Oratória para políticos: 14 técnicas para usar agora!

por Mariana Silva em 22/11/2017 ⇠ Veja outros Posts

Uma figura pública precisa saber passar o seu recado de forma a encantar quem está ouvindo. Para isso, selecionamos algumas técnicas de oratória para políticos que irão melhorar e muito o seu discurso. Acompanhe com a gente!

1. Se prepare

se-prepare

Antes de mais nada, você precisa pensar em tudo que deseja falar em um discurso. Muitas pessoas pensam que ter domínio da oratória é algo natural, uma habilidade que nasce com o indivíduo.

De fato, algumas delas tem o dom de se expressar bem. Mas isso não é suficiente, é necessário muito trabalho. Um bom conteúdo não é algo que apenas surge, mas algo milimetricamente estruturado para atingir seus objetivos.

Portanto, faça um escopo, um roteiro, se prepare bem para o seu momento. Você tem que fazer com que aquele tempo que passará com a sua audiência valha a pena, para que você colha seus louros mais adiante. Essa é uma das principais dicas de oratória para políticos, e você não pode se esquecer dela!

2. Entenda seu ouvinte

Cada grupo social é acessado de forma diferente pela linguagem. Não adianta falar palavras difíceis, que mostrem todo o seu conhecimento para pessoas que sequer entenderão o que você quis dizer. Um sujeito sábio de verdade, tem a capacidade de transformar qualquer conteúdo complicado em algo que até mesmo uma criança é capaz de compreender.

Por isso se atente à alguns aspectos fundamentais:

  • Perfil: entenda que tipo de audiência você recepcionará. As coisas que interessam aquele grupo, seu grau de instrução, etc.

  • Linguagem: adeque sua linguagem à esse público.

Quando se trata de oratória para políticos, o importante nem sempre é trabalhar com toda “pompa e circunstância”, mas sim, se aproximar do seu ouvinte. Compreender todo o contexto que envolve aquelas pessoas e tentar se inserir nele.

3. Pratique seu discurso

Quem sabe faz ao vivo, já diria o Faustão. Mas isso não quer dizer que você terá que dar um discurso no improviso. Você precisa estruturá-lo da melhor maneira possível, como vimos anteriormente, mas apenas isso não é suficiente.

Depois que o roteiro estiver pronto, pratique o que você irá dizer. Treine bastante aspectos como tempo de fala, pausas e entonação. Esses pontos fazem toda a diferença e tornarão a sua explanação mais interessante. Ajustando esses critérios você pode conquistar a atenção do seu público.

4. Apresentação pessoal

É muito importante que você esteja apresentável durante um discurso. esse ponto Apesar de não envolver aspectos da fala, o visual é um fator que pode comunicar diversas coisas, e por isso você deve prestar atenção nele.

Quando falamos de apresentação pessoal não queremos dizer necessariamente que você deverá estar extremamente fino ou chique. O ideal é que esteja adequado às pessoas e ao ambiente em que se encontra.

Você pode usar esse elemento para ajustar aspectos relacionados à sua imagem. Se você não consegue acessar as pessoas de classe mais baixa, talvez seja o caso de você fazer uma aproximação através da forma como  se vestem. Reforçando: uma aproximação, não uma apropriação, mantenha sua personalidade!

5. Linguagem corporal

linguagem-corporal

O corpo fala, isso é cientificamente comprovado. Podemos nos comunicar através do nosso físico. Um olhar, uma postura, um gesto, eles podem dizer muito sobre você. Então, é importante que esses aspectos estejam em sua mente para que você consiga discursar da melhor maneira possível.

Evite: mãos nos bolsos, cruzar os braços, ficar tenso, sustentar todo o corpo sobre uma das pernas, andar apressadamente de um lado para o outro. Postura ereta demonstra confiança, gesticular demais demonstra insegurança, etc. Treine esses e outros pontos e aprimore suas técnicas de oratória para políticos.

6. Comece com algo impactante

comece-com-algo-impactante

Você precisa chamar atenção de seu público. Para que eles fiquem vidrados no que irá dizer, é fundamental que comece com algo impactante. Algo forte, ou contraditório (que você irá desconstruindo ao longo da fala), são estratégias interessantes para prender o seu ouvinte.

7. Olhe nos olhos do público

O público precisa se sentir importante para quem está naquela posição privilegiada de fala. Olhe nos olhos de cada pessoa presente, essa é uma ótima maneira para criar uma conexão com a sua audiência.

8. Demonstre confiança no que fala

Acredite no que está falando, demonstre paixão. Junto com a confiança, se empregados no discurso, esses atributos farão com que o público embarque no que você está dizendo. Assim fica mais fácil de convencer e satisfazer seus ouvintes.

9. Naturalidade

Como dissemos, você precisa roteirizar e treinar o seu discurso. Mas isso não deve fazer com que se robotize. Seja natural, não tenha medo de trazer aquilo que foi escrito para suas próprias palavras. Mas tome cuidado para não se empolgar e se perder na estrutura e nos objetivos que foram determinados.

10. Trabalhe a dicção

trabalhe-a-diccao

Uma das técnicas de oratória para políticos é trabalhar a dicção. Ela vai ajudar as pessoas prestarem mais atenção em você e te entenderem. Dependendo da articulação da fala, um discurso pode se tornar mais ou menos cansativo e interessante. Existem exercícios de fono simples e que te ajudarão muito. Veja esse vídeo com alguns deles:

11. Pausas programadas

É muito importante que você não despeje todo o seu discurso de uma vez em cima do seu público. Outro ponto que deve ser evitado é que, entre uma fala e outra, você use vícios de linguagem como o “éeee”, “huuuum”. É bem mais produtivo que enquanto você estiver pensando em quais serão suas próximas palavras, faça uma pausa sem inserir essas cacofonias.

Além disso, esses momentos em silêncio podem ser estratégicos. Ajudam a impactar e dar tempo para o público refletir sobre o que você disse. Mas não demore tanto, pois pode passar a impressão de que você não sabe o que dizer.

12. Evite ler

Não tenha medo de ter uma “colinha”, não há problema algum nessa atitude. Mas não leia sempre. É claro que em determinados momentos, como é o caso de alguns pronunciamentos, ler é importante. Mas não faça disso um hábito. Pois isso atrapalha outros aspectos que já citamos aqui: postura, olhar nos olhos do público, naturalidade, etc.

13. Tente ser sucinto

Prender a atenção do seu ouvinte não é uma tarefa fácil, e quanto mais tempo seu discurso demora, mais difícil ela fica. Otimize sua fala para que você diga tudo que é necessário no menor tempo possível. Isso fará com que a experiência seja mais proveitosa para sua audiência.

14. Gere impacto

Faça com que seus ouvintes se lembrem do que você disse. Eles têm que ir para casa impressionados pelas coisas que você os transmitiu. Todas as técnicas de oratória para políticos anteriores te ajudarão nessa missão. Mas em cada uma que você for trabalhar é importante colocar essa como um grande objetivo a ser atingido.

Essas foram as técnicas de oratória para políticos que selecionamos para aprimorar as suas práticas de discurso. Esperamos que elas te ajudem nesse processo. Se você gostou no nosso conteúdo continue nos acompanhando, é só assinar nossa newsletter. Até o próximo post!

ebook

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

(31)9 9202-9450
Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit