10 atitudes que farão você perder a eleição

por Equipe Nerit - 26/07/2017 ⇠ Veja outros Posts

É muito comum presenciar  candidatos que estão indo super bem em sua campanha, até que um erro bobo compromete todo o trabalho que ele e a equipe vinham realizando.

Como desejamos que você se saia vencedor nessa empreitada, levantamos 10 atitudes, que se cometidas, te farão perder a eleição. Acompanhe com a gente e não cometa esses erros!

1. Não estar em dia com a legislação

Essa é uma premissa muito importante. Acompanhe todos os princípios que regem as votações em nosso país. Estar de fora disso pode não só fazer você perder a eleição, como perder sua elegibilidade.

Recentemente tivemos uma minirreforma eleitoral no Brasil, ela contemplou vários pontos como as regras para publicidade, prazos e financiamento de campanha. Fizemos posts em nosso blog sobre essas transformações, não deixe de dar uma lida e se informar melhor sobre o assunto.

2. Candidato exercendo funções na equipe de campanha

Em um post anterior sobre coordenador geral de campanha, comentamos sobre uma prática muito comum e nada saudável no meio político: um candidato exercer outras funções que não a se dedicar a cumprir sua agenda e trabalhar sua imagem.

Um candidato que exerce outras atividades que não lhe cabem tende a atrapalhar a execução do plano de campanha por outros membros da equipe. E o pior: não realiza de forma otimizada o seu papel no processo eleitoral.

Por isso, concentre-se em se apresentar da melhor maneira possível aos seus eleitores para não correr o risco de perder a eleição por uma bobagem como essa.

3. Equipe desfalcada

Um candidato não pode exercer funções de outras áreas em sua campanha, mas para que ele consiga delegar essas atividades com tranquilidade, ele precisa de uma equipe competente.

Os processos precisam estar bem organizados pelo coordenador geral e bem executados pelos outros membros. Cada área precisa contar com profissionais que dominem e tenham a expertise necessária para fazer as coisas funcionarem. O tempo para executar suas estratégias é curto, por isso, monte um time capaz de trabalhar para alcançar o seu grande objetivo.

4. Não organizar seus dados

Organização é um fator determinante que vai te impedir de perder a eleição. Você irá lidar com diversas informações durante sua campanha, por isso, não deixe de colocar ordem em todos os dados que você possuir.

Muitos políticos espalham esses elementos em diversos papéis, pastas ou em planilhas em um computador. Essa postura é ineficiente, pois não permite que eles se tornem de fato dados com propriedades analíticas. E, além disso, impossibilita que haja uma integração dessas informações e da equipe.

Para tornar esse processo mais eficiente, você pode contar com a ajuda de um sistema de gestão de campanhas. Através de suas funcionalidades, é possível criar um banco de dados muito eficiente que te ajudará em todas as suas ações. Usando esse software você também poderá otimizar financeiramente o seu trabalho. Essa ferramenta é indispensável para o seu sucesso!

5. Esquecer de seus eleitores

Essa é a postura que mais pode te levar a perder uma eleição. Os eleitores são peças chave no processo de disputa por um cargo público eletivo. Não se esqueça deles e procure entendê-los. Saiba o que pensam sobre assuntos que influem no cotidiano político e a visão que eles têm de um candidato e seus anseios.

6. Não ir para rua

Estar na rua, é estar em contato com as mais diversas realidades que nos cercam. Essa experiência aprimora o seu relacionamento com eleitor, pois você estará presente em um local que faz parte de sua vida e rotina.

É também uma oportunidade para observar melhor as necessidades de seu domicílio eleitoral e da população. Estando em contato com essas questões você estará mais apto a desenvolver propostas que irão de encontro às demandas mais profundas do cidadãos e do espaço que vocês compartilham.

Acrescente essas observações em seu plano de governo e torne a sua candidatura bem mais interessante, diminuindo consideravelmente as suas chances de perder a eleição para um cargo público.

7. Pesquisa ineficiente

Pesquisas eleitorais são fundamentais para descobrir a quantas anda sua campanha, te ajudando a melhorar pontos fracos da sua estratégia. Se não você aprimorar essas técnicas, o risco de perder a eleição é grande.

Muitos políticos não dão o devido valor a essa prática, considerando que ações baseadas em um feeling, ou no senso comum são suficientes para orientar as suas atividades. Mas isso não é verdade!

Então, para se dar bem e conseguir ser eleito (ou reeleito) é bom que você invista em pesquisa. Elabore bem o seu questionário, prepare seus aplicadores e tenha certeza que sua equipe conseguirá transformá-la em dados relevantes.

8. Candidato sem preparo

Um candidato precisa estar preparado e munido de todos os requisitos para se conquistar um eleitor. Alguns políticos deixam essa tarefa para a última hora, mas se esquecem que conquistar a preferência e a confiança da sociedade é algo que demanda tempo.

Para que você agrade os cidadãos é bom que esteja atento à alguns aspectos que orientarão o seu objetivo: princípios de oratória, conhecimento do público, mensagens personalizadas e adequação às demandas identificadas são alguns dos fatores que se não forem bem trabalhados podem culminar em fracasso, fazendo você perder a eleição.

9. Ataques extremistas aos adversários

A atitude número 9 já fez com que alguns candidatos perdessem as eleições. Conhecemos casos de políticos que estavam na frente durante as pesquisas, mas que depois de um ataque extremista ao adversário acabaram com toda a credibilidade que construíram e sustentaram durante a campanha.

É lógico que muitas falas e estratégias de comunicação se constroem a partir da contraposição de ideais com os adversários. Você precisa salientar os pontos que o diferencia do outro candidato, mas faça isso de forma ética e moderada. Não parta para uma agressão, porque por mais que o que você coloque em discussão seja importante, há outras maneiras de apresentar o seu argumento.

10. Não investir em Marketing Digital

Você precisa estar onde a população está. Por isso salientamos a importância de uma vivência de rua em sua campanha. E é por esse motivo que também ressaltamos o valor de se investir em Marketing Digital.

O acesso à internet só cresce em nosso país, e você não pode deixar de acompanhar essa tendência. Para não perder a eleição é imprescindível investir em mídias sociais, site e e-mail marketing. A utilização dessas práticas  irão acrescentar na sua estratégia e te farão chegar com mais facilidade em seu objetivo!

Essas são atitudes que você não pode cometer, afinal perder a eleição não é a sua meta, certo? Se você gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter e receba nossas atualizações. Até a próxima!

ebook

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit