No mercado e no comércio em geral, um cliente fidelizado é aquele que está satisfeito com o produto que comprou ou serviço que recebeu, se mostrando apto a comprar novamente e a influenciar outras pessoas a também se tornarem clientes. Na política, fidelizar eleitores não é muito diferente.
Na vida política o foco é fidelizar eleitores e criar elos sólidos, tanto para sempre poder contar com os votos, quanto para criar uma base de apoio efetiva. Não se trata de vender um produto e muito menos o próprio voto, mas fazer um eleitor satisfeito com sua escolha e convicção política é algo valioso, já que, ele também é capaz de mobilizar mais pessoas a seguirem seus passos.
Também é importante falar sobre a fidelização que garante a reeleição ou a eleição em cargos diferentes dos anteriores. Ela vai além da satisfação e também implica em um encantamento pelos ideais ou figura do político,gerados através do estabelecimento de uma relação confiança e satisfação! Confira abaixo 6 dicas essenciais para fidelizar eleitores!
Conheça o eleitorado
A nossa primeira dica é conhecer bem seus eleitores. Claro que na grande maioria das vezes é impossível conhecer um a um. Mas procurar saber qual é o público principal a quem você se dirige, é possível transmitir a mensagem e delinear estratégias de maneira muito mais assertiva.
Você pode procurar saber, por exemplo, a porcentagem de seus eleitores e potenciais votantes que são do sexo feminino e masculino. Esse dado é essencial, já que mulheres e homens podem necessitar de políticas públicas diferentes. Com essa informação é possível pensar em campanhas de saúde da mulher,contra o assédio ou até mesmo estratégias de marketing mais direcionadas.
É interessante também ter características georreferenciais do eleitorado. Já pensou como pode ser benéfico saber onde estão localizados seus eleitores e mobilizadores?
Para tal, uma ferramenta de geoprocessamento político é extremamente útil, além de permitir que você segmente seu público e direcione melhor suas ações e estratégias.
E como ter acesso à maioria dessas informações? Isso é assunto para o próximo tópico!
Alguma dúvida? Pesquise e pergunte ao próprio eleitor
Esse é o passo que irá fornecer todo o reconhecimento de campo necessário para a maioria das táticas. As pesquisas geralmente são feitas pessoalmente, de porta em porta e são elas que permitem que o mapeamento estratégico seja feito.
Tenha uma equipe treinada especificamente para fazer as pesquisas e tente seguir as seguintes orientações dos especialistas em marketing político Marco Aurélio Ubiali e Sérgio Motti Trombelli:
“... é preciso segmentar a pesquisa por localidade, sexo, renda familiar, condição social, escolaridade, e até religião se for o caso. Depois vêm as perguntas específicas, envolvendo as necessidades dos diferentes segmentos sociais ou localidades. ”
Todas essas questões, quando respondidas e te ajudarão a se aproximar ainda mais do público e fidelizar eleitores.
Mas um cuidado precisa ser tomado ao realizar pesquisas. Não seja muito invasivo e respeite os limites das pessoas questionadas. Não faça questionários muito longos, eles podem ser cansativos. Certifique-se também de que todos os dados foram colhidos legalmente e de maneira ética.
Vá até o eleitor
Os eleitores apreciam muito a possibilidade de ver pessoalmente o político. Visite centros culturais e de saúde, hospitais, escolas, universidades, sedes sindicais, empresas, etc. Promova encontros, rodas de conversa, comícios e debates.
Esse tipo de interação é muito importante, pois mostra que o político realmente tem interesse no cotidiano do eleitor, está aberto ao diálogo e se mostra acessível, disposto a governar de perto. Ouça com atenção o que as pessoas têm a dizer nessas oportunidades.
Esteja presente no meio digital
Além de se mostrar próximo presencialmente do público, é imprescindível marcar presença digitalmente. Mais de 120 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e o número só tende a crescer. O marketing político digital deve ser uma das grandes preocupações na hora de fidelizar eleitores e gerar engajamento com o público.
Vamos destacar aqui duas ferramentas/ações. São elas:
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Site oficial: Este é o local destinado para reunir as as informações sobre o político e também a trajetória política e de vida, assim com as ideias e principais projetos. Também é uma ferramenta de retenção de contatos
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Inbound marketing: Outra tarefa importante do marketing político digital é a produção constante de conteúdo que seja relevante para o eleitorado. Certifique-se de mantê-lo sempre muito bem informado sobre todas as suas ações. Isso pode ser feito através de blogs, redes sociais, envio de e-mail marketing e SMS e conteúdo em vídeo para internet.
No entanto, não delegue essa função à amadores. Por trás de boas ações de marketing existe muito planejamento estratégico e uma equipe toda voltada para desempenhar essas funções. O que nos leva ao próximo tópico!
Conte com um Relações Públicas
O profissional de Relações Públicas (ou RP) irá trabalhar de forma integrada com toda a equipe de marketing político. Ele saberá realizar um diagnóstico que indicará quem são os eleitores, a imagem atual do político e de seus adversários e o público-alvo.
Logo após isso será capaz de elaborar estratégias. Todo o trabalho do profissional gira ao redor de um organograma e cronograma e seu pensamento se volta para orçamentos, ações estratégicas a serem implantadas como eventos, divulgações, mobilizações de rua e de marketing digital, etc. O RP é capaz de definir estratégias de construção ou de reestruturação imagem e a identidade do político.
Esse profissional também é o mais qualificado para gerenciar e minimizar crises de imagem e reputação, e o mais importante de tudo: evitar que elas aconteçam!
Planejar, organizar e executar os eventos políticos, tanto de campanha quanto de mandato, como comícios, carreatas, palanques, visitas, etc., cuidando para que tudo corra bem e para que o político se apresente da melhor maneira possível. Tudo isso e mais são tarefas que cabem a um RP.
Preste contas
Não esqueça o fato de que eleitores têm interesse em saber de onde vem os recursos empregados na campanha e o que é feito do dinheiro público durante o mandato. Então não deixe de prestar contas!
O político que se mostra transparente e limpo através da prestação de contas, demonstra para seus eleitores não apenas sua honestidade, como também responsabilidade com gastos e eficiência com os investimentos
Gostou das nossas dicas para fidelizar eleitores? Conta pra gente nos comentários! Vamos adorar saber o que você está pensando!
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Mariana Silva
Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.
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