Como organizar uma campanha eleitoral: profissionais

por Larissa Maciel em 09/06/2017 ⇠ Veja outros Posts

As eleições de 2018 estão se aproximando, e prometem alto grau de competitividade. Por isso, já está mais do que na hora de começar a traçar as suas estratégias, não é mesmo? Como vimos no post “Como fazer uma boa campanha política?”, as tarefas para conseguir ter sucesso durante o processo eleitoral são muitas.

Para conseguir se promover da melhor maneira possível, sempre visando conquistar os eleitores, você terá que trabalhar muito! Mas para não ter que fazer tudo isso sozinho (nem deve), você pode contar com a ajuda de alguns profissionais especializados, e quem sabe, vencer as eleições!

Hoje, no blogpost do NeritPolítica  trouxemos os principais profissionais envolvidos no processo de organizar uma campanha eleitoral. Você sabe qual é a importância de cada um deles? Quais serão atividades que eles irão desenvolver? Vamos conhecer melhor esses trabalhadores e os serviço prestados?

Coordenador geral de campanha

Coordenador geral de campanha

A coordenadoria geral de campanha é um cargo de extrema importância na hora de organizar uma campanha eleitoral. Fazendo uma analogia com o mundo das organizações, podemos dizer que ele é o diretor da empresa. Só por aí já dá para ver o tamanho da responsabilidade, não é mesmo?

Para que a campanha ocorra da melhor maneira possível, todas as ações precisam estar interligadas, caminhando para o mesmo objetivo. A seleção de cargos, que vamos citar logo mais abaixo, deverão estar conectados às diretrizes do coordenador geral de campanha.

Ele é responsável por tomar as decisões sobre as direções que a campanha deverá seguir. E além disso, deve ser capaz de reunir os esforços dos outros profissionais com a intenção de alcançar a meta: fazer seu candidato ser eleito.

Essa posição deve ser ocupada por uma pessoa que seja de extrema confiança do candidato. Mas além disso, por conta das funções atribuídas ao cargo, ele deve ser extremamente qualificado. Seguem algumas competências fundamentais para quem ocupa essa posição:

  • Liderança: ser um profissional capaz de coordenar e lidar com maestria com outras pessoas e setores.

  • Planejamento estratégico: a partir da análise do cenário, ele deverá traçar um plano estratégico que atinja os eleitores.

  • Gestão: a campanha deve ser tratada como uma empresa, com metas a serem cumpridas. O coordenador geral de campanha deverá ter uma visão gerencial para poder atingir resultados.

  • Comunicação política: entender dos artifícios da comunicação política. Pensar na retórica, nas mensagens e nos canais utilizados.

  • Intimidade com o digital: a internet está sendo muito utilizada nas estratégias dos candidatos. Por isso, para organizar uma campanha eleitoral, esse profissional tem de estar atento a essa nova perspectiva, para que possa propor ações online efetivas.

Atenção: não é recomendado que o próprio candidato ocupe essa função. Nesse momento o aspirante ao cargo público eletivo deve estar focado em outras coisas, como promover a sua imagem e na comunicação com os eleitores.

Gestor financeiro

Gestor financeiro

Independente do tamanho da sua verba de campanha, ela deve ser bem administrada! Os meios precisam ser bem manejados para cada setor, fazendo com que o dinheiro disponível seja bem gasto. Esse é um dos papéis do gestor financeiro.

Mas a mais importante das funções desses profissionais é a arrecadação. São eles os responsáveis por conseguir os fundos para organizar a campanha eleitoral e fazer com que ela acontece. Ele deverá ter algumas habilidades para exercer essa função. Veja!

  • Gestão: ele deverá ter um perfil gestor para conseguir aplicar os recursos visando atingir as metas.

  • Prospecção: deverá ser capaz de angariar contribuintes para a campanha.

  • Por dentro da legislação: deverá conhecer as leis eleitorais para administrar os fundos.

Marquetólogo

Marquetólogo

Estratégias de divulgação bem pensadas são fundamentais no processo eleitoral. Só assim você poderá ser conhecido e cair nas graças do eleitor. O marketing eleitoral é fundamental na organização de uma campanha eleitoral.

O profissional de marketing político traçará as ações de comunicação da campanha, sempre visando o perfil do eleitor alvo de seu candidato. Ele será responsável pela criação de slogans, vídeos, comunicação online e peças gráficas.

Ele também cuida da imagem que o candidato irá transmitir. A roupa, a linguagem corporal, os discursos...tudo tem que passar pelo aval do marquetólogo. Tomando conta desses aspectos e dos materiais de campanha, ele irá conseguir alinhar a mensagem que pretende passar, pois ela precisa ter uma unidade em todos os meios.

São capacidades fundamentais relacionadas ao profissional de marketing eleitoral:

  • Capacidade criativa: o marquetólogo deve saber uma campanha criativa, que cative o eleitor e se diferencie das outras.

  • Capacidade analítica: a campanha deve ser criativa, mas antes disso deve ser efetiva. Por isso a importância de não perder a perspectiva analítica de vista.

  • Conhecimento de todas as mídias: é imprescindível conhecer todas mídias, online e offline, e a partir disso construir a imagem do candidato, criando uma mensagem ideal para cada meio.

Assessor jurídico

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estipula inúmeras regras durante a corrida pelos cargos eletivos. Organizar uma campanha eleitoral sem um assessor jurídico é impossível! As leis são bem minuciosas e vão desde o teto de gastos durante o pleito até o tamanho dos santinhos.

Descumprir essas leis pode tornar um candidato inelegível, inclusive. Contar com o amparo de um profissional desse gabarito torna o processo eleitoral mais tranquilo. Pois, como você já deve saber, esse momento se configura praticamente como um cenário de guerra. E você irá precisar de um advogado como escudo.

Ele irá mapear o seu material de campanha, verificar se ele estará dentro da lei. Mas também irá observar as produções de outros candidatos. Assim, o assessor jurídico conseguirá perceber se os oponentes descumpriram alguma regra que pode atrapalhar o processo eleitoral.

Pesquisadores

Pesquisadores

Esse profissionais são de extrema importância na hora de organizar uma campanha eleitoral. Eles são os suporte das ações que os marquetólogos irão realizar. É a partir do trabalho de pesquisa que o candidato conseguirá construir seu posicionamento e saber se ele, de fato, está funcionando.

Não dá para realizar uma campanhas às cegas. Você precisa levantar dados, quantitativos e qualitativos, para ter onde amparar a sua tática. Pesquisas de intenção de votos, de público e de percepção são algumas das atividades que serão desenvolvidas por esses profissionais.

Militante e cabos eleitorais

Eleições precisam de ações práticas, e os responsáveis por desenvolvê-las são os militantes e os cabos eleitorais. Como já salientamos no post “Cabos eleitorais peças chave nas eleições” o corpo a corpo com o eleitorado é essencial! Só assim você conseguirá conquistar o seu eleitorado.

Os militantes e os cabos eleitorais são pontes que vão estreitar os laços entre o político e os eleitores. Eles precisam fazer com que as outras pessoas se apaixonem pelas propostas do plano de campanha. Algumas competências necessárias à essas funções.

  • Conhecimento das propostas do candidato;

  • Jogo de cintura e bom relacionamento interpessoal.

  • Vestir a camisa da campanha.

Organizar uma campanha eleitoral não é tarefa para se fazer sozinho. Por isso, no post de hoje, mostramos quais são os profissionais que vão auxiliar em todo esse processo.

Mas esses não são os únicos, cada setor pode ser dividido em mais cargos dependendo da verba para pessoal disponível. Mas a partir do que traçamos você poderá montar o seu time de acordo com as circunstâncias em que você está inserido.

Por agora é isso! Quer saber mais campanhas eleitorais? Acesse nossa sessão no blog do NeritPolítica sobre o assunto. Você também pode assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que a gente posta. Bom trabalho e até a próxima!

Passo a passo Campanha Eleitoral

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

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