Como um software de gerenciamento ajuda na gestão de campanhas

por Mariana Silva em 18/09/2020 ⇠ Veja outros Posts

O período de campanha política costuma ser um pouco conturbado, tanto para o candidato quanto para a equipe que o auxilia. São sempre muitas tarefas, responsabilidades, compromissos, gastos, etc.

Todo esse trabalho gera muitos dados e informações, que por sua vez geralmente ficam espalhados em vários documentos e arquivos, digitais e físicos, abrindo margens para que ocorram perdas, desordem e vários outros problemas sérios. Pensando nisso, foram desenvolvidos sistemas de gestão que minimizem essas falhas humanas comuns e otimizam o esforço e trabalho de toda a equipe de campanha.

Esse tipo de software é totalmente legal perante às leis eleitorais e é a chave para organizar sua campanha de maneira muito mais eficiente, centralizando dados e informações num mesmo lugar e facilitando o trabalho de toda a equipe. Confira agora as maneiras como um software de gerenciamento político pode ajudar na gestão de campanhas, realizando o trabalho de uma maneira muito mais tranquila e consequentemente te permite ter um excelente mandato.

Agenda online e integrada

Uma agenda online e integrada permitirá que os afazeres da agenda eleitoral sejam cruzados. O sistema lhe informa a disponibilidade de todos os membros da equipe cadastrados, além de enviar lembretes e alertas de todos os compromissos agendados para ninguém perder nada! As notificações são enviadas por e-mail ou aparecerão na tela do computador. Não é necessário checar um por um e nem registrar nada e verificar em agendas físicas.

É possível ainda conceder acesso apenas aos usuários que deseja, o que garante a segurança e a confidencialidade das informações. Já aqueles que possuem permissão de acesso, poderão acessar a ferramenta através de quaisquer dispositivos e a qualquer hora, dispensando de vez a necessidade de ter que carregar uma agenda física.

Painel de eleitorado - Conheça seus eleitores

Esta funcionalidade te permite cadastrar todos os seus contatos, bem como também as informações importantes sobre seus eleitores e potenciais votantes. Com isso, é possível traçar as melhores estratégias de campanha, informar e interagir com o seu público através de SMS ou e-mail, saber a localização dessas pessoas e diversas outras ações importantes.

Você pode escolher quais informações cadastrar de acordo com as que julgar mais relevantes. Também é possível aplicar tags, que são etiquetas que podem ser utilizadas para segmentar a base de contatos de acordo com características das pessoas cadastradas, tais como informações profissionais, religiosas, políticas, faixa etária, entre outros, deixando assim a comunicação com o público mais direcionada e pessoal. 

Geoprocessamento - Onde procurar votos?

Essa ferramenta nada mais é que um mapa interativo que oferece uma visão georreferencial dos contatos cadastrados na sua base de dados no painel de eleitorado. Com o geoprocessamento você será capaz de saber onde seus eleitores e eleitoras em potencial estão localizados, podendo traçar estratégias assertivas para alcançar o público específico de cada região.

Fica muito mais fácil saber quais são as regiões que necessitam de maior cobertura e atenção. Esse tipo de informação ajuda a segmentar e direcionar ações mais específicas para um bairro X, por exemplo.

Segmentações

Segmentar é um ato muito importante na hora de se comunicar, vamos então entrar um pouco mais neste tema para te explicar melhor sobre.

No momento em que o contato é cadastrado no painel, é possível adicionar informações que vão auxiliar na comunicação e em como criar estratégias para alcançar objetivos da campanha. O candidato pode criar tags, que são dados específicos sobre o contato em questão, dessa forma é possível diferenciá-los.

Mas e por que isso é importante?
O ato de segmentar está ligado a várias outras funções de um software de gerenciamento de campanha eleitoral, principalmente quando for enviar e-mails, sms, convites etc, assim você poderá focar no público específico para aquela comunicação.

 

 

 

Controle e otimização financeira

Com um aplicativo de gestão política, você pode registrar suas receitas e despesas de forma fácil, cadastrar fornecedores, patrocinadores e funcionários, além de realizar uma administração completa de suas finanças durante a campanha de uma forma muito mais descomplicada!

Como já mencionamos acima, o sistema de gestão política permite o envio de e-mails e SMS. Esse tipo de material de campanha é bem mais barato que a confecção de materiais impressos. Através do e-mail marketing e do SMS, o gasto com o investimento em comunicação é reduzido, mas com a vantagem de não diminuir a qualidade e efetividade da sua mensagem.

Lance no sistema todas as despesas, informando quando cada conta precisa ser paga e se o pagamento foi realizado. Tudo isso deixa o controle das obrigações financeiras muito mais tranquilo de ser feito.

É importante lembrar que registrar os gastos da campanha através de um software de gestão política ajuda a organizar e acompanhar as despesas e os documentos necessários para o momento de prestação de contas eleitorais, feito no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). O candidato que não presta contas à Justiça Eleitoral, ou que tem as contas desaprovadas, pode sofrer sanções legais, perdendo a quitação eleitoral até o fim da legislatura. Fique atento!

O acompanhamento de contas é feito através de gráficos e relatórios, que são enviados de forma automática pelo sistema e que também podem ser acessados em diferentes dispositivos e a qualquer hora, facilitando a análise de indicadores e dados sobre campanhas de marketing e informações sobre as finanças.

Não deixe de cadastrar metas no sistema e depois analisá-las usando os gráficos e relatórios gerados para saber se os objetivos estão sendo alcançados e o que pode ser melhorado.

Normalmente os candidatos contratam serviços e pessoas diferentes para realizar todas essas tarefas, o que gera um custo muito alto, além de muito trabalho. Já com um aplicativo de gestão você terá vários serviços prestados em uma só plataforma, de forma muito mais prática e ágil. Assim, não é preciso gastar com mais de uma ferramenta ou depender de prazos de outras pessoas. 

Disparos de e-mail e SMS

A plataforma permite que você consiga enviar campanhas de e-mail marketing e SMS, segmentadas e personalizadas, atingindo seu público de forma simplificada. Além de tudo isso, essas ações e interações mais direcionadas são registradas pelo sistema, sendo possível monitorá-las. A vantagem disso é poder usar as informações para criar estratégias posteriormente.

É preciso estar atento e seguir algumas premissas para que seu e-mail não vire spam, uma delas é não comprar lista de contatos. Indicamos fortemente que a base de eleitores seja construída de forma orgânica.

Se você se interessou pelos benefícios de um aplicativo de gestão, essa é a hora de pedir uma avaliação gratuita para receber a consultoria de nossos especialistas. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe que estaremos prontos para te ajudar. Assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse e até mais!

Post publicado originalmente dia 16/04/2019 e atualizado dia 18/09/2020.

passo a passo campanha eleitoral

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit