O Inbound Marketing se dá através de uma série de ações que buscam atrair o seu público e fornecer conteúdo relevante. Diferente da publicidade tradicional, que é invasiva, o princípio dessa modalidade é estabelecer uma relação natural de parceria com seu possível cliente.
Essa pode ser uma opção que irá fazer com que você conquiste cada vez mais eleitores para a sua campanha. Separamos algumas dicas para te ajudar com o Inbound Marketing, acompanhe as estratégias que separamos para você!
O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é uma estratégia que busca chamar atenção das pessoas. Ele se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico. E através dessa atividade o que se visa é conquistar a permissão para se comunicar com essas pessoas de forma direta.
Essas estratégias se apoiam em três pilares: marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca) e redes sociais. Ela é muito diferente da publicidade tradicional com a qual estamos acostumados.
Por exemplo, um programa de televisão do seu interesse é interrompido para dar lugar às propagandas. Você acaba assistindo aquela produção de forma involuntária, certo? No Inbound Marketing o processo é inverso, pois o público voluntariamente vem atrás dos conteúdos que serão produzidos.
Quais conteúdos produzir?
O grande objetivo é produzir e divulgar conteúdos relevantes. Dentro do Inbound Marketing existem diversas maneiras de se alcançar essa meta. Veja algumas a seguir:
-
Publicação de posts em blog;
-
Infográficos;
-
Ebooks;
-
Podcasts;
-
Questionários;
-
Guest posting;
-
Social Bookmarking;
-
Fóruns online;
-
Vídeos online;
-
SEO;
-
Conteúdo em Mídias Sociais.
As quatro ações do Inbound Marketing
Atração
De nada adianta várias pessoas acessarem o seu conteúdo, se elas não tiverem um perfil que esteja apto a se interessar pela sua candidatura. É imprescindível que você se atente muito ao público que você deseja atrair.
As pessoas certas são as que geraram de fato resultados para sua campanha, então é mais do que indicado que se trabalhe além da noção do público-alvo. Trabalhar o conceito de persona é o mais recomendado nesse caso.
Ao contrário da publicidade tradicional, que é de massa, o Inbound Marketing é bem mais segmentado. Por isso, é bom que você construa o perfil de um “eleitor ideal” (ou perfis), com um nome, idade específica, atividades que desenvolve, etc. Se aprofunde em critérios subjetivos e psicológicos, isso irá te ajudar a criar um conteúdo cada vez mais voltado a atender os interesses de seu público.
Para conseguir atrair de forma qualificada, você deve investir em alguns pontos:
-
Blog: o Inbound, quase sempre, começa com ele. Crie um conteúdo educacional que atraia seus potenciais clientes;
-
Mídias sociais: ancora as postagens do seu blog e te dar a oportunidade de interagir com o seu público.
-
SEO: usar palavras-chave interessantes e que façam parte da intenção de busca dos usuário de sites como o Google, Yahoo! e o Bing. Assim, eles de forma orgânica vão conseguir encontrar os seus conteúdos.
-
Site: seu site precisa ser uma fonte de conteúdo para os usuários.
Conversão
Na segunda ação, os usuários já estão no seu site. Agora é o momento de coletar o contato dessas pessoas. Mas para isso você precisa fornecer algo em troca. É necessário mostrar ao público que vale a pena fornecer os dados.
Aqui, é muito importante produzir materiais ricos como e-book, podcasts e documentos ou outros conteúdos que agreguem valor ao seu eleitor. É preciso se mostrar relevante para que ele se converta. E você pode fazer isso através de algumas ferramentas:
-
Call to Action (CTA): links que irão conduzir os usuários a ações, como baixar um material rico. Eles precisam existir e serem atrativos, só assim é possível a geração de clientes;
-
Landing pages: ao clicar em um call to action, o usuário é destinado a página do destino, onde será realizada a conversão;
-
Formulários: faz parte da landing, é um espaço criado para que os usuários forneçam as informações para conversão.
-
Contatos: depois das informações fornecidas, é extremamente necessário que elas sejam organizadas. Integre seu site a uma plataforma de gestão de campanha para criar um banco de dados eficiente.
Fechamento
Você converteu os usuários em leads, agora, nessa fase, você precisa transformá-los em pessoas favoráveis a sua candidatura. Para executar a ação de fechamento, você pode utilizar alguns artifícios:
-
E-mail: você converteu um usuário em lead, mas pode ser que ele ainda não esteja pronto para decidir votar em você. Nessas circunstâncias, o ideal é que você nutra esse sujeito de informação. Assim, sua empresa pode conquistar a confiança dele até que ele chegue a decisão de voto.
-
Automação de marketing: crie uma série de e-mails a partir de ações que o seu lead realizou em seu site. Por exemplo, se ele baixou um e-book específico, produza uma série de conteúdos que alimentem essa ação. E se aproxime do seu eleitor. Aqui, você também pode usar uma plataforma de gestão de candidaturas, o módulo de marketing permite a criação desses eventos para que os disparos se tornem automáticos.
Fidelização
Chegou o grande momento, pois é aqui que você conquista o eleitor de vez! Você pode inclusive já ter conseguido o voto dele, mas o trabalho não para por aqui. Você precisa fidelizá-lo, ajudá-lo em grandes desafios, através do envio de conteúdos relevantes.
É muito interessante que além de eleitores, eles tornem fãs e divulgadores de suas propostas de campanha. Mas para isso, é necessário desenvolver algumas tarefas:
-
Site: altere a usabilidade de sua página a partir da fase em que o eleitorado se encontra;
-
Mídias sociais: atenda o eleitor em tempo real, aprimorando sua estratégia de Inbound.
-
E-mail marketing: continue colaborando, o candidato precisa se mostrar como um parceiro. Produza e envie conteúdos ricos para ajudar seus eleitores a entender o processo político. Não se esqueça da automação!
Alguns pontos fortes do Inbound Marketing
O Inbound Marketing possui uma série de vantagens, e por conta delas podemos ser taxativos: essa modalidade chegou para ficar! Através de uma estratégia bem traçada você pode conquistar alguns feitos:
-
Maior relação com o candidato: quando se tem um blog aliado ao site e produção de conteúdo estratégico,existe uma tendência de que o tráfego cresça 55% a mais dos que não adotam essa postura. Isso mostra o poder do Inbound para aumentar o número de pessoas que irão se relacionar com sua candidatura;
-
Mais chances de clique: cerca de 70% dos usuários da internet costumam clicar nos resultados de busca orgânica. Esse dado deixa claro a importância do SEO para o sucesso do seu marketing;
-
Vínculos fortes: seguindo as ações do Inbound um bom relacionamento é criado, fazendo o cliente virar fã do candidato, isso tudo de forma bem natural e espontânea.
-
Visitas podem virar eleitores: muitas empresas vêm vivenciando um cenário onde 57% de seus cliente online vieram de seus blogs, isso também vale para estratégias de campanhas eleitorais;
-
Qualificação: por conta de todo conteúdo que você produz e pela fases que o eleitorado passa, ele se torna mais qualificado e mais apto a se relacionar com o candidato e suas propostas.
Essas foram as estratégias e dicas que selecionamos para você começar a utilizar o Inbound Marketing em sua campanha eleitoral. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor essa modalidade e suas práticas. Ficamos por aqui, mas você pode continuar nos acompanhando, é só assinar nossa newsletter. Até a próxima!
Post escrito orignalmente dia 18/08/2017 e atualizado dia 14/10/2020.
Equipe Nerit
Deixe seu Comentário