Media Training para políticos: o que é e qual sua importância?

por Equipe Nerit - 27/04/2020 ⇠ Veja outros Posts

Faz parte da rotina de um político, como pessoa pública, lidar diariamente com veículos de comunicação, por isso é imprescindível estar preparado para falar com os canais tradicionais e os novos tipos de mídia, para que assim consiga espalhar ao máximo suas ideias e conquistar possíveis eleitores.

A capacitação é tema central na Academia NeritPolítica, sendo esse post ideal para personalidades políticas, assessores e equipes de comunicação que queiram saber mais sobre como se preparar para passar corretamente sua mensagem para o grande público.

Media training é…

Em sua tradução literal, treinamento de mídia é a capacitação de profissionais, para relacionamento com a imprensa, em entrevistas, eventos e encontros de relacionamento. Para isso é preciso entender como funciona a dinâmica da produção jornalística, a fim de gerar segurança e credibilidade no momento de lidar com os novos e tradicionais meios de comunicação, seja realizando uma entrevista ou numa conversa formal.

Importância

Muitos políticos acreditam que apenas a popularidade é suficiente para assegurar credibilidade de sua imagem e acabam negligenciando a oportunidade de treinamento para se tornarem melhores comunicadores.

É importante lembrar que vivemos a era da informação, recebemos vídeos, entrevistas, matérias, entre outros, através dos diversos canais disponíveis seja na TV, rádio, jornais impressos e, claro, a poderosa internet, onde as redes sociais potencializam atos, falas, acertos e deslizes. Agora, imagine uma personalidade política que tem a vida pública e o dever de responder a sociedade quando questionado.

Não podemos deixar de lado um dos pontos mais importantes para seu objetivo na vida política: um relacionamento ruim com a mídia pode afetar a imagem e reputação de um político e ter impactos negativos nas urnas.

Baixe nosso e-book gratuito e aprenda como conquistar eleitores através de uma boa comunicação.

 banner

5 motivos para considerar o media training:

Gerenciamento de crise

Seria ideal não ter que tocar nesse assunto, mas uma pessoa pública deve estar preparada para lidar com situações de crise. Nesses casos a imprensa pode ser sua aliada ou inimiga, a depender da forma com que os políticos e seus porta vozes lidam com ela. É preciso passar credibilidade em suas palavras e comportamentos.

Confira nossas dicas sobre gerenciamento de crises para políticos para entender melhor o que é necessário em momentos difíceis.

Aproveitar oportunidades de estar presente e ser lembrado pela mídia

Quem não é visto não é lembrado! Parece clichê, mas o fato é que não basta ser competente, é preciso mostrar a seus eleitores que você está trabalhando e a maneira mais efetiva de se fazer isso é criando sua imagem de credibilidade nos meios de comunicação. De tempos em tempos é importante estar presente na mídia para não cair no esquecimento e manter os eleitores atualizados do modo como se está atuando.

Aprender técnicas de relacionamento com os jornalistas

Seguindo o tópico anterior, para ter sucesso em aproveitar as oportunidades de estar presente nos meios de comunicação, é imprescindível o contato com os jornalistas.
Faça do profissional da imprensa um aliado, pois suas ações terão um impacto muito maior se puder contar com essa rede de profissionais quando necessário.

Adequar a linguagem corporal

O corpo fala. Não verbalmente, mas sua postura, posição das mãos, contato visual, entre outros gestos e expressões, são exemplos dessa forma de comunicação. Estudar linguagem corporal te ajuda a confirmar sua fala, se mostrar mais confiante ao se comunicar com a população. Do contrário, cuidado para que seu corpo não denuncie alguma contradição.

Linguagem corporal também está presente em nosso curso oratória para políticos.

Responder da melhor maneira os questionamentos feitos por jornalistas

Existe uma dinâmica no meio jornalístico, é preciso entendê-la para tirar melhor proveito das situações, seja ampliando ações positivas, ou até transmitindo segurança em situações embaraçosas.


Como alternativa para buscar um bom relacionamento com a mídia, fortalecimento da imagem e preparação para entrevistas, muitos políticos procuram nosso curso online de media training para políticos.

Não perca também outras oportunidades oferecidas pela Academia NeritPolítica: fortaleça a sua imagem e o seu marketing pessoal com o curso de imagem e estilo para políticos.

Post publicado originalmente dia 23/11/2018 e atualizado dia 27/04/2020.


Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit