Candidato político: como se promover?

por Larissa Maciel em 11/05/2017 ⇠ Veja outros Posts

Se você é um candidato político, com certeza já sabe que sua prioridade número 1 deve ser conquistar seus eleitores. Afinal, são eles que te darão seu voto e permitirão que você seja bem-sucedido em sua campanha!

Para conseguir ser bem visto pelos cidadãos, então, é fundamental que você saiba como se promover. Assim como no caso de um produto que deve ser vendido, você também deve fazer propaganda de si mesmo.

Para te ajudar, então, trouxemos aqui algumas dicas que te ajudarão a passar uma boa impressão e a conquistar seus eleitores, fazendo com que eles confiem em você e te escolham como seu líder. Vamos lá?

Esteja em evidência

Só aquilo que é visto pode ser lembrado: essa é a base do marketing. Portanto, estar em evidência é essencial para o candidato político que quer se promover.

Poste nas redes sociais com frequência, participe de eventos sempre que puder, envie emails e SMS aos seus contatos, faça participações em programas de rádio e TV, forneça entrevistas, faça visitas aos eleitores… Enfim, apareça de todas as formas possíveis!

Acredite em você mesmo   

Esta dica pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade: as pessoas conseguem sentir a sua autoconfiança. Portanto, se você realmente acha que você é bom naquilo que faz, isso irá transparecer facilmente. O bom candidato político é aquele que acredita em seus ideais e habilidades.

Então, analise suas fraquezas e procure formas de contorná-las. Aprimore tudo aquilo que precisa ser melhorado. E tenha certeza de que aquilo que você está fazendo está de acordo com a sua moral e seus princípios.

Destaque suas qualidades e conquistas

De nada adianta você ter uma formação acadêmica admirável se ninguém souber disso. Também não ajuda muito se você tiver uma vasta experiência com trabalhos de caridade que a maioria das pessoas desconhece.

Não tenha vergonha de exibir tudo o que você tem de melhor. Sempre que for possível, destaque suas experiências, conquistas e melhores qualidades. Mas, obviamente, é preciso ter cuidado para não exagerar! Caso contrário, você pode passar a sensação de ser um candidato político prepotente.

Cuide da sua aparência

É claro, aquilo que temos por dentro é o que realmente importa. Mas não podemos negar que a aparência também influencia a visão que os outros têm de nós. Portanto, o candidato político que deseja conquistar sua audiência deve cuidar da sua aparência.

Não se trata de usar roupas de marca ou seguir padrões formais estabelecidos pela sociedade. Trata-se, na verdade, de manter uma estética coerente com a imagem que você deseja que seja passada, além de procurar manter uma apresentação agradável.

Seja simpático

Se você for simpático com as pessoas ao seu redor, a chance de elas terem uma boa impressão de você aumentará consideravelmente. Portanto, deixe o stress e mau humor de lado e foque em ser um candidato político agradável. A educação e amabilidade são elementos fundamentais para qualquer pessoa que queria se promover.

Seja visto ao lado de pessoas exemplares

O famoso ditado já dizia: “diga-me com quem andas e te direi quem és”. De fato, as pessoas com as quais andamos influenciam a visão que os outros têm de nós. Portanto, procure parceiros fortes e envolva-se com figuras exemplares.

Faça networking

Como já contamos neste texto sobre eleição de deputado, o networking é mesmo importante! Isso porque as pessoas são o principal ingrediente para que um candidato vença uma eleição de deputado, ou qualquer outro tipo de disputa política. Esse contato não visa apenas à conquista de eleitores, mas também à aliança com líderes e com pessoas que podem trabalhar como voluntárias na campanha.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado! Ter uma rede de contatos valiosa vai muito além de adicionar algumas pessoas nas redes sociais ou trocar cartões de visitas. Um networking de qualidade é aquele em que os dois lados ganham. Ou seja, não se trata apenas de ser ajudado, mas principalmente de ajudar.

Por isso, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. De nada adianta um monte de pessoas saberem quem você é, se elas não sentirem que você vai contribuir de alguma forma para melhorar a vida delas, seja no âmbito social, profissional ou econômico.

Em resumo, não fale apenas de você. Ouça o que as pessoas têm a dizer, encontre formas de ajudá-las, mostre-se aberto para contribuir às suas causas. Faça um contato personalizado, trate cada indivíduo com atenção e busque maneiras de sempre ser útil.

Cuide da linguagem corporal

Como já contamos neste post sobre como conquistar eleitores, o que você diz com o corpo é tão importante quanto aquilo que você diz com as palavras. Por isso, ao falar com o seu público, é preciso adotar alguns gestos e posturas que são capazes de transmitir várias emoções, como confiança, segurança e autoridade.

Existem diversos livros, artigos e sites na internet que possuem várias dicas sobre o assunto. Para te ajudar, reunimos aqui algumas das mais interessantes.

Não fale muito alto

Muitas pessoas acreditam que falar em alto e bom som é sinal de poder, mas um estudo científico da Universidade de Duke comprovou que tons de voz mais baixos transmitem autoridade. Ser sereno, claro nas palavras e falar sem pressa são ótimas maneiras de passar uma boa sensação ao ouvinte.

Coloque as mãos atrás do corpo

Os autores do livro 'A linguagem corporal no trabalho' garantem que entrelaçar as mãos atrás do corpo gera a sensação de poder e superioridade. Veja esta foto do Frank Underwood, da série House of Cards, e veja se ele não passa uma alta sensação de autoridade!

frank-underwood.jpg

Pisque moderadamente

Piscar em excesso pode ser sinal de fraqueza ou nervosismo. Por outro lado, manter um contato visual estável e direto, sem desviar o olhar ou piscar demais, transmite autoconfiança e segurança.

Seja amigável

Sim, você quer passar a sensação de confiança e autoridade, mas isso não quer dizer que você deva ser arrogante ou desagradável. Os eleitores procuram alguém com quem possam se identificar. Por isso, tente enxergar as pessoas às quais você se dirige como velhos amigos. Isso pode ajudar o seu público a “ir com a sua cara”.  

Escolha o assento mais alto

Parece bobagem, mas se você se sentar no local mais alto de uma sala em que haja mais pessoas você ficará em evidência e o seu status será maior. Basta lembrar de figuras importantes, como o Papa e a Rainha, que você entenderá a mensagem que uma simples poltrona pode passar ao público.

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como se promover. Se você é um candidato político e ainda tem dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com nossa equipe de especialistas. Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!

 Ebook: SMS para políticos guia completo

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606
31 3047 5405

© NeritPolítica

by nerit