Site para candidatos e políticos: ganhe eleitores na internet

por Equipe Nerit - 17/03/2022 ⇠ Veja outros Posts

Os brasileiros estão cada vez mais presentes na internet. Com esse cenário, criar estratégias de divulgação na web se torna fundamental. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas importantes para que você crie site para candidatos políticos. Quer ter uma página relevante? Então acompanhe esse post conosco!

Por que um website é importante?

Construir um site para candidatos é uma atividade indispensável para políticos em época de campanha eleitoral. Dados apontam que a internet é a segunda principal fonte de informação sobre política no Brasil, ultrapassando meios tradicionais como o rádio, as revistas e os jornais impressos. Sites como o politize! oferecem bastante informações aos interessados no assunto, bem como indica também diversas fontes de onde ler e pesquisar para um melhor entendimento do assunto.

Além do grande número de acessos, o meio digital tem algumas vantagens sobre outras mídias:

Em parceria com Poky Sites, acompanhe as principais vantagens de montar um site com a gente:

Autoridade e credibilidade

Trata-se de uma das principais vantagens em adquirir um site para a sua campanha, pois isso mostra o nível de profissionalismo que a sua gestão política terá quando você for eleito.

Alcance e visibilidade

Para ser lembrado é preciso ser visto! Estar nas ruas infelizmente não é mais o suficiente e por isso é essencial marcar presença na internet, por ser um local onde milhares de pessoas estão todos os dias.

Já pensou em quantos votos você pode perder pelo fato de ter um menor alcance? O eleitor precisa conhecer seus planos, então rompa as fronteiras e não fique apenas nas ruas elaborando sua jornada política, mas sim na internet também através de um bom site.

Captação de contatos

Ao adquirir um site, as pessoas terão maior acesso e entendimento sobre você e suas intenções políticas.

Através de formulários de contato, ou links de integrações que levam direto para o Whatsapp, por exemplo, esses possíveis eleitores podem deixar seus dados de forma orgânica para que você os utilize quando necessário para fazer sua campanha.

Doações e apoiadores

Além da importância da divulgação, o site é uma excelente ferramenta na captação de doações financeiras de forma simples e transparente.

Como criar um site para candidatos?

Agora que você já sabe porque um website pode ser importante para sua estratégia de campanha, chegou o momento de entender, passo a passo, como criar um site para candidatos. Existem algumas premissas fundamentais para fazer com que essa proposta de marketing eleitoral funcione. Vamos lá?

Parceria Poky Sites e NeritPolítica 

Um site para candidatos precisa ter um endereço na web. Como vimos, ter uma página é muito importante, mas no momento de criá-la você precisa dar uma atenção especial a alguns pontos.

Para começar, se você já tem um domínio em uso é só nos avisar para darmos prosseguimento, mas caso ainda não tenha não tem problema, pois faremos tudo para você!

Ao acessar esse link você consegue tirar diversas dúvidas sobre a aquisição do site integrado ao nosso sistema, em parceria com a Poky Sites e terá uma boa noção de como ficará sua página depois de pronta.

O NeritPolítica está no mercado há 10 anos. Chegamos em nossa melhor versão e nos tornamos aliados de um excelente site de divulgação e captação de apoiadores para você usufruir e direcionar sua campanha política da melhor forma possível!

Design

O design não é utilizado como fator de rankeamento no Google. Mas convenhamos, ele carrega uma grande parte da responsabilidade por um usuário se manter em sua página ou não. É um ponto importantíssimo a ser considerado na execução de um site para candidatos.

Se você não tiver domínio nessa área, vale muito a pena a contratação de um profissional ou de uma empresa capacitada. Existem alguns critérios que precisam ser atendidos e é importante que o responsável por essa tarefa esteja por dentro do assunto.

Outra questão para se levar em conta é fazer com que o design de um site para candidatos remeta aos outros materiais de comunicação do político: critérios como psicologia das cores precisam ser pensados durante a concepção de sua página.

Conteúdo e informação 

Um site para candidatos precisa ter um conteúdo relevante, caso contrário todo o trabalho que você teve será em vão. Se a sua página não tiver todas as informações que irão servir aos eleitores, você nem precisa criá-la. Quer coisa mais frustrante do que entrar no endereço virtual e não encontrar nada do que você procura?

Crie conteúdos envolventes e valiosos para o eleitorado, disponibilizando todos os dados necessários, tanto sobre o candidato quanto sobre suas propostas.

Integre a uma plataforma de gestão de campanha

Depois de todas as nossas orientações, agora você já sabe como criar um site para candidatos. Mas temos mais uma dica que é fundamental para o sucesso da sua página na internet: use um sistema de gestão de candidaturas. Ele vai unificar todos os dados que seu site gerar em uma plataforma com várias funcionalidades.

Ele pode ser útil em vários momentos, através de algumas funções como cadastro de eleitores, financeiro, marketing, agenda e etc. Tudo isso vai tornar o processo bem mais efetivo e simplificado!

Interatividade

Um princípio muito importante, dentre tudo que envolve a criação de site para candidatos, é a interatividade. Seu site ter campos onde os eleitores possam deixar mensagens expressando sua opinião é um bom exemplo de como utilizar a interatividade a seu favor.

Crie formulários pensando nessa questão. Eles serão super importantes para conhecer melhor o seu eleitor e, além disso, conseguir coletar diversas informações que serão muito úteis em suas ações de marketing eleitoral, por exemplo.

Aparecendo na busca orgânica

Se você já leu outros posts em nosso blog já sabe: utilizar recursos de publicidade pagos em plataformas como o Google e Facebook é considerado crime eleitoral. Por isso, ficar bem colocado na busca orgânica é muito importante!

Nos buscadores, como Google, Bing e Yahoo!, a busca orgânica é aquela em que a página elenca os endereços mais relevante para o termo pesquisado. Para um site de candidatos conseguir ser rankeado na primeira página, ele precisa seguir critérios de SEO (Search Engine Optimization).

É bom que você entenda alguns parâmetros que podem te ajudar a conseguir uma boa posição:

  • Pense em palavras-chaves que são usadas nas pesquisas dos eleitores e crie conteúdos específicos para essa demanda;

  • Estrutura: ordenar sua página com títulos e subtítulos também é muito importante;

  • Links: se outras páginas linkam para alguma página em seu site, e se você também faz algum link para bons endereços, você se torna relevante para os buscadores.

Existem outros critérios que irão te ajudar a subir colocações nas buscas orgânicas. As que elencamos são muito importantes e seguí-las já pode trazer um resultado surpreendente!

Ele precisa ser responsivo!

Lembra de quando falamos sobre o fato de que a maioria dos brasileiros navegam na internet através de aparelhos celulares? Pois é, esse é um fator determinante na hora da criação de sites para políticos.

Sua página na web precisa ser responsiva, ou seja, manter sua configuração independente do dispositivo usado para acessar o seu site. Já viu que algumas páginas ficam totalmente desorientadas ao serem abertas em celulares, enquanto que no desktop ela tem um design agradável? Esse é um exemplo de falta de responsividade. Temos um grande número de acessos via mobile, por isso você não pode abandonar esse princípio.

Aqui vão algumas dicas:

Depois de criar um site para candidatos, você precisa se ligar à algumas questões. Por isso, selecionamos mais algumas dicas para fazer da sua página um sucesso:

  • Atualização: mantenha seu site sempre atualizado, crie um cronograma com datas e temas para te ajudar a desenvolver essa atividade;

  • Carregamento: ele precisa ser carregado com facilidade, tanto nas redes wi-fi quanto nas redes móveis. A demora pode irritar bastante o usuário;

  • Cuide do design;

  • Responda as mensagens que os usuários deixam em seu site;

  • Apresente um conteúdo relevante, use algumas técnicas de Inbound Marketing;

  • Dê lugar de destaque para as informações mais importantes.

Essas foram as nossas dicas para criar um site para candidatos relevante e incrível. Se você gostou do nosso conteúdo, continue nos acompanhando. Assine nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog. Nos encontramos no próximo post, até mais!

Post publicado originalmente dia 12/09/2017 e atualizado dia 17/03/2022.

ebook

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit