Assessoria de imprensa para políticos em campanha eleitoral

por Mariana Silva em 18/07/2018 ⇠ Veja outros Posts

A grande mídia ainda é responsável por levar informação até a  maioria da população brasileira. Estudos e teorias da comunicação mostram que o contrário também acontece e o público também é capaz de influenciar o que entra na agenda dos meios de comunicação fazendo com que os fatos e notícias ressoem com ainda mais intensidade.

Os meios de comunicação muitas vezes podem não chegar a ter um poder tão grande de determinar quem ganhará uma eleição, mas conseguem pautar os assuntos de maior interesse para a opinião pública. Qualquer candidato que deseja se sair bem nas eleições, precisa se preocupar com isso.

A assessoria de imprensa para políticos em campanha eleitoral tem o papel importantíssimo de estabelecer uma relação com jornalistas e os diversos veículos comunicacionais, como jornais impressos e televisivos, rádio e portais de notícias da internet, garantindo que o candidato ganhe relevância nas agendas midiáticas de maneira favorável e que isso gere uma imagem positiva para o eleitorado.

Assessoria de imprensa: por que não posso viver sem uma?

Qualquer político se torna automaticamente uma pessoa pública, isso significa que suas ações interessam à outras pessoas. Logo, pressupõe-se que quanto mais relevante essa figura é, mais interesse ele levanta. O papel da mídia é pautar esses interesses e levar informações para o público.

Existe uma ponte entre meios de comunicação e os políticos e candidatos e é necessário que essa mediação seja feito por profissionais especializados, capacitados para proporcionar uma exposição midiática de impacto e proveitosa.

Os profissionais dessa área precisam possuir um ótimo relacionamento interpessoal e jogo de cintura, pois lidam diretamente com os jornalistas e como o público em geral e vez ou outra esse contato pode ser conflituoso.

Também cabe ao assessor de imprensa preparar o candidato para suas aparições em público e na TV, como se portar em debates e entrevistas e qualquer outro tipo de contato com a mídia.

Gerenciamento de crises

É de conhecimento comum vários casos de políticos que estavam indo bem em suas campanhas, sendo apontados como favoritos nas pesquisas eleitorais, mas de repente alguma “bomba” envolvendo a imagem do candidato estoura, acabando com sua reputação e com qualquer chance de eleição.

O papel da assessoria de imprensa nesses casos é primeiramente evitar polêmicas, e isso só é feito com o alinhamento da imagem e valores do assessorado. Mas diante de alguma polêmica capaz de colocar tudo a perder, os assessores são as pessoas que saberão contornar esse tipo de situação da melhor maneira possível de uma forma que a credibilidade do político e a confiança que o eleitorado tem nele não sejam perdidas. Essa tarefa recebe o nome de gerenciamento de crises.

Cuidado com as fake news

Em 2018 uma atividade da assessoria de imprensa e comunicação terá um destaque muito grande, principalmente no meio digital. Será a de desmentir as temidas fake news, notícias falsas e fantasiosas, normalmente depreciativas, que tendem a viralizar com muita facilidade nas redes sociais.

Esse tipo de notícia costuma circular principalmente em meios constituídos por pessoas menos instruídas ou com pouca experiência em lidar com as plataformas de acesso à internet. Saiba como identificar e denunciar fake news através deste link.

Cabe aos profissionais ficar de olho nesse tipo de notícia, fazendo um acompanhamento constante do que anda sendo compartilhado nas mídias sociais sobre o candidato e se colocando de prontidão a rebater esse tipo de conteúdo enganoso que pode ser extremamente prejudicial a imagem do político e influenciar na intenção de voto do eleitorado.

Releases e Clipping

De que maneira a mídia fica sabendo das atividades que merecem destaque e que o candidatos querem que ganhem relevância? Muitas veze é através dos press releases, conteúdos criados pelos assessores que explicam para os meios de comunicação algum fato, acontecimento, atividade, etc., e que eles julgam que merece ser divulgados.

A assessoria de imprensa envia esse material para seu mailing, uma lista com os contatos de produtores, repórteres, jornalistas em geral e veículos diversos que possam se interessar e dar visibilidade ao tema em algum meio de comunicação através de uma matéria, por exemplo.

Outra tarefa importante de uma assessoria de imprensa para políticos é a realização de clipping. No meio jornalístico isso significa fazer um monitoramento e a coleta de todas as matérias e notícias que fazem menção feitas ao candidato que aparecem nas mídias, por menores que sejam.

Isso permite que se saiba qual é a imagem que está sendo veiculada e, consequentemente, ao que o público está tendo acesso e concede a possibilidade de poder mensurar e avaliar se o trabalho de divulgação do assessor e de sua equipe está surtindo o efeito desejado.

Lembre-se que o trabalho da assessoria de imprensa não deve ser cessado ao final da campanha eleitoral, seja o resultado a vitória ou a derrota nas urnas. Mas caso o candidato seja eleito, é preciso retomar as atividades e se necessário ainda desdobrar as atividades no mandato, passando a contar com ainda mais profissionais da área da comunicação.

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Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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