O uso das redes sociais está em uma crescente, e isso não acontece de forma diferente com o Instagram. O aplicativo está em um ótimo momento, e por isso vamos te contar porque você deve inseri-lo em sua estratégia de campanha eleitoral, além de te dar algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá?
Números
O Instagram está crescendo, se reafirmando cada vez mais como uma boa mídia para estratégias de campanhas eleitorais. Ele tem uma das maiores audiências na internet, com mais 700 milhões de usuários. O Brasil é o 2º lugar com maior presença nessa rede, somando 45 milhões de perfis, ficando atrás só dos EUA.
Opções
Existem algumas formas de se oferecer conteúdo no Instagram. Vamos ver quais são elas?
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Imagens: podem ser fotos ou peças gráficas no formato quadrado ou retangular;
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Vídeos: devem ter duração de até 60 segundos, com ou sem a opção de uso do áudio;
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Carrossel: conjunto de imagens na mesma postagem;
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Instastories: vídeos curtos, que ficam na plataforma por 24 horas. Opção de transmissões ao vivo mais longas.
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Campanhas pagas: anúncios que aparecem na timeline dos usuários que se encaixam com o público previamente determinado.
Filtros
A própria plataforma oferece a possibilidade de transformação das imagens e vídeos. Através de diversos filtros e ajustes técnicos como luz e contraste, você pode fazer alterações em seu conteúdo. Só tenha cuidado para não pesar a mão, conteúdos cleans são mais interessantes!
Campanhas pagas
A realização de anúncios pagos em redes sociais e o impulsionamento de páginas e publicações, assim como o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas, foi autorizada a partir de 2017! Não é permitida a parceria com digital influencers, uma prática muito comum no mercado tradicional.
Boas práticas
Existem algumas atitudes que devem fazer parte de sua rotina, quando se escolhe trabalhar com essa mídia. Praticá-las é um grande passo para que sua estratégia seja um sucesso.
Frequência
De nada adianta estar presente em uma rede social, se o seu eleitor chegar no seu perfil e o encontrar abandonado. Por isso, não deixe de ter uma frequência de postagem, e para te ajudar a controlar tudo isso, desenvolva um calendário editorial. Ali você vai marcar todas as postagens e temas em que você irá trabalhar.
Interação
Não ignore quem está estabelecendo algum tipo de contato com você. Responda, tire as dúvidas e saiba contornar possíveis críticas. Em relação à gestão de crise, recomendamos: nunca apague comentários. Fazer isso não é garantia de que ninguém já viu, mas sim de que você não foi capaz de resolver aquela situação.
Monitoramento
Mensure a quantas anda o seu perfil, o número de seguidores, de interações e de curtidas são parâmetros que te ajudarão a identificar se a estratégia que está sendo adotada está dando certo.
Dicas
Para se dar bem no uso do Instagram para campanhas eleitorais você tem que ficar atento à algumas variáveis. Existem alguns aspectos que precisam fazer parte de sua estratégia. Veja!
Formato
Com vimos anteriormente, são disponibilizados pelo Instagram 4 formatos de publicação: imagens, vídeos, instastories e carrossel de imagens. Você deverá escolher o melhor meio para passar a ideia que você deseja.
As imagens são os formatos mais comuns na rede. Nelas você pode usar filtros e fazer alguns ajustes na própria plataforma. Contudo, você não precisa postar necessariamente uma foto. Também é possível postar artes nos formatos permitidos: quadrado e retangular.
Os vídeos precisam ter, no máximo 60 segundos. Também podem sofrer alguns ajustes como nas imagens. A outra forma de postagem é o carrossel. Ele consiste em conjunto de até quatro imagens. A grande vantagem dele, assim como o vídeo, é a possibilidade contar histórias.
O Instastories é um recurso criado para concorrer com outro aplicativo, o Snapchat. A possibilidade de criar vídeos curtos com vida útil de 24 horas e transmissões ao vivo são ótimas opções para eventos em que o candidato fala à população.
Fique bem atento na hora de escolher qual tipo irá usar, isso interfere na forma como seu conteúdo será recebido por seus eleitores em seu do Instagram para campanhas eleitorais.
Defina o seu objetivo
O que você espera daquela postagem? Defina o objetivo geral para o uso do Instagram para sua campanha eleitoral, mas determine, também, qual a intenção vai sustentar aquela publicação específica. Essa postura ajuda na criação de conteúdos mais eficientes e mais assertivos.
Segmente seu público
Determine como se constitui o perfil do eleitorado que você deseja atingir. Essa prática é das mais importantes, pois, suas estratégias devem ser executadas de modo a chegar nessas pessoas. Sem estudo qualquer campanha é um tiro no escuro (que às vezes pode até acertar o pé).
Faça parcerias
As pessoas costumam confiar mais se virem outras dando um aval positivo para o candidato. Se você possui apoiadores, especialmente aliados influentes na web, converse com eles. Eles podem criar conteúdos sobre o político, aumentando a credibilidade do mesmo.
Não se esqueça do call-to-action
Call-to-action, significa chamada para ação e esse item que fará com que os seus eleitores descubram mais coisas sobre você e continuem navegando por suas páginas e conteúdos. Induza os eleitores a clicarem em links que podem levar para outros espaços, onde eles encontrem mais informações sobre você. Isso incrementa, e muito, a sua estratégia.
Use hashtags
O engajamento aumenta muito com o uso das hashtags. Muitos usuários pesquisam e encontram conteúdo através da hashtag. Por isso, o uso desse elemento é muito importante. Aumenta a interação e até o número de seguidores. Não deixe de usá-la, mas com moderação, é claro!
Indique a localização
Outra ferramenta de pesquisa é a localização. Você pode postar um foto com eleitores e para facilitar a identificação, já que você passa por muitos lugares, inserir o bairro ou lugar em que você estava. Essas pessoas possivelmente gostariam de ter registrados não só a foto, mas o espaço onde aquele evento aconteceu.
Inclua o eleitorado
Produza conteúdo a partir dos eleitores. Convide-os para produzir alguns posts, usem fotos, vídeos caseiros, falas ou outros materiais que eles criaram enquanto estavam em contato com a campanha. Não se esqueça de prestar atenção na questão de direitos de uso e imagem.
Engaje
Use hashtags, faça conteúdos atraentes, convide os eleitores para postarem algum assunto, etc. São várias as possibilidades de engajar a população. Essa tática deixa o candidato mais próximo de seu público e de uma vitória na eleição.
Compartilhe
Aquele conteúdo não precisa ficar só no Instagram, ele pode ser compartilhado em outras mídias como o Facebook e o Twitter. Essa é uma prática que permite o aumento do número de pessoas que se pode atingir através de um conteúdo.
Quando bem utilizado, o Instagram para campanhas eleitorais pode potencializar a sua estratégia. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que você consiga utilizar essa rede para alcançar mais eleitores. Continue ligado em nosso blog para receber outras como essa., é só assinar nossa newsletter. Até mais!
Equipe Nerit
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