Como atingir eleitores: escrever bem para ganhar votos

por Equipe Nerit - 28/07/2017 ⇠ Veja outros Posts

Para produzir materiais de comunicação, tanto para mandatos quanto para a época das eleições, é preciso profissionais que escrevam bem, elaborem conteúdos interessantes e sejam produtivos.

Imaginamos que você seja um desses redatores ou profissionais de marketing que possuam todas essas características. Mas como aprender nunca é demais, selecionamos 9 dicas para te ajudar a escrever bem e atingir eleitores. Acompanhe com a gente!

1. Pesquise

Se envolva com a temática política, essa dica vai te ajudar a muito. Pesquise os temas que são abordados com frequência no meio, a linguagem que costuma ser empregada e os formatos utilizados.

Depois de adquiridos, esses conhecimentos irão colaborar para o seu processo de produção de materiais de comunicação, seja para campanha ou mandato. Não se esqueça de empregar essa atitude em seu trabalho.

2. Entenda seu público

Para quem sua escrita será direcionada? Trabalhar com textos, para muitos, parece ser uma tarefa que lida apenas com aspectos da criatividade e da subjetividade. Sim, esses são parâmetros que norteiam as ações dos profissionais dessa área, mas não são (e nem devem) ser os únicos.

A capacidade analítica é uma qualidade muito importante e deve fazer parte das atividades, desde a concepção até a finalização. Entender o público é parte fundamental nessa história. Para atingir os eleitores, você precisa conhecê-los, para que assim, consiga buscar técnicas de escrita que sejam adequadas a eles.

3. Tenha referências

Você precisa ter repertório. Qualquer profissional da área de criação precisa estar sempre em contato com outras artes. Só assim é possível acumular referências que servirão de base para execução do seu trabalho.

Leia jornais, livros, revistas, etc. Explore materiais de comunicação e campanhas inovadoras. Se alimente de outras formas de produção que não estão ligadas diretamente a sua, como é o caso das artes plásticas e do cinema. As imagens, assim como as palavras, podem ser grandes fontes de inspiração.

4. Ortografia

Essa não podia estar fora de nossa lista. Você precisa produzir conteúdos que seguem as normas padrão da língua, no nosso caso, da portuguesa. Escrever corretamente é imprescindível para que seu texto consiga atingir eleitores.

Nada mais constrangedor do que se deparar com erros de ortografia em materiais de comunicação política e eleitoral. Quando isso acontece, todo esforço empregado na produção corre o risco de ser jogado fora, pois, muitas vezes, essas falhas culminam na perda de credibilidade de um candidato ou governante.

Passamos recentemente por um acordo ortográfico que alterou algumas questões em nossa escrita, como acentuação, hifenização, etc. Se a dúvida bater, não deixe de consultar dicionários ou pessoas que manejar melhor essas regras. Existem ótimas opções online que não te deixarão na mão.

5. Coesão

O seu texto não pode ser um emaranhado de frases soltas. Você precisa que ele seja entendido como uma unidade com sentido completo. Por isso, uma dica muito importante para escrever bem e atingir eleitores é a coesão.

Talvez esse princípio seja mais importante até mesmo que a própria ortografia. Um conteúdo pode até ter algumas palavras escritas erradas se nada atrapalhar a compreensão do leitor. Por exemplo, se eu escrevesse “O evento vai acontecer na minha caza.”, você notaria a minha falha ortográfica, mas ainda assim entenderia a mensagem.

Mas agora, se eu lançasse o seguinte trecho, que tiramos de um site sobre língua portuguesa, o que aconteceria?

'Carlito partiu no barco verde. O barco era longo e forte. Carlito parou perto da árvore. Era tarde, e Carlito dormia. Acordou e comeu carne de carneiro. Que calor! Vou nadar!'

Muito provavelmente essa composição é mais desagradável que a anterior, certo? Adotando princípios de coesão, que incluem o uso de articulações gramaticais e conectivos, o período se apresentaria da seguinte forma:

“Carlito partiu no barco verde, que era longo e forte. O menino parou perto da árvore. Ficou tarde, e acabou adormecendo. Acordou com uma fome danada, com vontade de comer carne de carneiro. Não comeu porque carneiro não dá em rio. Sobrou a chance de nadar, o que foi bom, porque fazia calor.”

(Ponsseti, Sírio, 2002 – Mal Comportadas Línguas, Curitiba, Criar Edições: 114-115.)

Bem melhor, não é mesmo? Você precisa ficar atento a essas questões pois são elas que possibilitam que você construa um sentido.

6. Produtividade

Esse princípio é importante. Não dá para esperar a inspiração para produzir, quem dera fosse assim. Os mercados exigem velocidade aos seus funcionários, e não é diferente no cenário político.

Mas você não precisa abrir mão da qualidade e virar uma máquina de escrever textos. O que você precisa fazer é buscar por meios que otimizem seu trabalho. Técnicas de processos e estruturação de conteúdo e ferramentas para foco são ótimas opções para te ajudar nessa missão.

7. Se adapte ao meio

Você vai escrever para um público e essa é uma premissa muito importante para se ter em mente na hora da criação. Mas outra, tão importante quanto, é  pensar no meio em que esse conteúdo será inserido.

Se a ideia é fazer um material para backbus, por exemplo, você não pode escrever um texto longo. O tempo de contato das pessoas com aquela peça é curto, por isso pense em algo com rápida possibilidade de escaneamento.

Entender a mídia que irá utilizar e todas as boas práticas referentes à ela é uma atitude fundamental para escrever bem e atingir eleitores.

8. Tenha uma identidade

Você pode estar em diversos meios, cada um exigindo um formato de conteúdo diferente do outro. Mas ainda assim, é imprescindível que exista uma unidade que tome conta de todo material de comunicação.

O seu candidato ou governante deve ser o mesmo e ter a mesma linguagem, seja no Facebook, no blog ou no santinho. Crie uma espécie de personagem, eu-lírico, para te orientar nessa função e te ajudar a manter uma uniformidade.

9. Revisão

Essa prática é extremamente importante. Se você busca escrever bem e atingir eleitores você não pode pular esse passo, pois ele é fundamental para que seu caminho seja traçado de maneira proveitosa.

Leia em voz alta, espere um tempo depois da produção e faça uma leitura. A partir daí fica mais fácil corrigir possíveis ( e absolutamente normais) falhas. Tenha uma outra (ou mais de uma) pessoa em sua equipe para também se responsabilizar por essa tarefa.

Muitas vezes nós mesmos não conseguimos perceber nossos próprios erros. Afinal, o assunto e a estrutura textual estão tão internalizadas, que elas podem chegar a nos cegar. Portanto, tenha um parceiro para dividir essa função com você, vai ser muito produtivo!

Bônus: Como conquistar todas essas habilidades?

O sucesso, a produtividade e a eficiência na escrita não vêm do dia para noite. E aqui vai uma verdade: as possibilidades de aperfeiçoamento nunca estão findadas. Sempre existe a chance e a necessidade de melhorar um ou outro ponto.

A prática contínua é a base para o sucesso do seu trabalho, e, por isso, ela é a nossa dica bônus de como escrever bem para atingir eleitores. Esperamos que elas tenham sido úteis para você.

Se você gostou do nosso conteúdo, continue nos acompanhando. Assine nossa newsletter e receba atualizações com os nossos textos. Até a próxima!

ebook

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

(31)9 9202-9450
Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit