5 formas de inovar em campanha eleitoral

por Mariana Silva em 07/01/2020 ⇠ Veja outros Posts

Muitas pessoas ainda tem uma imagem da política como algo muito rígido e retrógrado, fechado a novidades e às mudanças ao seu redor. Isso não pode ser aceito como verdade. A política deve ser reflexo da sociedade e de seus processos de inovação.

Políticos que se apresentam como agentes de renovação acabam passando uma imagem muito mais aberta ao público. Fugir das convencionalidades pode ser algo muito positivo, principalmente quando se trata de ações obsoletas ou prejudiciais à sociedade de alguma forma.

O período de campanha é um ótimo momento de colocar em prática novas ideias, já que é a hora de se destacar. O texto de hoje revela 4 formas de inovar em campanha eleitoral e mostrar para os eleitores que o candidato está de olho nas transformações do mundo.

  1. Usando mídias sociais corretamente

A grande maioria dos políticos e partidos já compreendeu que é necessário usar as redes sociais tanto em suas campanhas quanto nos mandatos. No entanto, nem todos sabem utilizar esse recurso da maneira correta. Alguns acabam tendo posturas inadequadas e indecorosas nas redes, outros não se dedicam o suficiente ao meio.

É importante que o candidato exerça uma presença ativa nas redes sociais e que essa postura seja constante, não apenas no período eleitoral. Isso mostra que o político realmente é um indivíduo engajado e envolvido nos acontecimentos sociopolíticos do país ou região que pleiteia o cargo.

Além da produção de conteúdo que ajude a construir uma imagem positiva do candidato e da divulgação de informações relevantes, as boas práticas em redes sociais se baseiam em interação com os eleitores, promoção de engajamento, frequência de publicações, mensuração de resultados e gestão de crise. Um material que pode te ajudar nesse caso é nosso e-book “Divulgação Política na Internet”.

  1. Empregando técnicas de SEO no marketing digital

Qualquer candidato que deseja ter boa visibilidade e relevância nos resultados de site de busca como o Google, por exemplo, precisa se preocupar em empregar técnicas de SEO no seu marketing digital.

A sigla em inglês significa Search Engine Optimization e indica a otimização de sites para motores de busca. Toda a estratégia de adequação do conteúdo para SEO é pensada para aumentar os resultados orgânicos e o acesso à suas páginas.

Para isso, é preciso primeiramente definir o público-alvo. Tendo ele em mente é possível produzir conteúdos com base em palavras-chave, palavras que incidem sobre a intenção do público ao procurar algo.

Todo o conteúdo produzido deve ser responsivo. Isso significa que qualquer informação veiculada através de meios digitais deve conseguir ser carregada e lida em qualquer tipo de dispositivo. Isso é importante pois os eleitores cada vez mais estão consumindo conteúdos através de plataformas diversas, principalmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, que possuem telas menores.

Entenda melhor como a otimização para SEO funciona e comece a colocar essas  estratégias em prática!

  1. Levantando fundos através de financiamento coletivo

As novas regras de financiamento fizeram com que os políticos buscassem novas formas de angariar fundos para suas campanhas. Uma das opções que surge como grande alternativa para isso é o crowdfunding.

Em 2017 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regularizou a prática de financiamento coletivo para campanhas. Isso quer dizer que para as eleições de 2020 os candidatos poderão lançar “vaquinhas virtuais”, campanhas de arrecadação de verbas para campanha realizadas inteiramente pela internet.

Esse tipo de ação permite que a população possa financiar projetos e ideias nas quais realmente acredita e quer ver acontecer, sendo uma ótima forma de inovar em campanha eleitoral. Saiba todos os detalhes e regras sobre a prática neste post totalmente dedicado ao assunto.

  1. Campanha sustentável

Para grande parte do eleitorado, campanha eleitoral é sinônimo de sujeira e bagunça nas ruas. Isso muito devido ao fato de vários candidatos extrapolarem na distribuição de peças impressas, não tendo o menor cuidado em descartar esse tipo de material quando a campanha chega ao fim. Essa imensa quantidade de papel acaba indo para as ruas.

Você pode evitar que o destino dos santinhos seja o chão das ruas. Disponibilize uma boa quantidade de lixeiras no local da distribuição. Mais do que uma estratégia para inovar em campanha eleitoral, essa é uma excelente ação de conscientização ecológica.

Outra forma de reduzir o impacto ambiental da campanha é produzir as peças gráficas, principalmente as de maior circulação, com papéis reciclados. Ainda há a possibilidade de utilizar papel semente, um tipo de papel reciclado e artesanal que recebe sementes diversas na sua composição. Depois de utilizado ele pode ser descartado da seguinte maneira: sendo plantado em terra, gerando plantas novas a partir das sementes presentes no papel.

Os santinhos ainda são uma forma muito interessante e importante de divulgação, mas é possível utilizá-los sem colaborar com a sujeira e poluição das ruas. Esse tipo de prática, de lotar o eleitor de peças gráficas sem necessidade se torna cada vez mais antiquada e principalmente mal vista pelas pessoas. Por outro lado, candidatos que se mostram preocupados com o meio ambiente costumam gerar muito mais simpatia, já que esse assunto está cada vez mais presente nas nossas vidas.

Outra maneira de reduzir drasticamente o uso de papel na sua campanha é utilizando um software de gestão. Com a adoção de um sistema em um gabinete eleitoral, toda a equipe consegue eliminar o uso de agendas físicas para a organização de compromissos e cadastro de contatos. Tudo isso e muito mais pode ser estruturado dentro da própria plataforma, podendo ser sincronizado e integrado em diversos aparelhos.

O sistema também gera gráficos e relatórios variados de maneira totalmente digital. Imprima apenas o essencial e tenha um gabinete sustentável.

  1. Aplicativo para campanha eleitoral

No começo deste texto, falamos sobre estar aberto às novidades e mudanças da sociedade. Os aplicativos são uma realidade de nossa época, e essas ferramentas digitais têm ajudado na vida de vários indivíduos, seja na área  pessoal ou profissional, e na política não é diferente.

A combinação de uma campanha real, nas ruas, somado a um aplicativo desenvolvido especificamente para candidatos, te permite:

  • Acessar sua lista de contatos instantaneamente.

  • Cadastrar dados offline (podendo sincronizá-los assim que tiver acesso à internet).

  • Procurar detalhes dos contatos, eleitores e lideranças.

  • Fazer ligações e enviar mensagens via WhatsApp com apenas um toque.

  • Compartilhar dados facilmente

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Gostou das nossas dicas sobre como é possível inovar em campanha eleitoral? Conhece mais maneiras de possibilitar a inovação? Conte pra gente nos comentários!

 

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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