Marketing político digital: está na hora de investir!

por Mariana Silva em 08/02/2018 ⇠ Veja outros Posts

O marketing político digital é um destes pontos indispensáveis. Provavelmente você já ouviu que algo só existe de fato se estiver presente na internet. Isso faz com que a presença online se torne praticamente obrigatória para quem deseja ter qualquer relevância na corrida eleitoral ou na administração do seu mandato. Mas essa presença não pode ser feita de qualquer jeito.

Atualmente internet já é a segunda principal fonte de informação sobre política no Brasil, perdendo apenas para a TV. Segundo dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês), o país fica em quarto lugar no ranking mundial de usuários conectados. Mais de 120 milhões de brasileiros possuem acesso à internet.

O marketing político digital requer planejamento e investimento. Não é possível “passar a existir” de um dia para o outro no meio virtual. Todo o processo de implementação necessita de um planejamento estratégico que envolve muito trabalho. Vamos agora a alguns dos principais quesitos que não podem ficar de lado quando pensamos em marketing político digital.

profissional de marketing

Contrate um profissional de marketing

É importante ressaltar que todo esse planejamento estratégico não pode ser feito por qualquer pessoa. O profissional de marketing político é capacitado para traçar as ações de comunicação da campanha, sempre visando o perfil do eleitor alvo de seu candidato, além de cuidar da imagem que se deseja transmitir.

Invista em um site

Um site oficial para políticos é indispensável. Umas das principais finalidades dessa ferramenta é ser uma central com as informações sobre o candidato e um instrumento de retenção de  contatos. É importante que o site contenha também a trajetória política e de vida do candidato, assim com as ideias e principais projetos.

Faça das redes sociais suas maiores aliadas

Mídias como Facebook, Instagram, Linkedin, etc., podem ser trabalhadas de forma integrada no compartilhamento de conteúdo e informação. São maneiras interessantes de mostrar aos eleitores mais sobre os seus passos, propostas, ideias, etc. Além disso, durante o período certo é permitido a produção de postagens patrocinadas e impulsionadas.

Todo o planejamento deve mirar em gerar interação com o eleitor e promover engajamento. 3 pontos devem ser pensados:

  • A Frequência é importante para conseguir uma presença ativa nas redes sociais e a produção de conteúdo recorrentes. Um calendário editorial pode ajudar com a organização de suas ações.

  • A mensuração consiste no monitoramento de como cada postagem é recebida pelo público-alvo, através de, por exemplo, o número de reações, compartilhamentos e comentários e saber se o número de curtidores/seguidores está crescendo.

  • E por último, a gestão de crise, que é saber como contornar situações adversas.

Utilize E-mail Marketing e SMS

O e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima de marketing político digital para ajudar seus eleitores a entender o processo político. Produza e envie conteúdos ricos de forma automatizada. Para isso, contar com um software de gestão política pode lhe poupar trabalho e gerar muitos resultados.

Já o SMS é um recurso barato e eficiente. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015, mostram que no ano de 2013 mais de 130 milhões de brasileiros maiores de 10 anos possuíam telefone móvel pessoal. Em 2018 esse número com certeza aumentou bastante!

Inbound Marketing para políticos também é eficiente!

Todas as estratégias citadas acima, fazem parte do que chamamos de Inbound Marketing!

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma estratégia que busca chamar atenção das pessoas. Todos os conteúdos são pensados a partir do público-alvo, ou melhor, das personas. E através dessa atividade, o que se visa, é conquistar a permissão para se comunicar com essas pessoas de forma direta.

Quando falamos de marketing político digital, você não pode deixar de pensar em estratégias de atração de eleitores e veiculação de conteúdo relevante. Dessa forma os pontos mais relevantes do inbound são o marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca) e redes sociais.

conteudo em video marketing politico digital

Conteúdo em vídeo é a aposta do momento!

Conteúdo em vídeo é uma ótima maneira de aumentar o engajamento dos eleitores e a fixar mensagens na mente do público. É necessário pensar em um roteiro que esquematize a fala, produzir uma pauta com orientações técnicas sobre a filmagem, e ensaiar bastante para que tudo fique o mais natural possível.

É claro que a produção desse tipo de conteúdo exige um pouco mais de investimento, mas temos um texto que vai te ajudar a reduzir esses gasto e fazer o melhor com os recursos disponíveis.

Entendeu a importância do Marketing Político Digital? Pretende adotá-lo ou aperfeiçoar suas estratégias para a campanha eleitoral de 2018? Conte com a gente! Acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter para mais conteúdo sobre o assunto. Até a próxima!

 Ebook: como usar SMS em uma campanha eleitoral

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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