Como um software pode te ajudar a otimizar financeiramente a sua campanha?

por Larissa Maciel em 12/07/2017 ⇠ Veja outros Posts

Durante o período de campanha eleitoral as atividades são inúmeras e o tempo é bem curto. Com uma balança inversamente proporcional fica difícil lidar com todas as questões referentes ao processo de pleito.

Nessa agitação, para que suas finanças não virem um caos, você pode contar com ajuda de um software de campanha. Ele irá te ajudar a otimizar o processo eleitoral em diversos aspectos, desde a economia de tempo e dinheiro, até parâmetros para organização de dados e análises de métricas.  

No post de hoje, vamosi te mostrar algumas funcionalidades desse tipo de plataforma que irão tornar a sua rotina financeira bem mais simples e efetiva. Vamos lá?                                                                                                      

Dados integrados

Dados integrados

Para começar, a maior vantagem de um software de campanha eleitoral é a possibilidade de integrar dados. Você pode interligá-lo ao seu site, assim todas as informações que algum eleitor fornecer em um formulário da sua página vai direto para o sistema.

Outra vantagem é não precisar contratar os serviços de várias plataformas. Um software como esse possui diversos módulos que serão fundamentais para te ajudar nas ações que você planejou para o período eleitoral:

  • Administração: cadastre seus materiais de campanha, os recursos necessários para execução de suas atividades e as tags que segmentarão sua base de dados.

  • CRM: cadastre sua base de dados e veja em que momento do funil de oportunidades os seus contatos estão.

  • Marketing: faça envio de SMS e Email Marketing através de disparos comuns ou automatizados. Tenha um panorama de como suas campanhas são recebidas pela sua base.

  • Financeiro: insira dados de movimentação, fornecedores e contas bancárias.

  • Documentos: Faça upload de arquivos importantes para rotina de sua campanha. Os documentos ficarão na nuvem e poderão ser acessados de qualquer dispositivo a partir do acesso à plataforma.

  • Relatórios: fique por dentro das métricas de marketing, CRM e financeiras.

  • Metas: cadastre seus objetivos e descubra se eles estão sendo atingidos.

  • Calendário: agende compromissos e compartilhe com a equipe com fins de integração de time.

  • Mapa: descubra onde sua base está geograficamente localizada e faça ações a partir desse panorama.

Manter seus dados integrados vai te economizar tempo, e como diria o ditado “tempo é dinheiro”! Com essas ações você otimizar financeiramente sua campanha e, com certeza, ter mais êxito em suas ações.

Lance suas despesas

Lance suas despesas

Controlar os gastos durante a campanha eleitoral pode ser uma missão impossível se você não tiver um espaço onde os diversos dados que são gerados possam ser cadastrados e acessados de maneira simples e eficiente.

Em um software de gestão, depois de cada despesa realizada, você pode registrar o tipo e o valor gasto com ela. Assim, é possível ter um panorama que te indicará como o capital está sendo empregado, implicando em análises que podem ser feitas por sua equipe a fim de otimizar o seu setor financeiro.

O sistema também permite o cadastro de entrada de receitas na sua campanha. É nesse momento que você poderá lançar os dados referentes à verba angariada através do financiamento de campanha eleitoral (que sofreu alterações depois da minirreforma, como apontamos em um post anterior).

Estipule metas

Sua campanha deve estar voltada para objetivos, e eles precisam ser cumpridos no decorrer do processo eleitoral. Para facilitar o alcance de seus propósitos você pode cadastrar metas no sistema de gestão.

Esse registro pode acontecer em vários níveis, como teto para as despesas de determinado tipo, número de eleitores entrando para a base de dados, etc. Depois de cadastrados os alvos, à medida que os dados forem inseridos na plataforma, você poderá descobrir se suas pretensões estão sendo atingidas ou não. Essa é uma ferramenta que irá te ajudar muito a otimizar financeiramente sua campanha.

Acompanhe as contas a pagar

Acompanhe as contas a pagar

Diante de tantos fornecedores e demandas de cada regional de campanha fica difícil se situar em relação às contas que você precisa pagar. Para que você não se perca nesse emaranhado de boletos e compromissos é bom que conte com uma mãozinha.

E o software de gestão está aí para te ajudar. Cadastre as datas em que cada despesa precisa ser quitada, e depois de paga, você pode subir os comprovantes para o sistema. Assim, fica mais fácil de controlar suas obrigações financeiras de campanha.

Relatórios

Monitorar suas atividades é a chave do sucesso e te dá oportunidade para ver como sua campanha está se saindo. O que está dando certo pode ser aprimorado e o que não está se saindo como desejável, pode ser identificado a fim de que se contorne aquela situação.

Todo esforço estratégico de sua campanha precisa de uma análise. De nada adianta o empenho de sua equipe se depois ninguém consegue saber se os resultados foram dentro do esperado ou negativos.

Através de relatórios que são enviados automaticamente pelo sistema, você pode avaliar como estão seus indicadores, seja dos dados referentes a campanhas de marketing até as informações financeiras.

Economize com material de campanha

Economize com material de campanha

Em campanhas políticas muito dinheiro é gasto com materiais impressos. Santinhos, flyers e mala diretas, são exemplos de peça gráficas importantes e bastante usadas no período eleitoral. Contudo, elas não precisam ser a única forma de se fazer marketing eleitoral, você também pode usar meios digitais!

Eles são tão efetivos quanto a forma analógica que usa papel, e  além de mais baratos, são uma postura considerada mais ecológica. Lembre-se, você está período de campanha, e se preocupar com meio ambiente é uma característica muito importante nos dias atuais.

Você pode utilizar os recursos das redes sociais e engajar seus eleitores através de sites como o Facebook e o Twitter. Mas não se esqueça da importância do envio de Emails e SMS.

E são nessas duas últimas formas de comunicação que um software pode te ajudar. Eles fazem disparos convencionais ou automáticos para sua base de dados, te dando a possibilidade de segmentar seu envio através das tags, como explicamos no começo do texto.

Através do Email Marketing e do SMS você pode reduzir seu investimento em comunicação sem diminuir a qualidade e efetividade da sua mensagem. Essas são ferramentas que irão otimizar financeiramente a sua campanha.

No post de hoje vimos algumas maneiras de otimizar as finanças de sua campanha com o auxílio de um software de gestão. Se você gostou dessas funcionalidades e quer experimentá-las entre em contato com a nossa equipe e solicite uma demonstração gratuita.

Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique sabendo quando publicarmos novamente. Até a próxima!   

Construindo um banco de dados de eleitores: missão impossível?

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit