Passo a passo para um discurso eleitoral impactante

por Ana Codeglia - 08/09/2017 ⇠ Veja outros Posts

Um discurso eleitoral impactante envolve várias etapas e exige um bom planejamento. Sabendo disso, nossa equipe elaborou um passo a passo para te ajudar a criar um material para conquistar de vez o eleitorado. Vamos lá?

Princípios básicos

Antes mesmo de começar o planejamento de seu discurso eleitoral, existem alguns princípios que você precisa conhecer. Eles serão o alicerce que vai sustentar todo o seu trabalho. Fique atento e acompanhe esses pontos com a gente!

Brevidade

Seja conciso! Por mais que as pessoas tenham o interesse em te ouvir e que seu discurso eleitoral seja interessante, é muito cansativo quando demorado. E além do mais, quanto maior o tempo de fala, mais difícil se torna segurar a atenção da plateia.

Leveza

Eleição é um assunto sério e carrega uma outra série de tópicos densos, mas toda essa profundidade precisa ser suavizada pelo seu discurso. Conteúdos polêmicos e críticas a outros candidatos podem até serem mencionados, contudo, é importante que eles sejam leves. É preciso ser diplomático!

Repetição

As chaves que rondam a sua candidatura, ou os princípios que você deseja passar devem estar presentes em seu discurso eleitoral. Procure incluir esses pontos algumas vezes em sua fala, mas não se esqueça: esses eixos precisam estar bem amarrados ao resto do discurso e fazer parte do contexto. Se não, pode soar como uma mera e cansativa repetição.

Como escrever um discurso eleitoral?

 

Como escrever um discurso eleitoral?

Um bom passo a passo sobre um discurso eleitoral não poderia esquecer de salientar a importância de um planejamento do texto. É essencial que antes de discursar, se escreva tudo o que pretende falar. Algumas coisas podem sair do script, acontece, é normal.

Porém, a falta de um roteiro pode trazer uma insegurança, e o pior, pode-se cometer alguns deslizes que podem ser críticos para sua candidatura. Falar sem pensar pode ser sinônimo de problemas, por isso se atente às nossas dicas!

Pesquise seu público

Esse é um passo super importante: é extremamente essencial que você conheça o perfil de pessoas para as quais você irá fazer seu discurso eleitoral. Entenda o seu público, seu nível de instrução e seus anseios. Assim, você será capaz de desenvolver assuntos e uma linguagem mais adequada aos seus ouvintes.

Início, meio e fim

Seu discurso eleitoral precisa ser coerente, e por isso tem que ter início, meio e fim. Parece simples, mas muitas pessoas não conseguem amarrar as diversas ideias que querem utilizar no texto, tornando-o uma colcha de retalhos. É necessário criar uma unidade, a sua fala precisa fazer sentido em cada momento, mas também quando for observada em um todo. 

Arremate

Você precisa mostrar que tem domínio do que está dizendo e que tem total compreensão dos assuntos e termos que envolvem o universo político. Contudo, o seu discurso eleitoral precisa de um arremate, para que ele fique redondo e compreensível.

Mesclar jargões da política e uma linguagem de fácil entendimento pode ser a chave para o sucesso de sua fala. Não se esqueça de pensar no seu público, eles são os reais protagonistas dessa história e precisam compreender e se sentirem motivados pelo seu discurso.

Cuide do foco

O que realmente atrai o público são as suas próprias opiniões, motivações e interesses. Escreva pensando na perspectiva do público que irá ouvi-lo - e isso inclui leveza, brevidade e objetividade, mas também inclui empatia.

O foco não deve ser 'votem em mim', mas sim 'vejam o que farei de bom por vocês, o que eu já fiz de bom recentemente, e o que me diferencia dos meus concorrentes'. Pense no que os seus ouvintes desejam ouvir e ajuste a sua fala para esse lado.

Edite

As vezes temos diversas ideias e muita vontade de colocá-las em prática. Nós compreendemos esse contexto, porém aconselhamos que você edite os temas e priorize o que for mais necessário ou que tenha mais a ver com a sua audiência.

Com toda a certeza você terá outras oportunidades para discursar, por isso não despeje todo o conteúdo que você deseja de uma só vez. Deixe alguns tópicos para outro discurso eleitoral que você vier a fazer. Muita informação pode deixar a plateia confusa.

Como apresentar um discurso eleitoral?

 

Como apresentar um discurso eleitoral?

Medo de falar em público é bastante comum, e em geral decorre da ausência de experiência.

Ela é algo que você só vem com o tempo, mas se preparar já é um grande passo. Depois de seguir todas as etapas do planejamento, você vai se sentir mais seguro. Mas aqui vão mais algumas outras dicas para quando o momento de fazer o discurso eleitoral chegar!

Se apresente bem

Demonstre domínio do que você está apresentando, motive e impressione sua plateia. Boa dicção, cuidado com o visual e postura são alguns elementos fundamentais para ser bem percebido pelo público. Outros pontos que tratamos anteriormente, como foco e leveza, também irão te ajudar muito a conquistar o eleitorado.

Seja autêntico

De nada adianta um discurso eleitoral impecável, bem escrito, um candidato bem vestido e com uma boa dicção se toda aquela estrutura não transmitir uma verdade sobre ele. Temos sempre que oferecer a melhor versão de nós mesmos, mas isso não significa construir um personagem. Seja você e ganhe pontos com sua autenticidade. 

Algumas dicas matadoras

Elencamos no começo do post os pontos chaves que iriam sustentar o planejamento de seu discurso eleitoral. Mas existem outros elementos que serão de grande valia, seja na execução ou nas partes que a sucedem. Esse princípios irão dar mais corpo à sua fala, além de torná-la mais interessante e envolvente. Acompanhe conosco!

  • Emocione o ouvinte: crie uma conexão emocional com quem te escuta. A pesquisa do perfil da sua audiência irá te ajudar nessa missão;

  • Dê atenção ao eleitorado: ele deve ser sua principal preocupação e motivação. Crie algo especial para seus eleitores.

  • Transmita confiança e motive: engajar é um princípio muito importante no discurso político;

  • Seja coerente: não se contradiga, fique atento à possíveis lacunas em sua fala;

  • Se grave: treine bastante e use um gravador para acompanhar o seu desempenho;

  • Faça exercícios para voz: eles irão te ajudar a ter uma boa dicção, qualidade muito importante na hora de fazer o discurso eleitoral;

  • Postura: fique de olho em como se posiciona, lembre-se que o corpo fala;

  • Termine com uma frase impactante: assim seu público irá para casa impactados pelo que você disse!

Esse foi o nosso passo a passo para te ajudar a construir um discurso eleitoral para impressionar o eleitorado. Quer receber mais dicas como essa? Assine nossa newsletter e fique sabendo quando postarmos textos novos. Até o próximo post!

Ebook: SMS para políticos guia completo

 

 

Ana Codeglia

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit