Reta final de campanha eleitoral: mantenha o foco!

por Mariana Silva em 27/09/2018 ⇠ Veja outros Posts

A reta final de uma campanha eleitoral compreende os últimos dias da corrida pelos votos. Muito se engana quem acredita que nada mais pode ser feito e todas as cartas já foram lançadas. Esse é um momento muito delicado no qual é necessário trabalhar massivamente na garantia dos votos já conquistados e captar ainda mais eleitores.

Quer saber como isso é possível e quais são as melhores estratégias para a reta final de campanha eleitoral? Acompanhe o nosso post sobre o assunto que a gente revela!

Quais são as melhores práticas?

Como o embate já está chegando ao fim, é importante manter as estratégias que já vêm sendo trabalhadas. Mas além disso, algumas práticas são muito recomendadas para o período. Vamos saber quais são elas.

Focar nos indecisos

Na reta final de campanha eleitoral é bom ter em mente que os votos que já foram conquistados dificilmente serão perdidos, especialmente no primeiro turno. Mas calma! Não estamos dizendo que não é necessário se preocupar com os eleitores que já vão votar em você, muito pelo contrário.

O que queremos dizer é que, a não ser que algo fora do esperado aconteça (como uma crise causada por fake news), esses votos já são seus.

O mesmo vale para o voto dos concorrentes, principalmente entre os principais candidatos. É claro que não é totalmente impossível que as pessoas mudem de ideia e troquem de candidato, mas nos últimos momentos da campanha isso se torna bem mais complicado.

Sendo assim, o ideal então, além de manter o relacionamento com o eleitor, é focar no voto dos indecisos. Esse deve o motivador da maioria das ações do período. Os indecisos podem ser as pessoas que deixam a decisão para o último momento ou que estão com dúvidas entre dois ou mais candidatos.

Essas pessoas tendem a votar naquele que mostra mais chances de ganhar, sendo assim as ações devem buscar mostrar a força do candidato, transmitir bastante confiança e a concretude de todas as propostas. Foque nos seus pontos mais fortes para garantir os votos daqueles que ainda estão perdidos.

Contato direto com o eleitor

A reta final de campanha eleitoral é um bom momento de estar presente para os eleitores fazendo visitas à universidades, hospitais, centros comunitários, sedes de sindicatos, escolas, associações, etc., e participando de reuniões, rodas de conversas e outros eventos em que haja o contato contato direto com o eleitor.

Mas isso deve ser feito com naturalidade. Se caso essa não tenha sido uma ação de conquista de voto presente nas etapas anteriores da campanha, de nada vai adiantar começar a fazer visitas na reta final. O eleitorado vai estranhar e a estratégia vai parecer uma medida desesperada (o que não deixa de ser verdade).

Interação online

Atualmente uma das melhores maneiras de garantir a interação com o eleitor e fazer com que ele se sinta participativo é através das mídias sociais. Essas plataformas oferecem aos políticos a oportunidade de demonstrar que são solícitos e atenciosos e recebem bem as reclamações e sugestões.

Mais uma vez, podemos citar aqui a importância de contar com profissionais qualificados para te ajudar nessa tarefa! Tenha uma equipe de prontidão para acompanhar a repercussão de todo o conteúdo que é publicado e apta para tirar dúvidas e interagir com as pessoas que acessam a esses canais.

O que é melhor evitar

Na reta final da campanha eleitoral é bem provável que o eleitorado já esteja cansado e um pouco sobrecarregado de tanta informação e abordagens. Nesse momento o eleitor poderá criar uma certa antipatia até mesmo do nome e número.   

Algo que costuma causar bastante repulsa é a propaganda eleitoral com material impresso feita em excesso, que acaba sujando as ruas e locais de votação. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e essa prática demonstra uma grande falta de respeito.

Isso significa que é hora de ser ainda menos invasivo e repetitivo nas ações, especialmente as de marketing segmentado, como e-mails e SMS. Lembre-se também que o eleitor pode se descadastrar de listas de contato de envio de SMS quando desejar e deve ter o pedido concedido em até 48 horas após a solicitação.  

Cumpra todas as regras para não sofrer as punições previstas pela Justiça Eleitoral. Neste post você confere tudo que é permitido ou não em 2018.

Esse foi nosso post sobre reta final de campanha eleitoral. Uma vez que você tiver colocado em prática as nossas dicas, é só esperar pelo melhor resultado: a eleição! E não se esqueça de contar com a gente durante o mandato também. Nossas funcionalidades vão proporcionar uma experiência de gestão muito mais avançada.

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Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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