Como usar as redes sociais na atração de eleitores

por Mariana Silva em 23/04/2018 ⇠ Veja outros Posts

Com a aproximação do período eleitoral, fica impossível não pensar em estratégias para a atração de eleitores, já que só isso é capaz de garantir a vitória nas urnas.

Segundo dados de 2017, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais, passando em média mais de 5 horas por dia em frente a um computador e quase 4 horas em tablets e celulares. Esses números são muito altos e não podem ser deixados de lado na construção de uma campanha eleitoral.

Quanto mais mídias um candidato estiver presente, maior será a abrangência de sua campanha, ou seja, mais pessoas serão atingidas. Mas talvez mais importante que isso seja a qualidade dessa presença, o que determina sua real eficiência.

Já é possível estabelecer vínculos com o eleitorado nas mídias, sem necessariamente estar fazendo campanha. Vamos agora às principais dicas de como usar as redes sociais na atração de eleitores!

Crie um cronograma de publicações

cronograma de publicacoes

É muito importante estabelecer um calendário editorial das postagens tanto para organizar o trabalho da equipe responsável pelas mídias, quanto para satisfazer as necessidades dos seguidores por novidades.

Os conteúdos se tornarão muito eficientes se tiverem uma cadência de publicação e uma certa periodicidade. Por isso determine a quantidade de posts que entrarão em cada rede por dia e por semana. Um cronograma ajudará a organizar o trabalho da equipe responsável pelas mídias.

No cronograma é importante determinar, além da frequência, a temática das publicações. É interessante variar os temas abordados e, se possível, o formato.

Conteúdo relevante

Quando se pensa na atração de eleitores em mídias sociais, o conteúdo que irá ser veiculado é essencial. É muito mais compensatório produzir um conteúdo que seja relevante para os usuários, do que produzir um volume muito grande de postagens que não dizem nada.

Analise o que cada plataforma permite e varie entre textos, imagens, vídeos, publique gráficos, estatísticas, pesquisas, etc., que envolvam o candidato, conteúdo que mostre um pouco a vida pessoal (isso ajuda a aproximar o político dos eleitores, transmite uma imagem mais humanizada), etc.  

Utilize imagens de boa qualidade, principalmente no Instagram. O foco desta plataforma são as fotos, mas é possível variar no tipo de imagem usando peças gráficas e criar publicações em carroussel, conjunto de várias imagens em uma mesma postagem.

Mais recentemente, o Instagram e o Facebook aderiram a um novo recurso, vídeos curtos de até 10 segundos com vida útil de 24 horas. Algo bem semelhante ao que já era feito pelo Snapchat. As plataformas também permite que os candidatos realizem transmissões ao vivo, são ótimas opções para eventos em que o candidato fala à população, por exemplo.

Faça bom uso das hashtags

Use ferramentas com Twitonomy, Hashtagify ou RiteTag para conseguir identificar quais as hashtags são mais relevantes para seus eleitores em potencial e passe a utilizá-las em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram.

As hashtags podem ser muito úteis na atração de eleitores em algumas datas comemorativas, como por exemplo dias das mãe, dos pais, da mulher, etc. Usá-las aumenta em muito as chances de conseguir interagir com usuários que estão as utilizando ou fazendo buscas que remetam a estes temas. Mas use apenas as realmente relevantes para não sobrecarregar a publicação de hashtags desnecessárias.

Monitoramento e métricas

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Alguns números são importante de serem verificados com certa constância quando se trata de gestão de mídias sociais. São os chamados indicadores. As próprias redes já costumam conceder esses números, mas também existem ferramentas pagas e gratuitas desenvolvidas especificamente para medir esses índices que apontarão se a atração de eleitores realmente está acontecendo nas redes.

Basicamente, devemos ficar atentos ao seguintes indicadores:

  • Número de fãs/seguidores e de visitas;

  • Engajamento nas publicações (curtidas, compartilhamentos e comentários);

  • Alcance (quantas pessoas visualizaram a publicação);

  • Número e qualidade das menções públicas, em grupos, eventos e na própria página ou perfil.

Lembre-se que mesmo na internet, a campanha eleitoral antecipada é considerada ilegal. A propaganda eleitoral nas redes sociais pode ser realizada após o dia 15 de agosto do ano da eleição. Antes disso o candidato não pode pedir votos de maneira explícita e nem se apresentar como candidato.

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a entender melhor como as redes sociais podem ser excelentes aliadas na atração de eleitores. Nós contamos com uma infinidade de posts para te ajudar com sua campanha.

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Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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