Estratégias de envio de SMS para o eleitor

por Larissa Maciel em 29/05/2017 ⇠ Veja outros Posts

A campanha eleitoral de 2018 está se aproximando, e quem quer ser eleito pela população deve pensar em estratégias de marketing e comunicação para conseguir angariar votos. A disputa é acirrada e as possibilidades de mídias para se trabalhar são grandes, portanto, é bom que nenhuma fique de fora se você quer atingir todo o seu eleitorado.

Nem sempre a verba disponível para campanha é generosa, e por isso a equipe deve se adaptar à conjuntura e trabalhar com um orçamento baixo. Mas orçamento baixo não é sinônimo de campanha mal feita. Você pode usar recursos baratos e eficientes como o SMS.

Dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  em 2015, mostram que no ano de 2013 mais de 130 milhões de brasileiros maiores de 10 anos possuíam telefone móvel pessoal.

O valor que corresponde a mais de 70% da população do país. E esse número a cada dia cresce mais e se torna uma grande oportunidade de investimento em estratégia de campanha.

E hoje nosso blog oferece para você alguns pontos para se atentar e usar a estratégia de envio de SMS para o eleitor com sucesso!

Envie seus SMS por um suite de gestão de campanha

Se você for candidato às próximas eleições, ou assessor de campanha de algum, é bom que sua lista de contatos seja bem extensa. E como provavelmente essa é a sua realidade, leitor, enviar manualmente cada mensagem seria um esforço desnecessário e muito pouco eficiente. Suítes de gestão de campanhas eleitorais possuem ferramentas que possibiitam o envio de SMS para eleitor, através de disparos convencionais ou automatizados.

Elas permitem envios para toda a sua lista de contatos, quando você desejar passar uma mensagem mais geral e opções de segmentação para quando você desejar falar com uma fatia específica do seu eleitorado. Você pode automatizar algumas mensagens de acordo com o seu plano de marketing, cadastrando uma única vez configurações prévias que fazem com que seu SMS sejam enviados automaticamente. É uma ótima forma de se comunicar com o eleitor em seu aniversário, por exemplo.

Tenha uma lista de contatos limpa

Conseguir o contato dos eleitores pode não ser uma tarefa fácil, mas é muito compensadora. Quem te fornece os dados pessoais realmente quer manter um contato com o candidato. Por isso, vá atrás do sua própria lista, para depois começar a disparar o sms. para seu eleitor.  Veja algumas dicas para consegui-la:

  • Faça corpo a corpo com os eleitores;

  • Se envolva com grupos de mobilização social e líderes comunitários, eles podem te apresentar muitas pessoas;

  • Coloque um campo de cadastro de dados de contato em seu site.

 Essas dicas vão facilitar o seu trabalho para conseguir uma lista. Não recorra a compra de bancos de dados, além de ineficiente essa prática é considerada crime eleitoral.

A linguagem

Cada mídia exige uma linguagem diferenciada. Uma mensagem ideal para ser enviada via SMS deve ser concisa, objetiva e bem formulada para que não haja espaço para ambiguidades. Elas podem ser multimídia, com imagens e sons, mas o ideal é que ela, preferencialmente, seja completamente textual, para que não se corra o risco de que o celular de algum eleitor não consiga visualizá-la.

Links para o site do candidato, vídeos e outros materiais de campanha são uma ótima forma de continuar a conversa com o público em outras plataformas.

Segmente

A segmentação é uma aliada em estratégias de campanha. Ela permite que você divida todos os seus contatos em públicos específicos, de acordo com o seu interesse. Assim, você pode direcionar mensagens voltadas diretamente para uma parcela do seu eleitorado.

Com a criação de SMS exclusivos para cada fatia do seu networking a comunicação é facilitada e se torna capaz de atender as demandas características de cada segmento. Uma campanha de dia das mães enviada para um homem, por exemplo,  seria um esforço de comunicação desperdiçado e que nada tem a ver com os anseios de quem recebeu a mensagem.

Segmente do região

Um público que compartilha da mesma região geográfica pode ter muitos interesse em comum. E, como estratégia, em muitos casos é interessante que essas pessoas recebam a mesma mensagem.

Se você sentir, por exemplo, que em um determinada região de uma cidade o número de pessoas que declara votar no candidato que você representa é baixo, através do disparo de SMS segmentado para pessoas dessa região, você pode reverter esse quadro e abrir um canal de comunicação efetivo com futuros eleitores. Ou se um bairro é alvo das propostas de campanha de um candidato, um SMS com um convite para um bate-papo sobre as melhorias que os moradores mais desejam pode ser enviado.

Segmente por grupos

Um plano de campanha contém várias áreas de interesse público, e cada um deles é alvo principal de discussão de uma parcela da sociedade. Segmentar por grupos ajuda o candidato a comunicar as proposta que são mais relevantes para cada grupo.

Um grupo que discute questões ambientais, com certeza, preferiria receber informação de um candidato sobre os planos voltados para o meio ambiente do que receber sobre infraestrutura. Cada grupo tem sua particularidade e voltar sua campanha para as minúcias de cada uma das chaves de sucesso em um processo eleitoral.

Segmente por gênero

Cada gênero tem demandas bem exclusivas. O perfil de voto é bem diferente em cada categoria, daí a necessidade de trabalhar separadamente cada um deles. Diferenciação na linguagem a ser usada, nos temas, nos anseios, são muitos os fatores que tornam imprescindível a criação de estratégias específicas dessas categorias. Uma roda de conversa sobre os desafios da maternidade, por mais que interessem alguns homens, acabam que fazem mais sentido e são mais eficientes para mulheres.

Você pode fazer muitas outras segmentações, de acordo com a necessidade de sua campanha e de seu eleitorado. Só não se esqueça do quão é importante essa ferramenta, porque pessoas diferentes pedem formas de comunicar diferenciadas.

Mantenha sua equipe alinhada e informada

Coordenar uma equipe nem sempre é fácil, cada membro está espalhado em um canto da cidade e o clima de tensão eleitoral rondando tornam essa tarefa mais complicada. Um candidato possui uma agenda apertada: muitos compromisso de campanha, muitas ações estratégicas. Nessas circunstâncias uma ferramenta se faz necessária para que todas essas informações e pessoas não se percam.

O SMS pode ser um grande aliado para colocar seus cabos eleitorais em sintonia e conhecedores dos passos da campanha, assim não haverá nenhum desencontro de informações. Em gestões de crise, ele se torna uma ferramenta indispensável para que tudo seja solucionado da melhor maneira possível.

Neste post mostramos alguns pontos relevantes que devem levados em consideração em uma estratégia de campanha com envio de SMS para eleitores . E se você se interessou pelo conteúdo pode saber mais no nosso ebook Como fazer uma campanha eleitoral por SMS. Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre gestão e marketing eleitoral.

Ebook: SMS para políticos guia completo

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

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