Vídeo marketing para políticos: 4 dicas para você economizar

por Equipe Nerit - 10/05/2022 ⇠ Veja outros Posts

Investir em vídeo marketing em um mandato político ou em campanha eleitoral é uma boa aposta para ajudar a fixar uma mensagem na mente do seu público. Imagens em movimento têm um grande poder de engajamento. Você não deve se lembrar de muitos folhetos de campanha, mas algumas propagandas de TV devem estar bem frescas em sua memória, certo?

Como os tempos não estão nada fáceis no que diz respeito às finanças, vamos dar algumas dicas para tornar a produção mais barata, sem que isso impacte na qualidade do conteúdo que você irá ofertar aos seus eleitores. Vamos lá?

video

1. A importância da produção

Mesmo que você queira economizar na hora de gravar um vídeo marketing, de uma coisa não se pode abrir mão: qualidade na produção. Ela é fundamental para que a seu material saia como foi imaginado.

Quando essa tarefa não é bem desenvolvida, as coisas vão sendo atropeladas por outras, e para contornar todo o caos gerado talvez seja necessário gastar mais dinheiro. Para que não haja alteração em suas finanças e um padrão de qualidade seja mantido, você precisa seguir alguns passos básicos, como veremos a seguir.

Roteiro

A espontaneidade é muito importante na hora de gravar vídeo marketing para políticos. Ver um sujeito desconfortável na tela é muito desagradável e não ajuda em nada na aprendizagem, causando desânimo e desinteresse ao eleitor e possível eleitor que esteja assistindo. Mas isso não quer dizer que você precise chegar no estilo "quem sabe faz ao vivo", pois até mesmo o Faustão segue um roteiro.

Esquematize sua fala, elabore tópicos que não podem faltar em sua apresentação, pense em uma estrutura que ampare o político na hora do 'gravando!'. Isso é muito importante porque evita que qualquer assunto seja esquecido e aquele conteúdo tenha que ser regravado.

Pauta

A pauta é um documento que vai te ajudar muito na hora de gravar seu vídeo marketing. Ela é um ponto imprescindível para produção, pois levanta as orientações gerais sobre a filmagem e os equipamentos que serão necessários para executá-la.

Observando a sequência estabelecida pelo roteiro, você deve fazer apontamentos sobre as necessidades de cada parte dele. Isso evita que você tenha que providenciar algumas coisas na correria, ou que deixe de fazer o planejado porque faltou alguma coisa para realizá-lo.

Ensaio

Depois do roteiro escrito e as necessidades de set estipuladas na pauta está na hora de gravar, certo? Bem, ainda não. Aconselhamos que antes do ação você ensaie um pouco o que vai desenvolver quando estiver de frente para a câmera, para que assim fique cada vez mais natural e interessante para quem estiver assistindo.

Para que tudo saia da melhor maneira, com o político bem à vontade e de forma espontânea, você precisa treinar o texto e o posicionamento no estúdio. Tudo para dar mais confiança a quem estará assistindo.

2. Home studio

2. Home studio

Alugar um estúdio para gravar seu vídeo marketing pode ser um caminho interessante. Em um espaço como esse, você muito provavelmente terá auxílio de alguns profissionais para que o resultado seja ainda mais positivo. Contudo, essa vantagem pode ser muito onerosa. Os arrendamentos normalmente são feitos por hora, o que encarece o processo de produção.

Por isso, nós vamos te indicar uma outra alternativa: um home studio. Se você ou algum parceiro tem um quarto ou espaço vago, essa pode ser uma grande oportunidade. A sua produção terá mais liberdade para acontecer quando e em quanto tempo for necessário, além de bem mais barata.

Transforme ele com o cenário que mais for conveniente para gravar. Depois de decorado, organize com os materiais necessários para a realização da gravação: iluminação, câmera e equipamentos de som. Vamos ver logo a seguir o que você vai precisar para tornar esse estúdio uma realidade.

3. Equipamentos

3. Equipamentos

Alguns equipamentos são necessários para conseguir o melhor aproveitamento na hora de gravar vídeo marketing profissionais. Para adquirir esses materiais você vai gastar um pouco mais, mas o seu retorno será muito positivo, pense nisso como um excelente investimento na sua empresa.

Câmera

Talvez esse seja o equipamento mais importante para o seu home studio. Mas isso não quer dizer que você precise gastar demais. Com a ajuda de fatores como iluminação, você pode fazer uma opção mais econômica e manter a aparência profissional do seu vídeo. Alguns fatores para serem levados em conta na hora de escolher a sua câmera são:

  • HD: escolha um equipamento que grave seus vídeos em alta definição, esse é um fator muito importante para mostrar a qualidade do seu trabalho.

  • Entrada para áudio externo: as câmeras costumam captar áudio das gravações, contudo, ela não executa essa função muito bem. Por isso, é necessário que ela possua uma entrada para captação de áudio por outro equipamento.

Áudio

Esse item não pode ser subestimado de maneira alguma, pois é muito importante para garantir a qualidade de seu vídeo marketing e que o conteúdo seja passado de forma clara e objetiva. Os sons precisam estar compreensíveis, por isso preste muita atenção nessa parte!

Existem algumas formas de se captar som em suas gravações. Você vai escolher a que (ou as que) mais se adaptar ao seu roteiro:

  • Microfone direcional: conhecido também como boom, ideal para quando o som de muitas pessoas precisa ser captado.

  • Microfone lapela: aquele que se coloca na própria roupa do sujeito que será filmado. É discreto e funciona muito bem para vídeos com uma pessoa só.

  • Microfone de mão: conhecido como sorvete, ele é aquele que os jornalistas costumam usar em reportagens.

Iluminação

A iluminação é outro fator determinante para os seus vídeos. Ela precisa estar impecável. Um bom trabalho neste momento evita transtornos na ilha de edição. Pensar nesse aspecto a partir de uma visão profissional vai proporcionar uma experiência interessante para quem for assistir. Alguns equipamentos podem te ajudar nessa missão:

  • Sungun: para uniformizar a luz no set de filmagem.

  • Softbox: para iluminar os participantes ou objetos presentes no vídeo.

  • Luz de fundo: imprime profundidade e estabelece um contraste interessante entre o sujeito que está no vídeo e o fundo.

Gravação pelo celular

Gravação pelo celular

Hoje, os celulares modernos possuem câmeras muito eficientes e que permitem gravar vídeos em HD. Se bem trabalhada a questão da iluminação, essa opção pode funcionar sem fazer com que o seu trabalho perca a qualidade. Contudo, o grande problema fica pela captação do áudio que não é bom em smartphones.

Nesse caso, você deverá contar com um gravador. Ele vai captar tudo separadamente e você terá que sincronizar áudio e imagem na pós-produção. Vai dar um bocado de trabalho, mas se a sua situação exigir esse tipo de estratégia você não sairá perdendo!

4. Pós-produção

Depois de gravar o vídeo, chegou o momento da pós-produção. Nesse momento você vai decidir o tipo de montagem, que material vai para a versão final, efeitos a serem utilizados, etc. A estrela principal dessa parte é a edição, como veremos a seguir.

Edição

É o momento de ver suas aulas tomarem forma. Essa parte é muito importante, pois é a partir do trabalho desenvolvido nela que o seu serviço vai ter o tom que você tanto deseja. Portanto, não poupe esforços e seja criativo!

 

No post de hoje te demos algumas dicas de como gravar video marketing sem gastar muito. É bom lembrar que a produção precisa caber em seu orçamento, mas não abra mão da qualidade do seu serviço. O conteúdo, além de instrutivo, precisa ter uma boa imagem, iluminação e áudio.

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que postamos aqui no blog. Até a próxima!

Post escrito originalmente dia 25/08/2017 e atualizado dia 10/05/2022.

ebook

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit