Como ser político? Dicas para iniciar uma carreira política

por Mariana Silva em 21/03/2018 ⇠ Veja outros Posts

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ser político não é uma profissão, mas sim uma função. Apesar das dificuldades, esse ainda é um caminho muito gratificante. Ser eleito e poder representar e defender os interesses de seu povo é uma ocupação que deve ser levada muito a sério e que muitos acabam escolhendo pelas razões erradas.

Saiba que o caminho não é fácil, exige dedicação e uma vocação especial. O início pode ser um pouco atribulado e confuso, principalmente para quem não possui nenhuma familiaridade com a vida política. Vamos agora a algumas dicas que serão muito úteis para quem quer saber como ser político, mas não sabe por onde começar.

Como construir uma trajetória?

Para algumas pessoas, o caminho é mais natural e elas podem ter um certo conhecimento dos trâmites legais. Seja por terem uma família com histórico político, seja por exercerem atividades sindicais ou estudantis, etc.

Mas não ter essa orientação ou uma jornada na vida pública já pré consolidada não é motivo para desanimar e desistir de uma carreira na política. Muito pelo contrário, é importante para o bem da democracia que uma diversidade maior de pessoas se interessem pelo meio, pensando em um aumento da representatividade.

Uma boa maneira de se iniciar na carreira política é se envolver com movimentos sociais, estudantis ou sindicais. Esse caminho oferece uma ótima oportunidade de networking, influência e de conhecimento da vida pública.

Formação acadêmica. É necessária?

formacao academica para politicos

A carreira política não exige uma formação acadêmica específica, não demandando sequer que os políticos possuam alguma graduação. Em termos de representatividade isso é muito positivo, tendo em vista que o ensino superior ainda não é acessível à toda a população brasileira.

Mas caso a pessoa que deseja iniciar uma carreira política opte por possuir um diploma que possa o ajudar na jornada, alguns dos indicados são: Direito, Administração, Gestão e Administração Pública, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências do Estado, etc. São cursos que podem abrir portas e levar a um conhecimento maior sobre a democracia brasileira, da máquina estatal, da economia, etc.

Requisitos legais

Alguns requisitos são comuns à todos os cargos, outro já são mais específicos. Segundo a Constituição Brasileira de 1998, as condições para poder se candidatar e ser eleito como presidentesgovernadorsenadorprefeitodeputado estadual e federal são:

  • A nacionalidade brasileira para todos os cargos (brasileiros nascidos ou naturalizados);

  • O pleno exercício dos direitos políticos (não ter direitos políticos suspensos e ter cumprido a totalidade da pena caso tenha sido condenado criminalmente, etc.);

  • O alistamento eleitoral,  possuindo título de eleitor válido;

  • O domicílio eleitoral na país, estado e município para o qual quer concorrer ao cargo (a pessoa pode ser natural de outra localidade, mas deve ser candidato no local onde vota);

  • A filiação a algum partido;        

  • A idade mínima de 35 anos para presidente e senador, 30 anos para governador, 21 anos para prefeito e deputado estadual e federal;

  • Certificado de reservista (estar em dia com as obrigações militares para o caso de candidatos do sexo masculino, requisito válido para todos os cargos eletivos).

Características pessoais

caracteristicas pessoais para ser politico

A vocação para uma carreira política vai muito além do cumprimento dos requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral e da trajetória do candidato. Para exercer qualquer função é necessário possuir ou desenvolver algumas características pessoais. Para ser político não é diferente.

É um pouco difícil elencar todas as qualidades que bons políticos costumam possuir, mas como uma das principais podemos apontar a simpatia e o carisma. Primeiramente porque junto ao marketing político e eleitoral, são essas as qualidades que ajudam os candidatos a construir suas imagens positivas e conquistar votos.

Outra característica muito valiosa é a oratória e a boa comunicação, a facilidade de se expressar e se fazer entender com clareza. O político é alguém que em diversos momentos terá que participar de debates, rodas de conversa, discursos, conceder entrevistas, etc. Algumas pessoas já nascem com esse dom bem aflorado, mas é possível trabalhá-lo com o tempo. Inclusive existem cursos com essa finalidade e inúmeras técnicas para aprimorar a oratória.

O que achou das nossas dicas de como ser político? Conta pra gente nos comentários! Esperamos que elas possam ser úteis caso você esteja cogitando ingressar nessa carreira e vida. Estamos sempre produzindo conteúdo sobre o assunto, acompanhe o nosso blog e redes sociais e assine a nossa newsletter para não perder nada! Até a próxima!

Ebook: Cargos Políticos e suas Funções

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit