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A ideia de engajamento é um conceito que abrange envolvimento, interação, intimidade e influência. O engajamento na política se refere à uma conexão especial entre o candidato e/ou partido e os eleitores, que vai além do voto e costuma ser muito mais perceptível durante a campanha.
O engajamento é capaz de tornar viral um nome ou uma imagem. Com ele é possível disseminar informações e opiniões e, consequentemente, influenciar mais e mais pessoas. No caso da vida política, o engajamento possibilita a conquista de novos contatos, além de ser uma forma de visualizar a solidez da relação com os eleitores já existentes.
Vamos mostrar agora alguns passos para começar a engajar eleitores e vencer as eleições. Confira!
Santinho político
Para algumas pessoas, o santinho político pode parecer uma peça desnecessária por já existir há muito tempo, mas já explicamos aqui o porquê disso não ser verdade. A peça de campanha eleitoral mais tradicional e popular do Brasil ainda se mostra muito útil e eficiente na hora de engajar eleitores.
Isso acontece pelo motivo de se tratar de uma peça muito simples, mas que cumpre muito bem o seu papel: informar e ajudar a memorizar as principais informações sobre o candidato e que serão de fato importantes na hora do voto, o número e nome do partido e a imagem do candidato.
Apesar de o número de pessoas que têm acesso à internet ser crescente (falaremos sobre isso mais adiante), é muito importante produzir um material que seja capaz de alcançar aqueles que ainda não tem.
O custo-benefício dos santinhos políticos é muito bom por se tratar de um material barato de ser produzido e de fácil circulação e distribuição. Para a distribuição é importante contar com as pessoas certas, o que nos leva ao próximo tópico.
Cabos eleitorais
Para o consultor político Fernando Heder Nogueira do blog FatoReal, a campanha eleitoral pode se comparada a uma guerra e os cabos eleitorais os soldados localizados à frente da batalha. Esse é mais um momento em que o geoprocessamento político pode ser utilizado, já que através do mapeamento estratégico é possível localizar as regiões em que precisa de menos ou mais trabalho.
“Se fosse realmente uma guerra, ele (o político) estaria colocando soldados munidos com tanques blindados no lugar “X” visando reforçar e aniquilar de uma só vez o inimigo até então mais forte. Já no lugar “Y”, levaria para os soldados apenas mais munição porque provavelmente estariam alimentados, descansados e com boa parte dos soldados com blindados, esperando por um erro do inimigo.”
Essas pessoas precisam ser muito bem treinadas, pois seu trabalho é lidar diretamente com o público, sendo uma espécie de porta voz do candidato, um elo de intermediação. Dessa forma, além de necessitarem estar sempre muito bem informados para poderem estar aptos a responder qualquer dúvida dos eleitores, precisam também ter um ótimo relacionamento interpessoal e muito jogo de cintura.
Faça visitas
Sabemos que a vida de um político é muito atribulada, ainda mais em período de campanha, mas um tipo de ação capaz de engajar eleitores é a realização de encontros com os mesmos. É impossível conhecer todos os possíveis votantes, mas essa interação é importante para demonstrar acessibilidade e que as portas estão sempre abertas.
De grandes eventos como comícios a até mesmo visitas de casa em casa, os encontros podem ser ótimas oportunidades de expor de uma forma positiva a personalidade do candidato e de ouvir o eleitorado.
Certifique-se que esses encontros serão bem divulgados antes de acontecerem, que haja cobertura jornalística ou da própria assessoria e que seja transmitido ao vivo nas redes sociais para o maior número de pessoas possíveis.
Mídias sociais e o meio digital
As mídias sociais são consideradas por muitos quase como uma extensão das pessoas. Para se ter uma ideia da proporção, dados de 2017 mostravam que 117 milhões de pessoas no Brasil eram consideradas usuárias ativas do Facebook, ou seja, usuários que acessam a plataforma todos os meses.
É uma parcela da população muito grande curtindo, compartilhando e criando conteúdo que não pode ser desconsiderada. Muito pelo contrário, as redes sociais e o meio digital precisam ser grande parte do trabalho que busca engajamento.
Os perfis ou páginas dos candidatos devem ser muito bem construídos, contendo uma apresentação de sua carreira e propostas e se manterem sempre atualizados e alimentados com conteúdo relevante. Assim como blogs e sites, estes podem ter inúmeras funcionalidades, mas as principais são reunir informações sobre o candidato e relatar sobre suas principais ações, além de serem uma ferramenta de retenção de contatos.
Outro ponto importante a ser pensado é a necessidade de imagens nas redes sociais e no meio digital como um todo. As imagens servirão para ilustrar o conteúdo e facilitar a compreensão dos textos, portanto devem dialogar com os mesmos e serem de boa qualidade.
Conteúdo em vídeo também é um recurso, que quando bem trabalhado, tende a aumentar o engajamento dos eleitores, já que muitas vezes eles podem não estar dispostos a ler um volume de texto muito grande. É importante que os vídeos sejam produzidos pensado com base em um roteiro e uma pauta que orientem a fala.
Tecnicamente falando, observe se a filmagem conta com uma boa iluminação e com um áudio de qualidade. Confira mais dicas sobre vídeo marketing para políticos aqui!
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Mariana Silva
Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.
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