Aplicativos para campanha eleitoral

por Lívia Nogueira em 09/05/2022 ⇠ Veja outros Posts

Os brasileiros passam 4 horas e 45 minutos por dia na internet em seus dispositivos móveis. Não é à toa que, segundo dados da Adjust, o Brasil é o segundo país que mais cresce em desenvolvimento de aplicativos no mundo. Além disso, 17% dos 23,8 milhões de autônomos do país declararam os aplicativos como principal fonte de renda e 95% dos usuários da internet utilizam aplicativos para se comunicar. 

Com o uso dos aplicativos ganhando força e a internet sendo, cada vez mais, uma verdadeira aliada das tomadas de decisões, o bom uso desses recursos para campanha eleitoral é uma excelente estratégia política, que beneficia tanto candidatos, quanto eleitores.

Com isso, é preciso aprender a utilizá-la ao seu favor, para que seja uma das formas de iniciativas que ajude os eleitores a conhecerem seus candidatos, quiçá elegê-los em sua campanha política. 

Além de os aplicativos e redes sociais apresentarem a capacidade de ajudar na imagem dos políticos, há grandes benefícios informativos para o eleitor também.

Com a imagem, ideias e os ideais dos aspirantes a um cargo político expostos na rede, é possível que o eleitor identifique quais candidatos apresentam valores mais parecidos com os seus próprios.

Neste post enumeramos algumas sugestões de aplicativos e sites que podem ajudar na sua campanha eleitoral, bem como também sugestões que permitem ao eleitor se inteirar mais sobre política e sobre você, candidato. Confira a seguir!

 

Para ajudar na sua campanha eleitoral 

NeritPolítica - Sistema de Gerenciamento Político

 

app NeritPolítica

Com o aplicativo do NeritPolítica você terá a possibilidade de acessar sua lista de contatos de forma instantânea, cadastrar dados offline (e assim que tiver acesso a internet poderá sincronizá-los), procurar detalhes dos seus contatos, eleitores e lideranças, fazer ligações e enviar mensagens via WhatsApp e compartilhar seus dados.

É um aplicativo desenvolvido para facilitar o dia a dia de quem utiliza a plataforma NeritPolítica, e é um sistema ideal para o candidato, seja ele vereador, prefeito, deputado, governador ou presidente.

Disponível para iOS e Android.

Veja um pouco sobre nossa tragetória ao longo dos nossos 10 anos no mercado:

 

Para ajudar o eleitor a te conhecer melhor 

Poder do voto

Poder do voto

Com esse aplicativo, o cidadão tem a possibilidade de se conectar diretamente com os políticos que votou (deputados e senadores). 

Nele, há como acompanhar todos os principais projetos de lei que estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Além disso, o cidadão tem a possibilidade de saber como cada um dos projetos em questão impacta na sua vida, e podem interagir dizendo sua opinião com a finalidade de fiscalizar como os políticos estão prosseguindo com esses projetos de lei.

Com isso, o eleitor estará exercendo a sua cidadania e interagindo com os políticos. Ao passo que os políticos também estarão próximos e podem caminhar de acordo com o que for sugerido pela população ao dizerem se são a favor ou contra uma lei.

Disponível para iOS e Android.

 

SICO - Sistema de Informação de Contas

SICO TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou esta ferramenta que permite ao cidadão acessar os dados referentes à situação em que se encontram as contas dos partidos políticos, candidatos de forma individual e comitês financeiros.

Trata-se de uma ferramenta cuja alimentação é realizada pelas jurisdições da Justiça Eleitoral, onde o cidadão tem acesso a uma pesquisa que mostrará a ele os dados e em que situação se encontra as contas citadas acima, seja no âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

Além disso, terá em vista também informações sobre algum julgamento de processo que tenha interesse em saber. Para maiores informações sobre a ferramenta acesse o site do TSE.

 

Mudamos+

app mudamos

Aplicativo que permite aos cidadãos assinarem projetos de lei de iniciativa popular de forma eletrônica. Com o prêmio no Desafio Google de Impacto Social 2016, seu desenvolvimento foi possível graças aos recursos recebidos naquele ano.

A privacidade do eleitor, autenticidade e transparência são garantidas pelos desenvolvedores do aplicativo.

Disponível para iOS e Android.

 

Votenaweb

O Votenaweb é útil durante as eleições e no mandato eleitoral em si também. É um site que mostra os projetos de lei do legislativo nacional e, além disso, permite ao cidadão mostrar seu posicionamento diante tais projetos. Com isso, chega nas mãos dos políticos e eles podem analisar e levar em consideração a opinião das pessoas que os elegeram para, aí então, prosseguirem com alguma proposta e ação.

Além disso, os cidadãos conseguem também ter acesso às informações analíticas de quais projetos são mais bem avaliados e quais os dados do político responsável, bem como quais políticos possuem menos projetos avaliados e/ou aprovados.

 

OAB Voto Legal

OAB voto legal

Com o intuito de ser um serviço de utilidade pública, o aplicativo fornece aos eleitores brasileiros a possibilidade de denunciar corrupção de forma segura e anônima. Há até mesmo a possibilidade de anexar documentos como provas, como documentos, fotos e vídeos, por exemplo.

Disponível para iOS e Android.

 

Como utilizá-los a meu favor?

Cada sugestão pode lhe ajudar em sua campanha ou mandato.

Para um melhor proveito, caso já esteja eleito no cargo, é importante e essencial manter o contato com as pessoas que o elegeram, mantendo-as atualizadas sobre seus projetos e ações, por exemplo.

O contato com a sociedade civil é necessário não apenas no período da campanha eleitoral, mas sim muitas vezes ainda importante manter esse contato após a eleição, para que o eleitor não sinta que foi deixado de lado e tenha a consciência de que você está trabalhando para fazer valer cada voto adquirido.

Apresentamos algumas ideias de como a internet e seus recursos podem caminhar junto de você e como isso é benéfico para a campanha eleitoral, o mandato em si e também os benefícios para seus eleitores.

Para quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o tema ou sobre o nosso sistema propriamente dito, estamos à disposição para saná-las e ajudar no que for necessário. 

Fique de olho e nos acompanhe nas próximas postagens! :)

Post publicado originalmente dia 20/02/2020 e atualizado dia 09/05/2022.

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritPolítica.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar