Aqui no blog, nosso maior objetivo é ajudar os parlamentares e candidatos a atingirem seus objetivos, seja a vitória nas eleições ou a gestão bem-sucedida do mandato. Por isso, sempre falamos sobre a importância de um software político de gestão, que permite a economia de tempo, a eficiência dos resultados gerados pela equipe e a segurança dos dados.
Já mostramos aqui as razões pelas quais você não pode viver sem um gestor político, e inclusive já trouxemos um passo a passo para utilizar uma suíte de gerenciamento político.
Desta vez, no entanto, nosso intuito é mostrar 3 funcionalidades que são pouco conhecidas pelos políticos e pouco exploradas, mas que são extremamente importantes e que podem trazer resultados incríveis para o gabinete ou para a equipe de campanha.
Se você começar a utilizar essas ferramentas, certamente sairá na frente, ganhando destaque em relação aos seus adversários. Isso porque você terá em suas mãos um instrumento que poucos têm, atingindo, consequentemente, um resultado que poucos alcançam.
É como já diz uma frase bastante famosa: “não temos que olhar a concorrência e dizer que vamos fazer melhor... Temos que olhar a concorrência e dizer que vamos fazer diferente!”.
Vamos lá?
Geoprocessamento (ou mapa interativo)
Imagine que você está de férias e vai fazer um passeio pela cidade. O guia turístico, com o intuito de te ajudar, te entrega uma lista enorme de endereços que devem ser visitados, com os principais pontos turísticos da cidade.
Mas, apesar de a intenção dele ser boa, você provavelmente olhará para aquela lista e não saberá nem por onde começar a sua visita, ficando confuso e até mesmo desanimado, não é mesmo?
Agora imagine que um consultor de turismo, vendo aquilo acontecer, decide ajudar você e te entrega um mapa com aqueles mesmos pontos turísticos destacados. Com certeza será muito mais fácil saber o que fazer e por onde começar a atuar, verdade?
Com o cadastro de seus eleitores a situação não é muito diferente. Você pode até ter uma equipe empenhada em registrar o endereço de seu eleitorado, mas de maneira isolada esses dados não possuem muito valor.
Por isso, o ideal é que você consiga ter uma visão georreferencial desse conteúdo, ou seja, que você possa visualizar em um mapa interativo onde estão os seus eleitores ou potenciais votantes.
Ou seja, é possível tomar conhecimento da localização de seus eleitores e potenciais votantes e traçar estratégias assertivas para alcançar o público específico de cada região.
Essa visão georreferencial ocorre a partir das tags (etiquetas) cadastradas no software político, isto é, da segmentação que é realizada a partir das características de cada pessoa.
Suponhamos, então, que ao fazer o registro de seus contatos no Painel de Eleitorado você cria uma etiqueta para identificar suas lideranças. Depois, ao visualizar o mapa, você pode aplicar um filtro que te mostre a localização dessas pessoas específicas em cada região, o que pode ser muito útil para a tomada de diversas decisões, tanto na campanha quanto no mandato.
Essas tags são criadas por você de acordo com suas necessidades, e pode funcionar para qualquer segmento (lideranças, empresários, professores, servidores públicos, estudantes etc.).
Marketing transacional (ou marketing automatizado)
Já falamos muito sobre a importância do marketing digital e de como a segmentação da base contribui para que seja possível enviar e-mails e SMS personalizados à população.
Mas, o que poucas pessoas exploram em um software político é o envio de mensagens automatizadas, ou o famoso marketing transacional.
O marketing transacional é uma ferramenta poderosa que permite que você dê uma atenção especial a seu público-alvo sem precisar gastar tempo com isso.
Esse tipo de divulgação é realizada de forma automática a partir das informações do seu banco de dados ou das ações tomadas pelos visitantes do seu site.
Além de ser uma opção prática para manter contato com seus consumidores, existe a vantagem de essa ferramenta ser muito acessível economicamente.
Um bom exemplo são as mensagens de “parabéns”. Você não precisa procurar todo dia em sua agenda se há alguma pessoa cadastrada que faz aniversário no dia. O próprio software político procura esses dados e envia, de forma automática, uma mensagem parabenizando a pessoa, com um texto previamente estabelecido pelo político ou sua equipe.
Outro caso é quando um usuário se cadastra, em seu site, para receber a neswletter da campanha ou o boletim informativo do mandato, por exemplo. Você pode programar o sistema para enviar automaticamente um email agradecendo a inscrição, o que demonstra atenção e funciona como um gesto de carinho.
Cadastro de metas
Com o cadastro de metas em um software político, você estabelece objetivos para períodos específicos e pode acompanhar se essas metas estão sendo ou não alcançadas, com gráficos gerados instantaneamente!
Se estiver em campanha, você pode definir, por exemplo, quantas contatações é preciso fazer por dia. É possível estabelecer um período para que aquele objetivo seja cumprido, acompanhando os resultados com a geração de gráficos e relatórios.
Da mesma forma, isso pode ser feito com qualquer objetivo da campanha ou do mandato, o que garante uma maior eficiência do trabalho e uma maior facilidade para acompanhar e medir as ações, traçando estratégias para conseguir sempre os melhores resultados.
Neste vídeo, você pode ver um tutorial bastante didático sobre como cadastrar metas no NeritPolítica:
Como sair na frente?
Qualquer candidato ou parlamentar pode adquirir um software político. A diferença, no entanto, está em quem sabe utilizar as ferramentas de maneira estratégica, fugindo do óbvio e inovando em suas ações.
“Inovar é diferente de inventar. Inovar é valer-se de algo e aperfeiçoá-lo. Inventar significa criar do zero. Ilustrando: Thomas Edson inventou a lâmpada, outros no entanto promoveram sua inovação” - A.SALOMÃO.
Para isso, recomendamos que você fique sempre ligado aqui no blog e acompanhe todas as nossas dicas, pois sempre trazemos informações valiosas para políticos em campanha e em mandato. Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto deste texto, por exemplo, você pode ler este post com 5 vantagens de automatizar sua campanha política.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre algumas das funcionalidades mais valiosas de um software político. E, se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com nossa equipe de especialistas!
Ana Codeglia
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