Suíte CRM no gabinete: aplicações reais

por Larissa Maciel em 08/06/2017 ⇠ Veja outros Posts

Como vimos no post “Gestor político: porque você não pode viver sem um?”, o uso de suíte uma CRM é muito importante para organizar todas as demandas e rotinas de um gabinete. Na mesma plataforma você poderá realizar várias ações que visam otimizar a gestão de seu mandato.

Uma suíte CRM no gabinete evita boa parte de toda aquela papelada e arquivo que o dia-a-dia de um mandato produz. Sem contar que, ao usá-la, você pode deixar sua equipe muito mais integrada de todos os processos que estão acontecendo.

No post de hoje iremos apresentar como o uso de uma suíte CRM no gabinete pode melhorar a gestão de mandato através de aplicações práticas. Iremos apresentar situações que podem aparecer na rotina de políticos, gestores e toda sua equipe, e como as funcionalidades da plataforma irão contribuir para a solução de determinada ocorrência. Vamos lá? 

Moradores de um bairro estão protestando contra a mudança de sentido de uma via

Moradores de um bairro estão protestando contra a mudança de sentido de uma via

Situação: Moradores de um bairro estão protestando contra a mudança do sentido em uma rua. Antes a via era de mão dupla, agora possui mão única. Eles estão fechando o trecho em que ocorreu a modificação, causando um longo congestionamento e também estão organizados em frente a câmara de vereadores. Pela manifestação ter um perfil de participantes muito heterogêneo fica difícil estabelecer um diálogo.

Solução:  Por trás de manifestações sempre existem pessoas e/ou grupo sociais que a organizam. No exemplo acima, para conseguir estabelecer um contato com os manifestantes, o ideal seria entrar em contato com líderes comunitários daquela região. Você tirar essas informações do Painel do Eleitorado. Conversar com representantes de um movimento é a melhor solução para se chegar a um consenso.

Painel do Eleitorado

Com essa funcionalidade você pode cadastrar todos os seus contatos. Os dados vão além de nome, endereço e telefone. O sistema permite que você insira tags em cada um de seus contatos, assim você poderá segmentá-los em gênero, profissão, opção política, assuntos de interesse, grupo social e etc.  

Usando essa função de uma suíte CRM no gabinete você vai deixar sua base de dados bem mais organizada, fazendo com que os processos fiquem mais ágeis. Além disso, você poderá dar a sua equipe acesso a essa lista, assim o trabalho poderá fluir de forma integrada.

Quais são as regiões do estado que mais criam demandas no gabinete?

Quais são as regiões do estado que mais criam demandas no gabinete?

Situação: um gabinete recebe muitas demandas e reclamações da população. O gabinete de um deputado estadual está com um número alto de solicitações, e para se organizar, entender os pedidos e quem os requisita, o assessor sugere que seja levantado dados para saber de que lugar essas reivindicações mais surgem.

Solução: O ideal seria fazer um levantamento geográfico de onde essas demandas surgem. Assim dá para saber qual são os eleitores que mais interagem com o deputado e em que localidades eles estão. Para isso, você pode usar a ferramenta de Geoprocessamento,

Geoprocessamento

Esse recurso funciona a partir de um mapa interativo. Nele você poderá visualizar onde vive a sua base de dados. Tags de localização são geradas automaticamente pelo sistema a partir do cadastro de endereço que você vai realizar. Junto com outras tags que você colocou, você poderá filtrar informações importantes sobre seu eleitorado.

Colocar toda equipe por dentro da agenda do prefeito

Situação: Um acidente muito grave aconteceu em um grande supermercado na cidade. Centenas de pessoas ficaram feridas, outras vieram a falecer. O ocorrido se deu por uma falha do supermercado que não ofereceu todas as medidas de segurança exigidas pela legislação.

Nesse contexto, o prefeito, que tinha uma agenda fechada para toda a semana, deverá se desdobrar para atender demandas internas relacionadas às leis que foram desobedecidas, conversar com imprensa que solicitou um pronunciamento e com os familiares dos envolvidos que estão cobrando do governo uma posição.

Solução: Durante a gestão de crises desse tipo, é bom ter uma equipe integrada. A agenda do prefeito vai ficar suscetível à mudanças repentinas e  todo seu time precisa estar acompanhando. Para isso, uma agenda de papel não funcionaria, o ideal é inserir todos esses compromissos na suíte CRM do seu gabinete através do recurso Agenda.

Agenda

No recurso agenda, através de um calendário, você poderá inserir os compromissos do político. Assim você irá manter tudo mais organizado, Além disso, você poderá compartilhar essas informações com as pessoas da sua equipe (você pode selecionar somente as pessoas que você gostaria de dar acesso). Assim, você manterá seu time bem mais alinhado.

Outra função são as notificações. Sempre que um compromisso estiver marcado as pessoas envolvidas receberam um alerta. Assim ninguém vai se esquecer dos compromissos de mandato que foram marcados.

Os gastos de verba no gabinete estão altos e precisam ser revistos

Os gastos de verba no gabinete estão altos e precisam ser revistos

Situação:  O valor das despesas do gabinete de um deputado federal subiu. Os preços subiram, mas a verba não, por isso, eles precisam reajustar as despesas. Precisam analisar as contas e fazer relatórios para descobrir em que setores irão ocorrer os cortes.

Solução: A solução para esse caso seria contratar o serviço de uma suíte CRM para o gabinete. Através de funções financeiras, eles poderiam lançar todas as despesas, o valor e o tipo delas. A partir de tudo isso, ele iam conseguir produzir gráficos e relatórios que mostrem qual serviço tem sido a maior despesa para o mandato. E assim, fazer os ajustes de despesa necessários.

Gráficos e relatórios

Com essa função você poderá inserir todas a receita do seu gabinete em um só lugar. Lance as despesas com as tags referentes ao tipo de serviço, assim você terá maior controle do que está sendo gasto.

Você poderá cadastrar metas, e assim, através de gráficos e relatórios, descobrir se você e sua equipe estão atingindo os resultados necessários para que a gestão do seu gabinete seja perfeita.

Preciso comunicar minhas ações aos meus eleitores

Preciso comunicar minhas ações aos meus eleitores

Situação: Um vereador está propondo projetos de lei da câmara que visa aumentar o piso salarial dos professores de seu município. Ele precisa que essas medidas sejam divulgadas para quem mais se interessa por elas: os profissionais da educação. Só que o gabinete não tem muita verba disponível para comunicação e impressão de peças gráficas.

Solução: Com todos os dados cadastrados e todas as tags criadas na suíte CRM do seu gabinete você poderá fazer disparos de SMS e Email Marketing. Usando a tag “professores municipais” você pode segmentar seu público e fazer um material específico para informar do seu projeto de lei na câmara a quem mais interessa.

Email Marketing e SMS

No painel de Marketing, você poderá realizar disparos de email e sms para lista. Através das tags você conseguirá selecionar um público destinatário específico para a sua mensagem. Se for o caso, você poderá enviar, também, para todos os contatos da sua lista.

Outro opção é o envio automatizado. A partir de uma circunstância que você insere na plataforma serão realizados disparos automáticos. Por exemplo: você pode configurar para que a suíte envie mensagens de “feliz aniversário” para todos os aniversariantes do dia. Assim você também vai diminuir seus gastos com relacionamento com o eleitorado.

No blog de hoje vimos a importância do uso de uma suíte CRM no gabinete através de exemplos do dia-a-dia. Esperamos que tenha sido um conteúdo interessante. Se você deseja poder usar todas essas funcionalidades entre em contato com o Nerit Política e solicite uma demonstração do software aqui. Até a próxima!

Seus dados estão seguros  no seu escritório?

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit