Relacionamento com o eleitor: como construir e manter

por Mariana Silva em 11/07/2018 ⇠ Veja outros Posts

Já falamos em outras oportunidade sobre a importância de criar e incentivar o engajamento e a fidelização do eleitorado. Uma das principais formas de garantir e manter isso é a maneira como é feito o relacionamento com o eleitor.

O engajamento se trata de uma conexão especial entre o candidato/partido e os eleitores e abrange envolvimento, interação, intimidade e influência mútua. Já a fidelização diz respeito a criar elos sólidos, tanto para sempre poder contar com os votos, quanto para criar uma base de apoio efetiva.

Em tese, ambos os conceitos fazem com que o eleitor seja capaz de mobilizar mais pessoas a seguirem seus passos, ou seja, possibilitam a conquista de cada vez mais contatos e votos. Por isso é imprescindível que se invista fortemente no relacionamento com eleitor. Se você não tem ideia de como isso pode ser feito ou aprimorado não se preocupe, este post vai te ajudar. Vamos lá!

Conheça o eleitorado

Conhecer bem o eleitorado é ter em mão informações que serão sempre úteis para traçar estratégias de campanha. Dessa forma, esse deve ser o primeiro passo na construção de um relacionamento com o eleitor. Você deve estar se perguntando: mas como é possível obter todas as informações que eu preciso?

Faça pesquisas! Elas podem ser feitas pessoalmente, de porta em porta, através de formulários online e até mesmo por SMS. O tipo de informação que é necessária vai depender muito do cargo que o candidato pleiteia, mas o básico que precisa ser descoberto é: localidade, sexo, renda familiar, condição social, escolaridade, e até religião. Mas não seja invasivo nessas pesquisas, respeite os limites dos pesquisados para não “forçar a barra”.

Em nosso blog possuímos um post completo que mostra como realizar pesquisas eleitorais: Clique aqui e confira!

Com essas informações identitárias em mãos é preciso buscar saber as necessidades dos diferentes segmentos sociais ou localidades de acordo com os especialistas Marco Aurélio Ubiali e Sérgio Motti Trombelli em seus estudos sobre marketing político. Isso dá o embasamento necessário para se pensar em políticas públicas realmente relevantes para a população. Só assim é possível incluir essas pautas nas propostas.

Quando o eleitorado nota que suas demandas estão entre as propostas do candidato é muito mais provável que ele se identifique com aquela agenda e com tudo que o político representa.

Apresente-se

Uma vez que são obtidas as informações mais relevantes e já temos um conhecimento mais aprofundado sobre os eleitores é preciso se apresentar para o público. Essa dica é essencial principalmente para aqueles candidatos que estão iniciando suas carreiras políticas, uma vez que as pessoas ainda não o têm como uma opção de voto.

Este é um dos momentos em que o marketing pessoal deve ser utilizado com mais intensidade para que a imagem do candidato já seja positiva desde o primeiro contato. E como realizar esse contato inicial? Isso pode ser feito de diversas maneiras.

Aproveite as mídias digitais para alcançar mais pessoas em sua apresentação: uma maneira bem assertiva é através do uso do e-mail marketing. Crie uma campanha e esteja certo de que todas as informações mais relevantes estão presentes: 

  • Se apresente como candidato

  • Conte um pouco de sua história pessoal (isso ajuda a gerar empatia nos eleitores)

  • Mostre suas principais propostas (sempre lembrando do que é possível para o seu cargo)

  • Deixe visível seu número de voto, partido e o que mais julgar necessário.

Para o envio do SMS as informações devem ser um pouco mais resumidas, já que a ferramenta só permite o envio de mensagens com 160 caracteres. Abuse da criatividade e elabore uma apresentação resumida. Também é possível fazer uma breve apresentação e direcionar o seu contato para uma página contendo informações completas!

O site pode ser uma boa pedida nesses casos. Ele funcionará como um local onde você poderá divulgar todas as informações sobre sua candidatura e ações da campanha sem se preocupar com o espaço. Quanto mais conteúdo, melhor!

 

Não deixe de divulgar o site do candidato em suas redes sociais, espaços que também devem contar com uma apresentação de sua carreira, propostas e se manterem sempre atualizados e alimentados com conteúdo relevante.

Relacionamento com a mídia também é relacionamento com o eleitor

A mídia, seja a tradicional ou os novos meios de comunicação (como as redes sociais), é a grande responsável por levar informação política à maior parte do público. É assim que a imagem do candidato chega para a  população.

Por isso é tão importante contar com uma equipe de profissionais qualificados e responsáveis por fazer a mediação com esses veículos, tanto os de TV, rádio, impressos e meio digital. O candidato ou político precisa de uma assessoria de comunicação ou de imprensa.

A assessoria pode trabalhar para fazer com que a candidatura ganhe relevância nas agendas midiáticas de maneira favorável e que isso gere uma imagem positiva para o eleitorado.

Interação e participação

Uma das dicas que vão trazer o maior impacto no relacionamento com o eleitor é a de ter sempre em mente que esse relacionamento deve ser uma via de mão dupla. O eleitorado está cada vez mais exigente, com toda a razão, e cobra ter cada vez mais voz ativa nos processos políticos. E isso até mesmo antes da consolidação de um mandato.

Atualmente uma das melhores maneiras de garantir a interação com o eleitor e fazer com que ele se sinta participativo é através das mídias sociais. Essas plataformas oferecem aos políticos a oportunidade de demonstrar que são solícitos e atenciosos e recebem bem as reclamações e sugestões.

Mais uma vez, podemos citar aqui a importância de contar com profissionais qualificados para te ajudar nessa tarefa! Tenha uma equipe de prontidão para acompanhar a repercussão de todo o conteúdo que é publicado e apta para tirar dúvidas e interagir com as pessoas que acessam a esses canais.

Você precisa monitorar não só o que exige uma resposta, mas tudo que é dito ao seu respeito na mídia.Gostou do nosso post sobre relacionamento com o eleitor? Conte para a gente nos comentários. Aproveite e deixe sua sugestão de conteúdo que deseja ver sendo tratado aqui no blog. E para não perder nada, fique de olho em nossas redes sociais e assine a newsletter para receber os posts em primeira mão! Até logo!

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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