Como criar conteúdo para Campanha Eleitoral

por Lívia Nogueira em 09/10/2020 ⇠ Veja outros Posts

Como criar conteúdo para campanha eleitoral? Há diversas formas e suportes para que seu conteúdo seja criado, visando informar a população dos seus passos durante a campanha e, posteriormente, durante o mandato.

Com as eleições se aproximando, os candidatos que ainda não criaram um planejamento de conteúdo para atrair ou reter eleitores começam numa corrida contra o tempo na tentativa de serem eleitos. 

A forma como criar um conteúdo para campanha eleitoral que seja relevante é essencial neste momento. Saiba como neste post!

Criação de personas

No primeiro momento é importante que se crie as personas que serão direcionadas o conteúdo criado por você e sua equipe. Mas o que é uma persona? É uma personagem que irá reunir as mais diversas características de um possível eleitor como, por exemplo, as características sociais, psicológicas e comportamentais daquela pessoa.

O objetivo principal desta etapa é compreender tais características para criar suas estratégias das pautas a serem trabalhadas, formato do conteúdo criado, a linguagem utilizada e quais serão os canais de comunicação adotados em sua campanha, visto que são as personas que irão interagir com tudo o que for criado.

Faixa etária (se jovens, adultos ou idosos) e posicionamento político (se oposição, indeciso ou defensor) precisam estar entre o processo de montagem da sua persona.

Além disso, na criação da persona é importante saber suas informações pessoais, informações profissionais, rotina de trabalho e lazer, aspirações para o presente e futuro, dores e necessidades, influenciadores onde busca informações e forma opinião.

Para coletar estas informações e criar a persona é preciso pesquisa, estar em contato com o eleitorado, observá-los, entrevistá-los. Se trata de um processo de trabalho antropológico. Suposições e pré-conceitos não podem, em hipótese alguma, fazer parte da criação da sua persona.

Com tudo isso, tenha em mente criar conteúdo para campanha eleitoral baseado em temas como saúde, educação, transporte, juventude, mercado e emprego, pois sempre atraem a atenção da população.

Redes sociais

Pesquisar quais são as redes sociais mais utilizadas atualmente por cada público alvo pode trazer bastante benefícios para sua campanha. Jovens na média dos 16 anos, por exemplo, se mostram bastante presentes em redes como Instagram e Tik Tok. Adultos entre 18 e 49 anos estão muito presentes no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Já as pessoas com mais de 50 anos se fazem presentes mais por Facebook e Whatsapp, por exemplo.

Tendo em vista todas estas redes sociais, é preciso se atentar a linguagem de cada uma delas para melhor interação com o público, para que sua campanha tenha o melhor resultado possível. Neste post falamos um pouco mais sobre as tendências para 2020.

Site

Ter um site é importante para manter a população informada da sua trajetória política, o que você já fez, as realizações na comunidade em que mora.

Cada vez mais os eleitores buscam informações precisas e reais sobre o candidato que pretendem votar para saber sua história e, assim, possivelmente se interessar por suas ideias e votar em você.

Durante a campanha, os conteúdos mais procurados pelos leitores são relacionados às propostas, pois assim adquirem confiança e mostram o compromisso que você está assumindo claramente diante da população. Ter uma parte dedicada à agenda durante a campanha eleitoral, bem como as novidades, também são muito relevantes.

Durante o mandato também é importante manter a população atualizada sobre seus passos na carreira política, como por exemplo, sua agenda com a população e líderes do poder público relacionados à política, para que as pessoas que o elegeram saiba o que você está fazendo e se está cumprindo o que foi dito em campanha.

Blog

Para produzir um conteúdo para blog, é preciso ficar atento às boas práticas para ranqueamento nos sites de busca, como o Google por exemplo. São as famosas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português). Dessa forma o material produzido terá maiores chances de aparecer no topo das pesquisas quando o eleitor estiver buscando por informações relacionadas à política.

Cuidado com a ansiedade, pois o ranqueamento é algo de médio e longo prazo para que fique na primeira página das pesquisas, ou entre os top 10, top 3 e top 1. Sendo assim, não perca tempo para produzir seu conteúdo! Ferramentas como o SEMrush podem ser bons aliados para medir seus resultados.

Lembre-se sempre de, antes de criar um conteúdo, pesquisar o que os concorrentes estão falando sobre aquilo. Importante também trazer sempre informações atualizadas. Caso você já tenha bons conteúdos criados no blog, mas quer atualizá-los para dados atuais, é interessante fazer uma refação daquele conteúdo, que consiste na prática de adicionar informações num conteúdo já escrito e atualizar dados antigos daquele conteúdo para dados atuais. O Google adora isso e os resultados no ranqueamento não demoram a aparecer!

Vídeos

São diversas as plataformas de vídeo disponíveis gratuitamente na internet. Youtube e Instagram são as mais utilizadas para quem deseja atrair o público com esse formato.

Além da tradicional forma de vídeo, onde a pessoa grava e posta depois, as lives têm tido cada vez mais força no mundo virtual. Trata-se dos vídeos transmitidos ao vivo, onde há maior possibilidade de interação com o público. Bastante promissor para uma campanha política, concorda?

Com as lives, os possíveis eleitores poderão ficar por dentro dos seus planos quando for eleito, bem como poderão sugerir pautas para serem ditas nos próximos conteúdos criados e poderão, também, mostrar suas insatisfações sobre a região em que moram, bem como anseios do que querem para a população e a região em que se encontram, para que você como político trabalhe para realizar em seu mandato após as eleições.

Podcasts

O formato podcast já não é novidade no meio digital, mas vem tomando cada vez mais força, devido a sua praticidade e formato de longo alcance. É possível ouvir um conteúdo online ou fazer o download para ouvir depois.

A forma de criar podcast é através do áudio e por isso é frequentemente comparado aos programas de rádio, pois o ouvinte pode escolher não apenas o que quer ouvir, mas quando e onde quer ouvir aquele conteúdo criado por você para sua campanha eleitoral.

Tenha em mente os seguintes passos na criação do seu conteúdo para podcast

  • Tema e formato que será trabalhado

  • Nome do seu podcast

  • Integrantes e participantes

  • Roteiro do que será cada episódio

  • Equipamentos necessários

  • Cuidados com a voz e boa articulação

  • Gravação e edição

  • Publicar nos lugares certos

  • Divulgação

Um bom diferencial é que a pessoa pode ouvir um podcast realizando outras tarefas ao mesmo tempo, como dirigir ou trabalhar, visto que não demanda a atenção visual que textos e vídeos demandam, por exemplo.

Neste formato de conteúdo o candidato pode responder perguntas feitas previamente pela população através de algum formulário por e-mail ou comentários em redes sociais. Pode também mostrar sua opinião sobre os mais diversos assuntos relacionados à política de forma mais detalhada e aprofundada.

Assim como programas de rádio, o candidato responsável pelo podcast pode também convidar alguns eleitores para participarem de um bate papo sobre temas importantes para a população.

Tenha em mente que focar neste formato durante a campanha eleitoral é muito importante, visto que é justamente quando a população está mais interessada no seu posicionamento político.

 

Aproveite a oportunidade de se manter o mais próximo possível dos eleitores. Focar nas mídias sociais digitais para criar conteúdo para campanha eleitoral é essencial, principalmente em tempos de pandemia como o que estamos vivendo, em que a aglomeração de pessoas precisa ser evitada.

Esse foi o conteúdo de hoje. Espero que tenha agregado conhecimento em seu dia.

Até a próxima!

 

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritPolítica.

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