Marketing pessoal para políticos: dicas para sair na frente

por Mariana Silva em 22/05/2018 ⇠ Veja outros Posts

Para dois dos principais estudiosos e teóricos do marketing, Philip Kotler e Kevin Lane Keller,  ele “Está por toda a parte. Formal ou informal, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing”. O termo e todas as estratégias que ele requer visam promover algo, que pode ser uma ideia, produto, serviço, empresa, negócio, etc. Até mesmo uma pessoa. E é justamente aí que surge o conceito de marketing pessoal.

Mas e o marketing pessoal para políticos, como se configura?

O marketing pessoal para políticos diz respeito a saber “se vender”, ou melhor, saber promover a melhor imagem possível dentro do escopo de pretensões que o indivíduo almeja para si. No caso político significa associar a imagem do político sempre às experiências altamente positivas.

O marketing pessoal vai de encontro com ideias que pretendem expor todos os valores do políticos com os quais o eleitorado possa se identificar. No entanto isso requer uma série de estratégias e um planejamento muito bem elaborado.

Entenda melhor o que pode ser feito e quais são as melhores ações para garantir a melhor imagem possível para o público. Então vamos lá!

O marketing pessoal na era da internet

Aqui no blog do NeritPolítica nós já explicamos várias vezes a importância de ter uma boa presença na internet. Mas ela não pode ser feita de qualquer forma.

Lembre-se que o advento da web reconfigura todos os parâmetros de construção, solidificação e manutenção da imagem pessoal para políticos. Todo um contexto positivo construído através de anos pode ser levado por água abaixo em questão de horas.

E da mesma forma o contrário também pode acontecer. Grandes ícones políticos podem surgir da noite para o dia. Tudo isso graça ao poder de viralização que a internet confere aos mais diversos tipos de conteúdo.

Isso tudo quer dizer que o marketing digital deve ser uma das bases do marketing digital para políticos. Sempre que possível, uma equipe qualificada deve ser destinada à planejar e administrar todas a criação e divulgação de conteúdo para internet, seja para as redes sociais, sites e blog, e-mails e SMSs, etc.

Fotografia: vendendo a imagem com a própria imagem

fotografia

Esse é um passo muito importante que deve ser observado na construção e solidificação da imagem de qualquer pessoa pública, portanto essencial para o marketing pessoal para políticos.

Isso pois a fotografia provavelmente será o recurso com maior alcance, principalmente em uma campanha eleitoral, estampando praticamente todas as peças de divulgação, como santinhos, outdoors, site, imagens de perfil das redes sociais e muito frequentemente aparecendo também na TV.

O ideal é possuir uma boa gama de fotos para poder variar a cada publicação, até mesmo porque pode ser necessário usar imagens diferentes em variadas plataformas ou peças.

Mas todas devem possuir ótima resolução e qualidade. Isso é facilmente garantido com o trabalho de um bom fotográfo, que terá os equipamentos e técnicas corretos para assegurar o melhor resultado, sabendo trabalhar com os ângulos e iluminação corretos, além da edição das imagens. Nada de amadorismo aqui!

Fotografias que transmitem um momento de maior descontração também são bem vindas em ações de marketing pessoal para políticos, mas devem ser deixadas para ocasiões e para as plataformas oportunas. Um bom local para esse fim é o feed ou a funcionalidade stories do Instagram.

No último, é possível criar vídeos curtos de até 10 segundos e imagens que ficam disponíveis por no máximo 24 horas e logo depois são automaticamente apagadas. Ideal para registrar momentos de maior espontaneidade com a família ou os amigos do político e mostrar ao público que ele também é uma pessoa comum, construindo uma imagem mais humanizada e próxima.

Boa comunicação e relacionamento interpessoal

boa comunicacao

Uma das principais características que os políticos precisam possuir é falar bem. Esse é o segredo que faz com que até mesmo pessoas muito tímidas possam ser políticos muito bons e bem relacionados.

No entanto, poucas pessoas possuem essa habilidade nata. Mas isso não é um problema, já que a boa comunicação é uma aptidão que pode ser adquirida e aprimorada. Existem várias técnicas para trabalhar a oratória, algumas delas você pode conferir aqui neste post, além de cursos específicos.

Possuir uma boa comunicação não significa usar palavras difíceis e ter uma fala rebuscada, muito pelo contrário, significa ser bem entendido pelo maior número de pessoas. E muitas vezes isso está relacionado à simplicidade, falar corretamente, mas sem “enfeitar” a fala.

Outro ponto importante do marketing pessoal para políticos é a forma de se relacionar e de se impor em relação às outras pessoas. Muito em parte porque o networking é essencial na construção de uma carreira e da imagem pessoal. Caso esse não seja o seu forte, também é possível aperfeiçoar e desenvolver essa características.

Isso requer exercícios de autoconhecimento. O político precisa reconhecer e saber identificar suas falhas e pontos fracos, só assim será capaz de começar a lapidar esses traços.

Caso esse ponto seja um lugar de dificuldade, sempre é possível recorrer a orientação e ajuda de coaches ou de um consultor especializado na área de relacionamento interpessoal, profissionais que podem ajudar a encontrar a melhor maneira de encontrar a chave da auto superação.

Entenda que o marketing pessoal para políticos e a construção de uma boa imagem pública deve ser uma das prioridades de um bom trabalho. Afinal de contas é a confiança e segurança transmitidas que garantem não só o voto dos eleitores e a manutenção do mandato, mas também o apoio de aliados no financiamento de projetos e da própria campanha, por exemplo.

O que achou do nosso post sobre marketing pessoal para políticos? Já adota alguma dessas técnicas ou tem algum caso interessante para contar? Compartilhe com a gente nos comentários as suas experiências e ideias. Vamos adorar saber um pouco mais sobre nossos leitores!

O nosso blog conta sempre com novos artigos muito úteis para sua carreira política. Assine a newsletter e siga a gente nas redes sociais para nunca perder nada! Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit