Como pedir voto ao eleitor? 5 frases imperdíveis

por Ana Codeglia - 30/09/2020 ⇠ Veja outros Posts

Em uma campanha política, pedir voto ao eleitor é uma das coisas mais importantes e, ao mesmo tempo, mais complicadas. Ao solicitar que alguém lhe dê seu apoio, é preciso ter muito cuidado para não ser invasivo e acabar causando um efeito negativo, que possa prejudicar todo o trabalho realizado.

Então, se você já se perguntou 'como pedir voto ao eleitor?', estamos aqui para te ajudar. Neste post, reunimos 5 frases que você pode colocar em prática ao entrar em contato com os cidadãos para solicitar o seu apoio.

Mas, antes disso, é preciso ter algo muito claro em mente: não adianta você se aproximar de alguém que nunca ouviu falar das suas propostas e pedir um voto a essa pessoa. A chance de ela ignorar o seu pedido é muito alta!

Portanto, antes de se preocupar no que dizer ao pedir um voto, é preciso ter como foco algo ainda mais importante: conquistar a confiança dos eleitores. Isto é, quando você já tiver uma boa imagem diante da população, pedir o voto vai ser algo fluido e natural!

Vamos lá?

O primeiro passo: conquistar a confiança do eleitorado!conquiste a confiança do eleitor

A primeira coisa que deve ser feita, muito antes de pedir o voto ao eleitor, é aproximar-se da população e conquistar sua confiança. Mas, é claro, isso não significa que você precisa se tornar o melhor amigo de todas as pessoas da sua região de atuação.

O que precisa ser feito, na verdade, é traçar estratégias para que a população:

1) saiba quem você é;

2) conheça suas ideias;

3) se identifique com suas propostas;

4) cogite a ideia de votar em você.

Quando todos esses itens forem cumpridos, será muito mais fácil saber como pedir voto ao eleitor. Ou seja, o pedido em si vai ser apenas a “cereja do bolo”, aquele empurrãozinho final que faltava para o cidadão decidir te dar o seu voto.

Mas, afinal, como fazer isso? Veja algumas de nossas dicas que facilitarão muito o seu trabalho! 

 

Visitas aos eleitores


faça visita aos eleitores


Como já falamos em nosso post com 3 dicas para ganhar uma eleição, ouvir o que os cidadãos têm a dizer é o primeiro passo para elaborar propostas que atendam aos desejos e necessidades da população. Ao fazer isso, a chance de as pessoas se identificarem com sua campanha e desejarem te dar seu voto aumentam consideravelmente.

Uma das formas de fazer isso é realizando visitas pessoais aos eleitores. Apesar do avanço das tecnologias, o contato 'olho no olho' continua sendo extremamente valioso no momento de estabelecer uma relação de confiança. Em tempos de pandemia como o que estamos vivendo, é importante tomar todos os cuidados necessários para este contato pessoal.

Algumas pessoas específicas, como líderes de movimentos sociais, sindicalistas, empresários, líderes de movimentos estudantis e diretores de escolas, devem receber uma atenção especial, já que são pessoas capazes de influenciar muitos outros indivíduos.

Ou seja, se essas pessoas gostarem de suas propostas, provavelmente as divulgarão entre os grupos que têm interesses semelhantes aos delas, escalando o alcance da sua campanha sem que você precise realizar esforços para isso.

Os cidadãos comuns, porém, não devem ser esquecidos de maneira alguma! Separar sua equipe de assessores e voluntários para realizar pesquisas e visitas em diferentes regiões e contextos sociais é indispensável para ouvir o que as pessoas têm a dizer e provar para elas que o que pensam importa, e muito!

Eventos

Outra estratégia fundamental para ter um contato mais próximo com os cidadãos é promover eventos que sejam do interesse da população, como palestras, mesas redondas e debates sobre assuntos que estejam em alta no momento, por exemplo.

Não se trata de promover sua campanha e distribuir buttons, panfletos e santinhos o tempo todo. O foco não deve ser você, mas sim o que os outros têm a dizer. Mais uma vez, escutar o que a população tem a dizer pode fazer com que você  consiga, de uma forma mais intuitiva, saber como pedir voto ao eleitor.   

Redes sociais e marketing digital em geral


use as redes sociais

As visitas aos eleitores e a promoção de eventos têm a grande vantagem de propiciar o contato cara a cara com os cidadãos. Mas, por outro lado, as redes sociais e o marketing digital possuem um ponto altamente positivo: o alcance muito maior de pessoas e a disseminação extremamente rápida das informações!

Neste post com 10 dicas para alavancar seu marketing eleitoral te mostramos diferentes mídias que podem ser utilizadas no universo virtual, como site, blog, redes sociais, email marketing e SMS.

site e o blog funcionam como o cartão de visitas do candidato e devem conter informações úteis sobre o político, suas propostas e sua agenda. Além disso, é indispensável que possuam um espaço para que o próprio eleitor entre em contato, como um formulário de newsletter. Isso contribuirá muito para a alimentação do banco de dados da campanha

As redes sociais têm a vantagem de contribuir para uma disseminação de informação rápida, além de possuir diferentes funcionalidades e possibilidades, como postagem de fotos e vídeos, gravações ao vivo, troca de mensagens com cidadãos através de comentários e fóruns, realização de enquetes e pesquisas, entre outros. Elas são uma ótima forma de fortalecer a imagem do candidato e de sua equipe.

O e-mail marketing e o SMS, por fim, possuem o grande diferencial de serem ferramentas de marketing direto, ou seja, direcionado a uma pessoa específica, podendo ser personalizado e segmentado! Isso garante, então, que a assertividade das mensagens seja muito maior, e fortalece a confiança do eleitor em relação ao candidato.

5 exemplos de frases para pedir voto ao eleitor

5 frases para pedir voto ao eleitor

Agora que os eleitores já sabem quem é você, já conhecem suas ideias e se interessam por suas propostas, chegou a hora de ir direto ao ponto e pedir o voto aos cidadãos! Separamos algumas ideias de frase para fazer isso, e todas têm algo em comum; consegue identificar o que é?

1) 'Posso contar com você para fazermos da nossa cidade um lugar muito melhor?'

2) 'Você topa encarar esta jornada comigo e me ajudar a fazer a diferença de verdade?'


3) 'Ao votar em mim, você poderá ajudar as pessoas que possuem as seguintes demandas: …'


4) 'O seu voto é apenas o primeiro passo para começarmos uma parceria que irá durar por todo o meu mandato!'


5) 'Qual das minhas propostas mais te interessou? Gostaria de pedir seu voto para que possamos correr atrás dela juntos.'


Como você deve ter notado, todas essas formas de pedir voto colocam o eleitor como um agente ativo da mudança, como alguém que contribuirá, de fato, para que suas propostas saiam do papel e possam trazer benefícios verdadeiros à população. O foco não é você ganhar, mas vocês conquistarem algo juntos!


Gostou das nossas dicas sobre como pedir voto ao eleitor? Então continue acompanhando o nosso blog, pois sempre temos informações fresquinhas por aqui. E, se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com nossa equipe de especialistas!
 

Post originalmente publicado em 10/04/2017 e atualizado em 30/09/2020!

 

eBook: O que fazem os políticos no Facebook

Ana Codeglia

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit