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!
Post escrito originalmente dia 03/09/2018 e atualizado dia 21/06/2022.
Larissa Maciel
Publicitária e especialista em marketing político.
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