O que faz um coordenador de campanha política?

por Equipe Nerit - 02/06/2020 ⇠ Veja outros Posts

Há um tempo, um coordenador de campanha política era escolhido apenas pela proximidade que ele tinha de um candidato. Era uma função mais pautada na amizade do que nas competências de um sujeito para exercer tais atividades. Atualmente, as disputas vêm tomando contornos cada vez mais profissionais, o que exige uma formação de equipe amparada pelos mesmos princípios.

Mas fica uma dúvida: o que faz um coordenador de campanha política? Quais são as suas atribuições? No post de hoje vamos descrever melhor as atividades desse tipo de profissional através das características necessárias para compor o perfil ideal do responsável por manter a campanha nos eixos. Vamos lá?

Principais funções

As atribuições de um coordenador de campanha política são muito importantes para que as ações sejam bem executadas. Ele é responsável por fazer com que esforços isolados sejam integrados, visando o mesmo objetivo, tornando o todo consistente.

Esse profissional é responsável por planejar as estratégias de campanha, organizar cronogramas e definir metas que serão repassadas para os outros setores, que são coordenados por ele, como vimos em um post anterior sobre os profissionais envolvidos nas eleições.

Apesar de não ser aconselhável, ainda é comum ver os próprios candidatos assumirem ou se encarregarem de parte dessa função. Os políticos devem estar preocupados em manter contato e conquistar os seus eleitores. Portanto, deixe essas tarefas nas mãos de uma pessoa de sua confiança que possua um perfil compatível com o cargo.

Competências

Competências

Para realizar as atribuições do cargo é necessário que o profissional tenha uma série de características que colaborem para o bom desenvolvimento das mesmas. Essas competências são fundamentais para as atividades que o coordenador de campanha política terá de fazer.

Perfil estratégico

Uma campanha tem de ser tratada como uma empresa. Ela precisa ter um objetivo e dentro de um prazo precisa alcançar as metas estipuladas. É necessário que ele entenda todo o contexto político para que seja capaz de elaborar um plano de ações eficiente.

Planejamento é a palavra-chave na hora de concorrer às eleições. O coordenador de campanha será o responsável por determinar todos os passos que sua equipe seguirá. E é esse perfil estratégico que fará com que as ações desenvolvidas atendam aos anseios da população, fazendo com que o candidato caia nas graças do público.

Liderança

Liderança

O coordenador de campanha é responsável por uma série de outros funcionários. Independente do tamanho da equipe, o profissional tem que ter um espírito de liderança para que consiga orientar os outros membros do time de forma proveitosa para que a campanha política de fato tenha um resultado positivo.

Diante de tantas atividades a serem exercidas, é indispensável que o profissional seja capaz de delegar funções a outros envolvidos na campanha, manejando sempre como essas serão executadas, seus prazos e os resultados.

Organização

Para que a campanha ocorra da melhor maneira possível, organização é crucial. Para interligar as atividades da equipe e do candidato é preciso ter jogo de cintura e muito foco.

Informações vêm de todos os lugares: das pesquisas, dos eleitores, do financeiro, marketing, etc. É fundamental que o profissional consiga lidar com essas demandas de forma metódica. Para atingir esse objetivo é necessário ter capacidade de ordenação e colaboração da equipe. Mas para dar uma força a mais, você pode utilizar um software de gestão de campanha.

Boa relação interpessoal

Boa relação interpessoal

Um coordenador de campanha política terá que lidar com várias pessoas de distintas situações sociais: população, equipe de trabalho, fornecedores, imprensa, candidato, etc. Por isso, é essencial que ele tenha facilidade para lidar com o público.

Paciência, educação, tato social e carisma são imprescindíveis para que ele consiga desenvolver as suas atividades, liderar e manter um ambiente de trabalho agradável, mesmo com toda a pressão presente durante o período de disputa eleitoral.

Noções de marketing

O marketing tem um peso muito grande em uma disputa eleitoral, por conta disso é indispensável que o coordenador de campanha esteja por dentro dos conceitos envolvidos nas atividades.

Para orientar o trabalho dos marquetólogos, ele tem que entender da prática da comunicação política, além de se informar sobre as mídias e conteúdos pertinentes a cada uma delas.

Perfil gestor

Como dissemos anteriormente, a campanha eleitoral tem que ser tratada como uma empresa. E como toda organização, ela precisa de um gestor. E quem vai ocupar essa função no período da disputa pelo cargo público é justamente o coordenador de campanha.

Gerenciamento tático é uma característica necessária, pois ele conseguirá saber quais caminhos tomar se algo no percurso der errado. Além de, junto com o setor financeiro, alocar a verba disponível para que ela seja mais bem aproveitada.

Estar antenado às novidades

Estar antenado às novidades

O coordenador de campanha política deve ser um sujeito muito bem informado. É interessante conhecer de vários assuntos, pois serão eles quem alimentarão as ações que o comitê realizará.

Ele também tem que ficar antenado às novas tendências da área política. Quais são as novidades da área que ajudaram a conquistar o grande objetivo da equipe: fazer com que o candidato seja eleito. É bom se manter em dia com as novas mídias, como as redes sociais, que podem fazer com que a campanha renda muitos frutos. Todo esse conhecimento deve estar alinhado às perspectivas analíticas, mas também criativas.

Entender as leis eleitorais

Depois da minirreforma eleitoral de 2016 algumas coisas mudaram nas leis da disputa política. Algumas práticas que eram permitidas, como o financiamento de campanha pela iniciativa privada, já não podem mais ser realizadas, com pena de impugnação de candidaturas.

Como a organização dos prazos fica a cargo do coordenador de campanha, é importante que ele entenda muito bem todos as exigências dispostas no Código Eleitoral Brasileiro, na Lei das Eleições e na Lei dos Partidos Políticos. Com um acompanhamento desse profissional, e também do responsável jurídico, ficará bem mais simples manter a campanha dentro dos aspectos legais.

Agora você já sabe o que faz um coordenador de campanha política. Esperamos que esse post tenha sido útil para ajudar a pensar sua campanha. Para continuar acompanhando o conteúdo do blog, assine a nossa newsletter. Até a próxima!

Post publicado originalmente dia 30/06/2017 e atualizado dia 02/06/2020.

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