Eleições para senadores: como se destacar

por Mariana Silva em 13/09/2018 ⇠ Veja outros Posts

As eleições para senadores, assim como para os outros cargos, estão se tornando cada vez mais disputadas. Os candidatos que querem se destacar devem pensar em estratégias muito bem elaboradas e inovar.

Está concorrendo a senador ou trabalha na equipe de algum candidato ao senado? O NeritPolítica pode te ajudar nesta empreitada (ainda dá tempo)! Selecionamos dicas que vão te ajudar a fazer uma ótima campanha, se distinguindo positivamente dos adversários e garantindo votos para essa casa do Congresso Nacional, o Senado Federal. Vamos conferir?!

Deixe de lado o amadorismo e o improviso

Campanha é coisa séria. Nas eleições para senadores a melhor aposta é contar com uma equipe de profissionais qualificada e à altura da seriedade que este cargo pede. Este não é o momento de delegar à amigos e familiares funções que só advogados, contadores, designers, comunicadores, etc., podem exercer com precisão e excelência.

As pessoas que compõem uma equipe de campanha eleitoral precisam possuir conhecimentos em técnicas e práticas específicas que só profissionais são capazes de ter.

Do mesmo modo, as eleições para senadores devem contar com um planejamento estratégico de campanha bastante rigoroso. Nenhuma ação deve ser tomada com base em achismos e no impulso. Confira nosso guia completo sobre planejamento de campanha e tenha acesso às melhores dicas.

Aposte em várias mídias

Fato é que as eleições estão cada vez mais focadas na internet. E sim, você deve se preocupar (e muito) com a presença na web. Afinal de contas é lá que se encontra grande parte do eleitorado, cerca de 120 milhões de pessoas estão conectadas, segundo dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês).

Existem muitas estratégias para atrair mais eleitores usando as redes sociais, por exemplo, contando que o monitoramento também seja feito corretamente. Outro uso da internet que ajuda a garantir a vantagem na corrida eleitoral é ter um site para o candidato, lugar no qual todas as informações sobre a campanha e a trajetória política estejam reunidas. Saiba mais!

No entanto, uma campanha não deve se basear em apenas uma mídia de divulgação, pois em quanto mais espaços um candidato estiver presente, maior será a abrangência de sua campanha, ou seja, mais pessoas serão atingidas. Desse modo, não marque presença apenas na internet, existe uma infinidade de outras mídias que precisam ser utilizadas.

A televisão, por exemplo, ainda é a maior fonte de informação política no nosso país. Ignorá-la significa excluir milhões de eleitores em potencial e perder votos. O rádio também possui muita força e presença na vida dos brasileiros. Estima-se que 52 milhões de pessoas escutam rádio em 13 regiões metropolitanas do país. Rádio e TV não podem ser deixados de lado em hipótese nenhuma!

As mídias impressas, como o jornais e as revistas, também possuem enorme relevância para os brasileiros. O melhor a se fazer e contar com uma assessoria de imprensa que faça essa ponte com os veículos de comunicação.

Invista (pesado) no marketing pessoal

Investe em marketing pessoal quem deseja associar a imagem sempre à experiências altamente positivas e edificantes. Ou seja, em eleições para senadores é obrigatório adotar medidas para alavancar o marketing pessoal.

Se você quer entrar nessa na disputa, é importante trabalhar uma boa imagem visual, seja para a TV, para interações e contato direto com o eleitor em visitas e eventos, ou na fotografia para peças gráficas e de publicidade online.

Outro ponto que precisa ser desenvolvido é a boa comunicação e o relacionamento interpessoal. Falar bem é uma característica importante para políticos e eles devem buscar serem pessoas bem relacionadas, com bons contatos.

Ao contrário do que se pensa, o ato de se comunicar com excelência é uma aptidão que pode ser adquirida e aprimorada. Para tal, existem várias técnicas para trabalhar a oratória, algumas delas você pode conferir aqui neste post, além de cursos específicos de aprimoramento.

Deixe bem claras as funções de um senador

Muitos políticos ainda têm a mania de incluir em suas propostas de campanha ações que vão além de sua alçada, que não competem às funções do cargo a qual concorrem. Isso é extremamente anti-ético, uma maneira de tirar proveito da ingenuidade dos eleitores que não possuem tanto esclarecimento sobre a nossa democracia.

No entanto, a função de senador é uma das que mais levanta dúvidas entre a população, poucas pessoas sabem de fato quais são as atribuições dessa figura política. Dessa forma, uma boa dica para se destacar é esclarecer de maneira sucinta o papel de um senador em suas ações de campanha e, dentro desse escopo propor pautas mais assertivas e diretas.

Essa é uma maneira de mostrar honestidade para o eleitorado, transmitindo confiança e seriedade para cumprir as obrigações. A título de informação, os senadores são representante do povo que atuam no Congresso Nacional. Seus mandatos têm 8 anos, mas as eleições acontecem a cada 4. Dessa forma as cadeiras do Senado são renovadas alternadamente.

As funções dos senadores mais conhecidas são as relacionadas ao Legislativo. Ou seja, propor, aprovar, debater e aperfeiçoar as leis e alterações legislativas estão entre suas atividades. Mas muito se engana quem pensa que suas ocupações se reduzem à essas. Entre a principais atividades também compete:

  • Processar e julgar crimes de responsabilidade do Presidente da República e outras autoridades.

  • Escolher Ministros do Tribunal de Contas indicados pelo Presidente da República, Presidente e Diretores do Banco Central do Brasil, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática e outros cargos que a lei determinar.

  • Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

  • Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Saiba quais são todas as funções dos senadores clicando aqui!

Utilize um sistema de gestão

Por mais que você conte com uma excelente equipe, a melhor maneira de garantir a organização e a otimização de sua campanha é com um sistema de gestão.

Entre as funcionalidades mais úteis para políticos em campanha, podemos destacar o marketing segmentado, que permite o disparo de e-mails e SMS para os eleitores. Assim é possível enviar um único e-mail ou SMS para diversas pessoas de forma rápida e eficiente, podendo ainda direcionar suas mensagens a um público específico. Fica muito mais fácil transmitir com clareza as intenções do seu futuro mandato!

Outra funcionalidade que faz toda a diferença na campanha de um senador é o geoprocessamento político. Basicamente, consiste em um mapa interativo no qual é possível localizar geograficamente os contatos cadastrados em sua base. Mas como isso é útil?

Através dessa ferramenta é possível traçar estratégias de marketing para alcançar o público específico em certas regiões. Por exemplo, se o mapa indica que está perdendo votos em determinado bairro ou cidade, o candidato e sua equipe conseguem intensificar as ações no local a tempo.

Se você se interessou pela utilização de um software político em sua campanha, mas ainda tem dúvidas de como essa ferramenta poderá lhe auxiliar, agende uma demonstração gratuita do NeritPolítica e veja na prática as vantagens de um sistema de gestão eleitoral.

E então, o que achou do nosso post sobre as eleições para senadores? Deixe um comentário abaixo. Esperamos que nossas dicas possam ser úteis tanto para candidatos quanto para pessoas envolvidas na campanha e que a gente possa te ajudar mais na frente, com o mandato.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso às melhores informações e dicas sobre a gestão de campanhas e mandatos políticos. Assine a newsletter e curta a nossa página no Facebook, assim tudo chega em primeira mão para você.

Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit