Erros para não cometer na campanha eleitoral!

por Equipe Nerit - 06/11/2019 ⇠ Veja outros Posts

Se você acompanhou a carreira de algum político ou alguma eleição, deve se lembrar de vários casos de candidatos que até se saíram bem durante todo o caminho, mas por algum deslize deixaram a vitória nas urnas escapar. Por isso é tão importante se atentar a uma série de erros para não cometer na campanha eleitoral.

Mesmo que todo o restante do trabalho tenha sido feito dentro dos conformes, cometer um desses erros pode comprometer todo o esforço de uma campanha eleitoral e colocar em risco a vitória nas urnas. Para te ajudar, fizemos um levantamento dos principais deslizes que podem prejudicar toda uma estratégia. Vamos lá!

  1. Ignorar as leis eleitorais

As regras eleitorais são muitas e podem ser complicadas, principalmente para quem não possui conhecimento jurídico. Mas elas existem por um motivo, manter a ordem do processo eleitoral, garantindo o Estado Democrático de Direito.

É comum que alguns candidatos desconheçam algumas das leis ou apenas as ignorem, acreditando na impunidade. Esse tipo de atitude é inaceitável. Além de existir uma fiscalização feita pela Justiça Eleitoral, que é o órgão responsável por penalizar os infratores eleitorais com multas e até mesmo com a cassação e a inelegibilidade, esse comportamento é extremamente mal visto pelos eleitores, demonstrando falta de ética e de decoro. 

A cada eleição as regras eleitorais se atualizam e tudo que você achava que sabe deve ser ser questionado. Se você pretende concorrer às eleições 2020, leia nosso texto Campanha eleitoral 2020: o que pode, o que não pode!

  1. Menosprezar o poder da internet

O acesso à internet no Brasil cresce de maneira vertiginosa, e os políticos não podem deixar de acompanhar essa tendência (basta olhar para as eleições 2018 para perceber a influência da internet nas campanhas).

Não é o caso realizar toda a campanha apenas na internet e deixar de lado estratégias de campanha físicas, isso também seria um erro. O que queremos dizer é que a internet já é a maior fonte de informação política do país na atualidade, não investir e trabalhar a campanha massivamente no meio digital significa abrir mão de boa parte dos votos.

Criamos um material específico sobre sobre o tema, onde você vai encontrar:
Escolha das redes sociais e ferramentas que serão utilizadas

  • Exigências da Lei Eleitoral
  • Planejamento e estratégia.
  • Tendências da Divulgação Web 

Para acessar esse material clique no link: Divulgação Política na Internet.

Utilizar e monitorar as principais redes sociais, investir em marketing de conteúdo, em um bom site e no disparo de SMS e de e-mail marketing é essencial. Tenha acesso a tudo que você precisa sobre campanha eleitoral digital aqui.

  1. Não contar com uma equipe de profissionais para campanha

É muito comum que candidatos, por inexperiência, falta de verba e inúmeros outros motivos, “toquem” a campanha por si mesmos ou apenas com a ajuda de amigos e da família. É sempre bom ter o apoio de pessoas próximas, mas campanha eleitoral não é lugar de amadorismo.

Como já dissemos em um post dedicado aos assunto, o candidato sozinho, por mais inteligente e capacitado que seja, não pode gerenciar toda a sua campanha. Por trás de todo candidato eleito existe a mobilização de várias pessoas e competências.

Basicamente, uma campanha eleitoral de sucesso demanda uma equipe composta dos seguintes competências:

  • Coordenação geral (a liderança da equipe, figura de pulso firme e tomadora de decisões);
  • Marketing e assessoria de comunicação (pessoas criativas e análiticas que serão responsáveis pela construção e promoção da imagem do candidato);
  • Assessoria jurídica (como dissemos anteriormente, as leis eleitorais são complicadas e exigem um conhecimento técnico de advogados especializados);
  • Coordenação financeira (é de suma importância a presença de profissionais responsáveis pela arrecadação e administração dos fundos da campanha);

Essas são as peças-chave para a eleição. Entender um pouco melhor o papel de cada um desses setores é o primeiro passo para construir uma equipe competente.

Contato com a população, gerenciamento de redes sociais, estudos acerca do cenário político atual, administração de recursos, atenção à legislação e outras dezenas de tarefas, são imprescindíveis no momento de organizar uma campanha eleitoral.
Em nosso ebook “Equipe de Campanha Eleitoral” é possível encontrar algumas dicas como:

  • Recursos para formar uma equipe de campanha;
  • Profissionais e competências;
  • Dicas para um time de sucesso;
  • e muito mais.

Conclusão simples e direta: sozinho, você não conseguirá executar todas as ações necessárias para ser eleito.

  1. Não buscar conhecer o eleitor

Este é um erro que tem tudo para ser fatal. Por mais que o candidato e sua equipe possuam o preparo e os recursos necessários em todos os outros pontos, não conhecer o eleitorado vai impactar negativamente em todos os aspectos da campanha (afinal a campanha é feita pra eles).

Isso porque é necessário conhecer o interlocutor para quem é destinada toda a mensagem. A maioria das estratégias para serem bem sucedidas só podem ser originadas com base nesse conhecimento. Tendo em mãos informações como o percentual do eleitorado composto por idosos, é possível incluir no plano de governo políticas públicas voltadas para a saúde e bem estar na terceira idade, por exemplo.

Quando possível, contrate pessoas para realizar pesquisas com os eleitores. Essa é a melhor forma de saber de fato quem são essas pessoas, do que elas precisam, quais são suas expectativas, principais reclamações, etc.

Encontros com o público, como acontece em comícios e visitas à universidades, hospitais, sindicatos, empresas,etc, também fazem parte dessa estratégia de conhecer o eleitor pessoalmente. Aproveite essas oportunidades para conversar com o máximo de pessoas possível e obter diretamente delas informações valiosas sobre seus anseios.

  1. Não organizar um banco de dados

Organização é um fator determinante que vai te impedir de perder a eleição. Você irá lidar com diversas informações durante sua campanha, por isso, não deixe de colocar ordem em todos os dados que você possuir. 

Muitos políticos espalham esses elementos em diversos papéis, pastas ou em planilhas em um computador. Essa postura é ineficiente, pois não permite que eles se tornem de fato dados com propriedades analíticas. E, além disso, impossibilita que haja uma integração dessas informações e da equipe.
Claro que para organizar, você precisa ter um banco de dados sólido.

Para tornar esse processo mais eficiente,você pode contar com a ajuda de um sistema de gestão de campanha, o que nos leva ao próximo erro...

  1. Não utilizar um sistema de gestão

Um sistema de gerenciamento é a ferramenta certa para candidatos. A plataforma possui funcionalidades capazes de ajudar a não cometer nenhum dos erros citados.

É possível ter um controle maior sobre os dados financeiros com a emissão de notas fiscais e a produção automatizada de gráficos e relatórios dentro do próprio sistema e realizar até ações de marketing, como o envio de e-mails e SMS segmentados.

Outra grande vantagem é a facilidade de criar e manter um banco de dados que te permite várias ações, tais como acessar a um registro de interações com cada contato cadastrado, saber em que regiões estão concentrados os seus potenciais, etc.

Estes foram os principais erros na campanha eleitoral para você nunca cometer! Lembrou de mais algum? Se quiser conhecer outros erros de campanha baixe o Checklist: 10 Atitudes que vão fazer você perder a eleição!Conta pra gente nos comentários ou deixe sua sugestão para minimizar esse tipo de erro. Para mais conteúdo de suporte para as eleições, fique de olho no nosso blog e assine a nossa newsletter e se prepare com a ajuda dos melhores. Até a próxima!

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit