Webinar é um tipo de webconferência, nele a comunicação realizada por uma via apenas, com uma pessoa se expressando e as outras assistindo. A interação entre os participantes acontece através de um chat, assim eles conseguem comentar o conteúdo entre si, e até mesmo enviar perguntas ao palestrante ou grupo de pessoas em conversas.
Esse recurso pode funcionar como uma ferramenta que irá te aproximar de seus eleitores, um espaço para mostrar o que de fato a sua imagem representa e apresentar todos os projetos que você tem. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a tirar o máximo desse artifício de comunicação. Vamos lá?
Quando fazer?
Um webinar pode funcionar em diversas épocas. É uma ótima ferramenta para divulgar suas ideias e seu plano de campanha. Durante a disputa, você pode apresentar a sua candidatura, e expor os seus desejos para população e para o domicílio eleitoral que está pleiteando.
Contudo, é muito importante ficar atento às regras que regem as eleições. Durante sua pré-campanha o webinar pode funcionar como uma plataforma para o tornar conhecido do público e expressar o seu ponto de vista. Mas de acordo com a legislação, é proibido materiais de comunicação que sugiram um pedido de voto à população, portanto fique atento!
Planejamento
O planejamento é uma parte fundamental em qualquer ação de marketing eleitoral que você decida realizar. Contudo,quando falamos de um webinar, essa tarefa se torna ainda mais essencial. Por se tratar de uma conferência ao vivo, cada passo deve ser bem pensado para que nada saia do controle durante a exibição.
Para isso, existem algumas etapas e perguntas que precisam ser feitas para garantir o sucesso de sua estratégia. Determinar o objetivo, o público, o quê e como dizer é muito importante para efetividade do webinar.
Objetivo
Quais são as suas intenções com a conferência? Procure determinar seu objetivo: divulgar sua imagem, falar sobre um assunto que está em voga na sociedade, apresentar seu plano de campanha. Você pode usar esse recurso visando atingir diversas metas, mas o primeiro passo é, sem dúvida, defini-las de forma clara e objetiva.
Para quem você irá destinar a mensagem?
Qual é o público que deseja atingir? Determine a parcela do eleitorado com quem você deseja estabelecer uma conversa. Essa etapa é muito importante, pois, é a partir dela que as seguintes serão determinadas. Mais do que definir esse alvo, é necessário levantar o perfil dessas pessoas, assim você conseguirá criar um material que de fato se relacione com essas pessoas.
O que dizer?
Quais são os assuntos que são fundamentais para atingir o seu objetivo e conversar com o seu público? Faça um levantamentos dos tópicos necessários para transmitir a sua mensagem.
Com qual linguagem?
A linguagem deve estar de acordo com o seu público, isso é uma das coisas mais importantes para serem desenvolvidas na parte do planejamento. Escrever para eleitores é uma tarefa que exige uma capacidade não só de criação. Ficar atento à critérios análiticos é muito importante para o sucesso de sua comunicação.
Roteiro
Depois de levantar todas essas questões é o momento de fazer um roteiro com o escopo do que você deseja passar. É claro que você não precisa repetir letra por letra do que está escrito, mas é sempre bom ter uma ideia, assim as coisas não saem do seu controle.
Divulgação
Você já está com tudo pronto para o seu webinar, chegou a hora de avisar as pessoas da existência dessa conferência. Para isso, você precisa usar algumas mídias para divulgar a conversa que você deseja ter com o seu público. Use algumas ferramentas para atingir o seu eleitorado.
Vídeo
Crie um vídeo explicando do que se trata o seu webinar com todas as informações necessárias para divulgar a sua conferência: dia, horário, inscrição e link de transmissão. Esse artifício irá ajudar a chamar a atenção do seu eleitorado.
Blog
Tenha um blog onde possa falar sobre os assuntos que tangem a sua conferência e que, além disso, seja um espaço onde dúvidas do seu público possam ser sanadas. Bons conteúdos irão ajudar a engajar o público e farão com que você se torne relevante nos temas que se proponha a falar.
Mídias sociais
Crie conteúdos de divulgação para mídias sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Você também pode usar essas plataformas para ancorar outros materiais como o vídeo e os posts do blog que irá fazer. Mas uma coisa é importante: em época de campanha, é expressamente proibido pela Justiça Eleitoral, publicidade paga nessas redes. Não se esqueça dessa regra, ela é fundamental para legalidade de sua candidatura!*
E-mail marketing
Você pode usar essa ferramenta de diversas formas. Ela vai ser muito útil como um recurso de divulgação, afinal, você precisa contar para o seu público da existência desse webinar. Mas ela também é muito bacana para lembrar as pessoas que se inscreveram da data e hora e do evento.
Através de uma plataforma de gestão de candidaturas, você pode criar eventos que façam com que essas mensagens sejam enviadas, automaticamente, para uma base segmentada por você. Por exemplo, faltando dois dias para o webinar, o sistema envia um e-mail para os inscritos lembrando da webconferência.
SMS
O SMS pode ser um grande aliado na divulgação de seu webinar. Assim como o e-mail marketing, ele pode te ajudar a informar sobre o evento, mas a principal função dele é lembrar os inscritos da conferência. Por exemplo, faço um disparo para seus inscritos com a seguinte mensagem “nosso webinar começa em 1 hora”. Assim, fica mais fácil de manter aquelas pessoas engajadas ao seu conteúdo.
Ferramentas
As pessoas foram convidadas a assistir o seu webinar, você planejou cada passo.. Mas ainda tem uma coisa muito importante: onde esse evento será transmitido? Existem algumas ferramentas no mercado, algumas gratuitas e outras pagas, que vão te ajudar nessa função:
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Google Hangout;
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LoopWebinar;
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GoToWebinar;
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WebinarJam.
Essas foram as nossas dicas para potencializar sua estratégia de marketing digital através do webinar. Ele vai garantir uma proximidade dos seus eleitores e mais tempo para se comunicar com eles e expressar o seu ponto de vista.
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*A realização de anúncios pagos em redes sociais e o impulsionamento de páginas e publicações, assim como o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas, foi autorizada para 2018 pelo Tribunal Superior Eleitoral. No entanto a prática só só pode ser feita por candidatos, partidos e coligações e mediante o fornecimento de dados à Justiça Eleitoral. Além disso, só pode ter início a partir do dia 16 de agosto, antes disso a prática configura propaganda eleitoral antecipada.
Larissa Maciel
Publicitária e especialista em marketing político.
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