4 dicas garantidas de marketing político para usar nas eleições!

por Mariana Silva em 03/07/2018 ⇠ Veja outros Posts

Com a aproximação do período eleitoral os candidatos vão buscando intensificar o que têm sido feito até então ou alterar o que não trouxe tanto benefício. Ainda não há nada decidido e muito pode ser feito se tratando de campanha política.

 Não existe nenhum segredo e nenhum milagre por trás de uma eleição. O que existe é muito trabalho e esforço, e algumas coisas não podem ser deixadas de fora por quem quer obter os melhores resultados. Reunimos neste artigo 4 dicas infalíveis de marketing político para usar nas eleições que vão te ajudar a garantir a vitória nas urnas. Vamos conferir o post!

O poder do visual

A grande maioria das pessoas é muito ligada ao visual, por isso é muito importante se preocupar e investir nas imagens associadas ao candidato que serão veiculadas durante uma campanha eleitoral.

Para as fotografias é imprescindível contar com um fotógrafo profissional, uma pessoa que terá os equipamento adequados para fazer as melhores imagens e saberá usar perfeitamente técnicas de iluminação, ângulo e composição.

Além de um fotógrafo é preciso contar com alguns outros profissionais qualificados. Artistas visuais, publicitários, designers, etc., todos eles estudaram muito e têm propriedade para escolher e indicar as melhores fontes, escala de cores, imagens, diagramação, etc. Eles saberão criar peças gráficas impressas e digitais para os mais diversos fins em uma campanha eleitoral.

Imagem e estética pessoal

imagem pessoal

Essa segunda dica de marketing político para usar nas eleições está diretamente relacionada à anterior. Aqui se pensa em como deixar mais atrativa e carismática a imagem do candidato.

Pense que a face dos candidatos estampará uma infinidade de peças gráficas, além de propagandas, aparições em público e debates. Sendo assim, é importante investir em uma boa imagem.

A maquiagem pode ser um trunfo tanto para homens quanto para mulheres quando se trata de marketing político para usar nas eleições. A tecnologia das câmeras e demais equipamentos atualmente tende a revelar cada detalhe e até mesmo acentuar imperfeições. Sem falar na alta definição da grande maioria dos aparelhos de TV.

Mas nada de exagerar. Carregar demais a pele com esse tipo de produto pode abrir caminho para a estereotipação do candidato ou político, sem contar que o excesso é sempre muito desagradável pessoalmente. Menos é mais.

Quer aumentar a interação com os eleitores? Marketing de conteúdo é a resposta!

O marketing de conteúdo surge como uma oportunidade graças a demanda dos eleitores de ter acesso à informações relevantes de maneira menos invasiva, como acontece com a publicidade tradicional.

E esse conteúdo pode ser produzido em diversos formatos e plataformas:

  • Publicação de posts em blog;

  • Infográficos;

  • Ebooks;

  • Webinars;

  • Podcasts;

  • Questionários;

  • Guest posting;

  • Social Bookmarking;

  • Fóruns online;

  • Vídeos online;

  • E-mail marketing;

  • SEO;  

  • Conteúdo em Mídias Sociais.

No entanto, é mais interessante criar conteúdo relevante sobre assuntos que sejam do interesse do eleitorado do que enaltecendo a imagem do candidato, como saúde, educação, economia, relações internacionais, geopolítica, etc. Dessa forma o político passa a ser visto como autoridade nesses assuntos, ganhando relevância e sendo sempre lembrado.

Presença e monitoramento nas redes sociais

presenca e monitoramento redes sociais

As redes sociais hoje em dia são parte muito importante da vida de muito brasileiros.Segundo dados de 2017, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais, passando em média mais de 5 horas por dia em frente a um computador e quase 4 horas em tablets e celulares.

É claro que não é necessário estar presente em todas as redes sociais. Elas são muitas e algumas podem nem mesmo ser relevantes para uma campanha. O importante é escolher as mais adequadas, ou seja, aquelas nas quais seu público-alvo (eleitores) está presente e interage com maior assiduidade e planejar corretamente de que forma será feita a interação.

De toda forma, as mídias sociais que julgamos mais importantes atualmente, portanto merecedoras de maior atenção, são:

  • Facebook: a rede com mais usuários no mundo dá a possibilidade de se publicar os mais variados tipo de conteúdo;

  • Snapchat: vídeos curtos e fotos que ficam disponibilizados por 24 horas na plataforma;

  • Twitter: textos curtos, de até 280 caracteres, possibilidade de interação aumentada.

  • Instagram: publicação de fotos e vídeos e uso de hashtags.

  • LinkedIn: rede profissional, realize discussões relevantes e tenha prestígio.

  • Youtube: rede social de vídeos e a rede com mais usuários no Brasil.

Uma vez estabelecida a presença nas redes sociais surge outra tarefa tão importante quanto a de produzir o conteúdo: fazer o monitoramento do que é publicado. Esse trabalho se baseia na coleta e análise de alguns dados de como está sendo a interação dos eleitores com o candidato.

Alguns dos dados mais importantes para levar em consideração são:

  • Número de fãs/seguidores e de visitas;

  • Engajamento nas publicações (curtidas, compartilhamentos e comentários);

  • Alcance (quantas pessoas visualizaram a publicação);

  • Número e qualidade das menções públicas, em grupos, eventos e na própria página ou perfil.

O monitoramento de redes sociais fornece toda a orientação necessária sobre como a imagem do candidato está sendo recebida pelo público. A partir disso é possível reforçar ou repensar estratégias de campanha, tornando as ações mais assertivas e precisas.

Esse foi o nosso post de hoje com 4 dicas infalíveis de marketing político para usar nas eleições. Temos materiais específicos e mais aprofundados sobre cada tópico acima. Para saber mais é só clicar nos links que estão disponibilizados em cada tópico.

Esperamos que você tenha gostado! Conte para a gente o que achou nos comentários. Você também pode deixar uma sugestão caso queira saber mais sobre algum assunto específico. E para não ficar de fora de nada assine a nossa newsletter e acompanhe a gente nas nossas redes sociais.

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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