O que fazer depois de ser eleito?

por Equipe Nerit - 05/01/2021 ⇠ Veja outros Posts

Com os resultados das apurações das urnas e a certeza da eleição ou reeleição, surge uma dúvida para alguns políticos, especialmente para aqueles que ainda são iniciantes da carreira política: o que fazer depois de ser eleito?

Bem, não pense que o trabalho está feito e os eleitores não precisam mais que você construa e mantenha esse relacionamento. A jornada está apenas começando e agora chegou o momento de realmente colocar a mão na massa e mostrar a que veio, respondendo e estando à altura daqueles que confiaram em você e te elegeram.

É uma trajetória árdua, mas existem alguns passos que podem ser seguidos para se obter sucesso e encantar ainda mais os seus eleitores. Compilamos algumas dicas neste post sobre o que fazer depois de ser eleito e começar ou retomar seu mandato com o pé direito. Vamos lá!

Não se esqueça da prestação de contas

O Tribunal Superior Eleitoral estabelece uma série de regras para a prestação de contas eleitorais, ou seja, o levantamento da procedência e destino dos recursos angariados e dos gastos realizados com a campanha.

A obrigatoriedade da prestação de contas é regularizada pela Lei nº 9.504/1997. Tudo isso visando a transparência do processo.

Tenha em mente também que essa é uma ótima forma de mostrar ao eleitorado que a campanha foi limpa. Sem contar que o político ou candidato que não cumpre com o processo ou tem as contas desaprovadas pode sofrer sanções legais da Justiça Eleitoral.

Para saber os detalhes dessa tarefa tão importante confira o nosso post que contém um passo a passo completo sobre o tema.

Fique de olho no calendário eleitoral

Não é porque as eleições 2020 terminaram que o calendário eleitoral foi deixado de lado. Nele há, ainda, diversos prazos a serem cumpridos até o final do ano de 2021. Acesse aqui e fique atento!

Um networking de respeito

A construção de boas conexões não é algo restrito apenas ao período eleitoral. Durante um mandato o networking continua sendo essencial para ampliar a influência no meio e estabelecer parcerias de sucesso.

E mantenha os dados desses contatos sempre muito bem guardados e atualizados. Te explico como isso pode ser feito no último tópico.

Cuide da sua imagem como se ainda não tivesse sido eleito

Lembre-se sempre que a imagem continua sendo o principal bem de um político, mesmo após ser eleito. Cuidar da imagem é construir a reputação e ser reconhecido como uma referência. Para isso, invista pesado no seu marketing pessoal.

Atualmente, a imagem pessoal precisa ser trabalhada intensamente no meio digital, daí a importância de ter uma boa presença na internet, algo que não pode ser feito de qualquer forma. Para isso, conte com uma equipe qualificada para planejar e administrar todas a criação e divulgação de conteúdo para internet, seja para as redes sociais, sites e blog, e-mails e SMSs, etc.

Mas não concentre seus esforços no ambiente virtual. A vida política é muito mais que isso. Sempre é possível aprimorar as habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal (lembre-se do networking).

Existe uma infinidade de técnicas para trabalhar a oratória, além de cursos específicos de comunicação política. Pense que a fala é a principal arma da vida política, sendo preciso desenvolver a habilidade de se comunicar de forma clara e assertiva.

Fortaleça seu relacionamento com a mídia e os meios de comunicação se mostrando sempre aberto a fornecer informações úteis e interessantes sobre seus planos e ações do mandato. Isso é ótimo para não cair no esquecimento.

E para o relacionamento com a mídia ser feito sempre da melhor maneira possível, conte com profissionais. Uma assessoria de comunicação ou de imprensa irá fazer a mediação com esses veículos, tanto os de TV, rádio, impressos e meio digital, mantendo sempre o nome do político nas agendas midiáticas de maneira favorável, trabalhando a imagem positiva.

E se o relacionamento interpessoal ainda for um ponto de dificuldade, é possível recorrer a orientação e ajuda de coaches ou de um consultor especializado na área. Sempre é possível melhorar!

O NeritPolítica vai ser seu braço direito

Você já conta com um sistema de gerenciamento de mandatos? Devo te dizer que esse é o momento de considerar essa possibilidade.

O NeritPolítica possui funcionalidades desenvolvidas para que a gestão de um gabinete seja totalmente otimizada. Aqui podemos destacar a Agenda da Equipe. Com ela é possível organizar todos os compromissos e informações com os assessores do gabinete. O sistema ainda envia alertas e lembretes para que nada passe batido.

Mais acima eu falei sobre a importância do networking e fortalecer sua rede de contatos. Mas com a grande quantidade desses contatos, surge a necessidade de reunir os principais dados sobre eles em um único local. Sabe qual é o espaço perfeito para isso? Nossa plataforma!

No nosso módulo de CRM e Segmentações você pode cadastrar todos os eleitores e contatos da base do político. E isso com o uso de tags, etiquetas que segmentam e organizam os contatos dessa base de acordo com as distintas características das pessoas cadastradas.

Pensa que acabou por aí? Não mesmo! Contamos com mais funcionalidades que podem te ajudar desde o atendimento à população até a organização de documento.

Ficou curioso sobre como o nosso sistema será útil no seu mandato? Peça uma demonstração gratuita! Nossos especialistas vão tirar todas as suas dúvidas e te mostrar em detalhes cada ferramenta.

Assine a nossa newsletter e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma das nossas dicas. Estamos sempre produzindo conteúdo e você ainda pode deixar suas sugestões nos comentários abaixo. Até a próxima!

Post escrito originalmente dia 17/10/2018 e atualizado dia 05/01/2021.

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit