Há alguns dias, postamos um texto com várias dicas para começar uma campanha política na internet. Nele, falamos sobre a importância do email para campanha eleitoral, já que trata-se de uma ferramenta eficiente para atingir um grande número de pessoas em poucos minutos, além de ser financeiramente acessível.
O email para campanha eleitoral permite enviar mensagens personalizadas aos usuários, pois é uma ferramenta de marketing direto (ou seja, a mensagem é direcionada a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável). Você pode entender mais sobre o assunto neste texto sobre marketing eleitoral.
No entanto, apesar de ser uma estratégia muito eficiente para angariar eleitores, é preciso ter muito cuidado na hora de enviar correios eletrônicos. Se você não seguir algumas regras e macetes, é bem provável que sua mensagem acabe indo parar na caixa de spam, e você com certeza não quer isso, certo?
Pensando nisso, neste post trazemos algumas dicas para que seus emails cheguem na caixa de entrada dos seus destinatários e sejam lidos por eles, garantindo bons resultados para sua campanha eleitoral. Vamos lá?
1. Não compre listas de contatos
Já falamos isso inúmeras vezes aqui no blog, mas é preciso repetir: não compre listas de contatos, jamais! Essa prática é realizada por várias pessoas que acreditam que, quanto mais destinatários tiverem, maiores serão as chances de seus emails serem lidos. Mas, acredite: isso não passa de uma ilusão.
Sabe aquela famosa frase “melhor ter qualidade do que ter quantidade”? Ela é mesmo verdadeira! Mas se você ainda não entendeu qual é o problema em comprar listas de contatos prontas, vamos te explicar direitinho.
O primeiro problema está no fato de que, quando você compra uma base de dados, há milhares de pessoas nessa lista que nunca ouviram falar de você, e que nunca te autorizaram a enviar seus e-mails. Assim, quando elas receberem uma mensagem sua, é bem provável (bem provável mesmo!) que elas marquem seu conteúdo como “spam”.
Pronto, só aí você já perdeu vários pontos e pode ir parar em uma lista negra da internet, que fará com que seu endereço de email seja mal visto e vá parar na caixa de spam com frequência.
Outro ponto importante é que, nessas listas compradas, podem existir vários endereços que não existem ou que estão desativados. Assim, quando você for enviar um email para esses destinatários, você também irá comprometer sua reputação.
A melhor solução, então, é conseguir montar seu próprio banco de dados. Se quiser ajuda para isso, é só ler este post com o passo a passo completo para cadastrar eleitores em sua base de contatos. E lembre-se que comprar listas não é só antiético, mas também é ilegal.
2. Envie emails de opt-in
Uma boa prática que pode impedir que seu email para campanha eleitoral vire spam é enviar mensagens de opt-in. Mas o que é isso?
Ao cadastrar um contato novo em sua base de dados, independentemente de onde ele tenha vindo (formulário de newsletter, contato telefônico, visita pessoal etc.) você deve enviar-lhe um email de boas-vindas.
Na mensagem, é necessário informar que a pessoa foi cadastrada em sua base de dados e que receberá notícias e conteúdos relevantes sobre a campanha. No final, você deve incluir um link para que a pessoa confirme seu e-mail e garanta que está ciente de que receberá seus correios eletrônicos.
Assim, você enviará emails apenas a pessoas que estejam interessadas em receber seus conteúdos, o que aumentará sua autoridade na internet e ajudará a garantir que suas mensagens não cheguem na caixa de spam.
3. Ofereça a opção de descadastramento
Outra ação indispensável que fará com que seu e-mail para campanha eleitoral não caia na caixa de spam é o descadastramento. Neste caso, não há mistério: você deve incluir, em todas as mensagens que enviar, uma opção para que a pessoa se descadastre da sua lista de emails e pare de receber suas mensagens.
É ruim perder um contato de sua base? Talvez, mas não tão ruim como ir parar na caixa de spam de toda a sua lista e nunca ter suas mensagens lidas, não é mesmo? Então, não ignore esta dica, pois ela é muito valiosa! E se quiser saber como incluir essa opção nos emails, um software de gestão política pode te ajudar.
4. Tenha cuidado com seus títulos
O título do email para campanha eleitoral é bem importante e deve ser pensado cuidadosamente. Primeiramente, preste atenção ao tamanho do texto: títulos com mais de 50 caracteres não são recomendados, pois dificultam a leitura do destinatário.
Além disso, evite palavras que podem ser facilmente classificadas como spam, tais como: “clique aqui”, “imperdível”, “grátis”, entre outras. A utilização de caps lock ou de pontos de exclamação também não é bem vista e deve sempre ser evitada.
5. Não abuse das imagens
Você sabia que algumas pessoas configuram seus emails para não abrir imagens? Assim, se a sua mensagem ficará prejudicada caso a pessoa só consiga ver o texto escrito, repense o email que está enviando e reformule-o de forma que seja facilmente lido por qualquer destinatário.
Além disso, o excesso de imagens pode ser entendido como spam, o que não é nada bom. Portanto, evite abusar desse recurso em suas mensagens.
Outra coisa importante é não enviar apenas uma imagem pura no email, como se fosse um boletim informativo escaneado, por exemplo. As chances de a mensagem não cair na caixa de entrada são bem grandes!
Se for fazer o email em HTML, sempre insira a opção de texto alternativo nas imagens (ou como é conhecido: “alt tag”). Esse texto descreve a imagem e aparece caso ela não possa ser carregada, o que garante o bom entendimento do conteúdo em qualquer situação.
6. Dê atenção ao design
O design influencia muito na experiência que um destinatário tem ao ler uma mensagem.
Por isso, no seu email para campanha eleitoral, evite os seguintes elementos: excesso de informações, variação muito grande de cores, abuso de imagens, utilização de diversas fontes e tamanhos de textos, e tudo aquilo que possa poluir a mensagem.
Lembre-se que “menos é mais”, e quanto mais simples um email for, maiores serão as chances de que o leitor tenha vontade de ler seu conteúdo.
7. Evite anexos
Você teria coragem de abrir um anexo de um destinatário que não é seu amigo, familiar, ou colega de trabalho? Provavelmente não, certo? Anexos podem ser bastante mal vistos, porque são associados, com frequência, a vírus.
Portanto, prefira dizer tudo o que tem para dizer no próprio corpo do email para campanha eleitoral. Caso você precise realmente enviar um conteúdo extra, deixe-o disponível na internet e inclua um link para que a pessoa acesse o arquivo online.
8. Utilize um verificador de spam
Após montar o seu email para campanha eleitoral, seguindo todas as regras que listamos acima, chegou a hora de verificar se está tudo ok. Existem diversos sites que fazem isso, mas nós recomendamos fortemente o mail-tester.
Após entrar no site, você verá um endereço eletrônico para o qual você deve enviar seu email de teste. Após fazer o envio, você deve clicar no botão que diz “em seguida, verifique sua pontuação”.
O site te dará uma nota de 1 a 10 (como no exemplo abaixo) e, além disso, explicará quais são os problemas que seu email apresenta, para que você possa corrigi-los. É bem didático e bastante útil!
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Se você seguir nossos macetes, seu email para campanha eleitoral não cairá na caixa de spam :) E, se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com um especialista da nossa equipe!
Ana Codeglia
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