Gestão de mandato: 5 dicas de ouro

por Larissa Maciel em 15/05/2017 ⇠ Veja outros Posts

Realizar a gestão de mandato é uma tarefa desafiadora. São várias as atividades que um político e sua equipe devem desenvolver para conseguir fazer um bom trabalho e manter o gabinete sempre organizado.

Aqui no blog, sempre damos várias dicas para que os parlamentares possam ter uma administração de sucesso, gerenciando todos seus afazeres com eficiência, além de controlar a performance de seus assessores.

Para te ajudar ainda mais, reunimos neste post os conselhos mais importantes que já abordamos em nossos textos sobre gestão de mandato. São 5 dicas de ouro que você deve colocar em prática desde já caso tenha sido eleito ou caso esteja planejando assumir um cargo político em breve.

Vamos lá?

Tenha uma base de contatos organizada e atualizada

Base de Contatos Atualizada

Como já falamos várias vezes por aqui, a ação número 1 de quem quer ter sucesso em sua gestão de mandato é ter uma base de contatos organizada e atualizada. Se você quer saber qual é a vantagem disso, vamos retomar o que já contamos neste post com o passo a passo completo para cadastrar eleitores.

Para quem está em mandato, as duas principais vantagens de ter um painel de eleitorado são as seguintes:

1. Manter um histórico de solicitações dos cidadãos e fornecer feedback.

Um dos maiores desafios para os políticos eleitos é dar feedback à população. Se você não conta com uma base de dados sólida, é possível que as demandas dos cidadãos fiquem perdidas em diferentes planilhas ou até mesmo em pastas físicas.

Além disso, um problema bastante comum é não conseguir agrupar as demandas semelhantes, por falta de organização ou por excesso de solicitações. Isso acaba gerando um gasto excessivo de tempo com pedidos que poderiam ser solucionados simultaneamente.

Assim, o ideal é cadastrar tudo em um sistema online, e criar etiquetas que permitam agrupar demandas semelhantes, solucionando diversas solicitações de uma só vez. Da mesma forma, o retorno à população fica muito mais fácil, pois é possível enviar e-mails com o devido feedback, de forma rápida e segmentada.

2. Ter acesso a um registro de interações com cada pessoa cadastrada.

Outro ponto relevante é que, com um banco de dados, você pode manter um histórico das interações com os seus contatos: quais foram suas demandas? Quais solicitações foram atendidas e quais não foram? A pessoa recebeu o feedback necessário?

Esse controle permite uma maior organização no gabinete, além de contribuir para a construção de um relacionamento sólido com o cidadão, fortalecendo a confiabilidade e a imagem do político.

Controle a verba do gabinete

Controle a verba do gabinete

O controle da verba de gabinete é fundamental para a gestão de mandato, e deve ser realizado com muito cuidado e atenção.

Como já contamos neste post sobre como realizar o controle da verba de gabinete, essa é uma das tarefas mais importantes do político e de sua equipe.

Os parlamentares possuem um valor mensal disponível para investir em contratação de assessores, material de escritório, gastos com correios e também com outros tipos de despesas, como alimentação, passagens aéreas, hospedagem e gasolina.

Esses gastos são variados e, portanto, é preciso ter um controle regular sobre cada uma das despesas. Caso contrário, as contas podem não fechar e o valor pode, inclusive, extrapolar o limite, o que pode gerar inúmeros problemas para o político e sua equipe.

Assim, as principais dicas para fazer um bom trabalho, nesse âmbito, são as seguintes:

  • Tenha uma equipe responsável por esse trabalho

  • Controle todas as despesas, sem exceção

  • Lance os gastos regularmente

  • Lance as despesas que são fixas uma única vez

  • Agrupe os gastos por categorias

  • Crie metas financeiras

Para ler todas as dicas completas, você pode acessar o texto na íntegra aqui.

Cuide do seu marketing político

Cuide do Marketing Político

Muitas pessoas acreditam que o marketing é algo necessário apenas em período de campanha. No entanto, o político já eleito também deve se preocupar com sua imagem, tanto para fortalecer sua gestão de mandato, quanto para conquistar futuros eleitores, caso venha a se candidatar de novo.

Neste post sobre como fortalecer o seu mandato, demos várias dicas para realizar um bom marketing político. Vamos retomar os principais conselhos de forma breve e, caso você queira entender mais sobre o assunto, é só clicar aqui e ler o texto na íntegra.

  • Mantenha contato constante com os líderes das comunidades

  • Peça feedback

  • Marque presença em eventos com frequência

  • Invista no marketing direto

  • Utilize as redes sociais

  • Inspire-se nas ações de outros políticos

Tenha uma boa agenda

Agenda

Uma das maiores dificuldades dos políticos, ao realizar sua gestão de mandato, é manter a equipe alinhada e organizar todos os compromissos, conseguindo cumprir todas as obrigações. Portanto, ter uma boa agenda é essencial.

Como já contamos neste post sobre 5 coisas que todo chefe de gabinete precisa saber,  uma boa agenda é fundamental para que o tempo possa ser administrado da melhor maneira possível. Ter uma visão geral das obrigações e compromissos, tanto do político quanto da equipe, contribuem muito para uma maior organização e para uma gestão mais eficiente das atividades.

É preciso ter cuidado, porém, com a ferramenta utilizada para fazer esse controle: as agendas físicas estão ultrapassadas. Ter uma agenda online, com possibilidade de acesso em qualquer horário e local, e que possa ser compartilhada com os membros do gabinete escolhidos, é o ideal.

Com esse tipo de ferramenta, evitam-se duplicações de dados e agendamentos de compromissos simultâneos. Além disso, economiza-se tempo, por exemplo, com telefonemas que visem verificar a disponibilidade de cada membro da equipe em certas datas e horários. Com uma agenda online, é possível visualizar essa disponibilidade no próprio calendário, sem precisar perguntar a um por um se poderá comparecer.

Além disso, uma agenda online permite automatizar os processos, com o envio de lembretes automáticos e com a geração de relatórios. Assim, fica muito mais fácil controlar o tempo e deixar o político livre para lidar com as tarefas mais urgentes e decisivas.

Utilize um software de gestão

Utilize um software de gestão

Para realizar todas as atividades que listamos nos tópicos anteriores - e muitas outras - você precisará de um bom software de gestão, capaz de garantir maior praticidade no seu dia a dia e maior eficiência nos seus resultados.

Em um de nossos posts mostramos 5 vantagens de automatizar a campanha política, que também se aplicam para o contexto de mandato. São, elas, as seguintes:

  • Ganhar mais tempo para focar em ações cruciais

  • Economizar dinheiro com mão de obra da equipe

  • Evitar falhas que poderiam ser cometidas por assessores

  • Aumentar sua presença perante o público

  • Medir os resultados de forma prática e confiável

Se quiser saber mais sobre como um sistema pode te ajudar, você pode ler nosso post sobre a necessidade de um gestor político. E, se deseja saber como usá-lo, é só ler este texto sobre como utilizar uma suíte de gerenciamento político.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de ouro para realizar sua gestão de mandato. E, se você quiser saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler nosso post completo sobre gerenciamento político, com dicas extremamente valiosas! Ah, você também pode dar uma olhada em nossos conselhos sobre o tema neste infográfico imperdível. A leitura é bem rapidinha!

Até a próxima! :)

Ebook: SMS para políticos guia completo

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit