7 Ferramentas de gestão política para você usar agora

por Equipe Nerit - 01/06/2017 ⇠ Veja outros Posts

A rotina de um gabinete, como você bem sabe, é bem conturbada, não é mesmo? Lidar com as demandas da população, de outros políticos e do mandato exige muita paciência e, principalmente, muita organização.

Cada grupo tem as suas necessidades específicas, e  você terá de trabalhar com muitos deles. Muitos papéis, muitas caixas e muitos, muitos arquivos… E para manter todas essas informações bem arranjadas e sistematizadas  você deverá fazer um esforço descomunal, certo?

Não, errado! Você não precisa ficar refém da papelada e nem ficar preso ao analógico. Existem softwares que permitem integrar todas essas informações através de ferramentas de gestão política que vão facilitar o dia-a-dia do gabinete.

Para te ajudar, o ideal, é contratar o serviços de uma suíte CRM (Customer Relationship Management, gestão de relacionamento com o cliente). Mas antes da sua escolha, você deverá se atentar à algumas funcionalidades fundamentais para que a gestão política do seu gabinete seja de fato beneficiada.

Hoje, o nosso blog irá trazer as principais funcionalidades que uma ferramenta de gestão política precisa ter. Vamos lá?  

Ferramenta de gestão política #1: Cadastro de contatos

Ter o contato de alguma pessoa é algo muito importante no meio político, não é verdade? Tão importante quanto construir um relacionamento com eleitores e aliados é ter um lugar onde todas essas informações se concentrem. E vamos combinar que a agenda telefônica de papel é um artifício um tanto quanto ultrapassado.Cadastro de contatos

Sem contar que a agenda física não tem toda a mobilidade que você e sua equipe necessitam. Já pensou que incrível seria se toda sua base dados pudesse ser acessada pela nuvem?

Boas suítes de gerenciamento político permitem que você possa cadastrar todos os seus contatos no software, assim qualquer pessoa autorizada pode ter acesso aos nomes e telefones da sua base de dados. Isso vai facilitar muito o seu trabalho e vai integrar a sua equipe.

Ferramenta de gestão política #2: Segmentação da base de dados

Ao cadastrar a sua base de dados, além de fornecer elementos básicos como nome e telefone, você pode fornecer outras informações que vão te ajudar muito na hora de estabelecer contato com o seu networking.

Você pode cadastrar no software outros dados como o endereço. Mas além disso, você pode inserir tags que definam cada um de seus contatos. Um exemplo: Maria da Silva é moradora e líder comunitária do bairro Madre Gertrudes em Belo Horizonte, faz aniversário no 15 de março e faz parte de movimentos sociais por moradia. Você poderá criar tags para cada uma desses dados.

Com essas informações sobre Maria em mãos (ou melhor, em nuvem) você pode segmentar e mandar mensagens relacionadas aos interesses dela. Se o seu gabinete estiver com um projeto de restauração de uma praça no bairro Madre Gertrudes, com toda certeza, na hora de selecionar quais pessoas gostariam de ficar por dentro dessa informação, Maria seria uma delas.

Criar um banco de dados com essa profundidade exigiria um esforço muito grande por parte de sua equipe. Com uma ferramenta de gestão política o trabalho é facilitado tanto no gabinete quanto na campanha eleitoral.  

Ferramenta de gestão política #3: Cadastro da equipe

Cadastre sua equipe

Seja para quem está em campanha ou mandato, há muito trabalho a ser feito. E com tantas tarefas é difícil conseguir dar conta de tudo sozinho, não é verdade?

Você vai precisar de uma equipe, e ela terá que estar muito bem alinhada, mas disso você já sabe! O que talvez ainda não seja do seu conhecimento é que uma suíte CRM pode te ajudar em todo esse  processo de colocar todas essas obrigações dia e os colaboradores em sintonia

Os softwares permitem que você cadastre seus colaboradores e atribua funções a cada um deles. Além disso, você poderá dar a cada um dos funcionários permissões específicas.

Como resultado, você terá funcionários nutridos das informações necessárias para dar continuidade ao seu trabalho, menos ruídos de comunicação e um time bem alinhado. É ou não é uma gestão política dos sonhos? 

Ferramenta de gestão política #4: Espaço para a gestão financeira

Gastos com materiais de comunicação, cabos eleitorais, alimentação... São muitas as despesas com as quais você deverá manejar. Um espaço integrado com outras informações, como é o caso de uma suíte CRM, seria o ideal para lidar com todas as questões financeiras.

Seja no mandato ou na campanha, ter uma ferramenta de gestão política que permita lançar toda a receita que gira em torno do seu trabalho é algo que vai tornar tudo mais organizado e bem mais efetivo.  

Ferramenta de gestão política #5: Agenda

Agenda

A rotina de um político é muito complicada. As demandas acontecem durante todo o dia, e para a equipe acompanhar toda essa movimentação você vai ter que usar os recursos de uma agenda de compromisso.

Como falamos anteriormente, manter uma equipe conectada e alinhada é de extrema importância. Por isso, usar essa ferramenta de gestão política tem papel fundamental nos processos que decorrem no dia-a-dia.

Cada colaborador, além de ter a sua própria agenda, pode ter acesso a uma relacionada aos compromissos que são fundamentais para o bom desenvolvimento do time e das ações que são tomadas dentro da gestão. 

Ferramenta de gestão política #6: Marketing

O marketing é fundamental para o campo da política, e disso você já sabe. Mas imagine o quanto seria bacana integrá-lo ao processo de gestão política? As ações de comunicação e marketing ficarão bem mais assertivas com as informações que você já cadastrou na sua suíte CRM.

Lembra da possibilidade de segmentação dos contatos que citamos no começo do texto? Pois é, ela vai ser fundamental para sua equipe de marketing. Compartilhar o mesmo espaço com as outras áreas só vai fazer a sua divulgação ganhar, e vai manter as mensagens bem mais adaptadas a cada tipo de público com o qual você trabalha.

Na própria plataforma você poderá fazer disparos de email marketing e de SMS, poderá segmentar, e até mesmo enviar de forma automatizada. Essas ferramentas vão estreitar os laços com os seu eleitores e colaboradores.  

Ferramenta de gestão política #7: Controle de demandas

Quem trabalha com política sabe que as demandas por parte da população aparecem a todo instante. Ter controle do que já foi realizado e dos retornos às solicitações pode parecer uma tarefa impossível sem o auxílio de uma boa ferramenta.

As melhores suítes do mercado permitem lançar demandas, quem as solicitou e agendar retornos. Todo o processo fica registrado na plataforma, o que permite que nenhuma informação passe despercebida e que nenhum pedido seja negligenciado.

As 7 ferramentas que apresentamos no blog de hoje serão muito úteis para os processos que acontecem em seu gabinete ou em sua campanha eleitoral. Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros posts. Até a próxima!

E-mail Marketing:  Primeiros Passos

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit