Assessor político: como se destacar no gabinete?

por Ana Codeglia - 10/04/2017 ⇠ Veja outros Posts

O assessor político é responsável por diversas ações no gabinete, e suas atribuições são indispensáveis para que o mandato como um todo seja bem-sucedido e atenda, de fato, à população.

Aqui no blog já falamos sobre as atribuições mais comuns de um assessor e, desta vez, vamos trazer três dicas para que você ganhe destaque no gabinete, caso esteja exercendo esse cargo tão relevante, ou caso deseje exercê-lo.

O mais importante de tudo, e que será abordado em todos os tópicos deste texto, é que você saia do lugar comum e vá além daquilo que já é esperado das suas ações. Ou seja, para se destacar é preciso trazer um diferencial em relação aos outros membros do gabinete! Vamos lá?

1. Realize cursos de especialização

realize cursos de especialização

A educação é, com certeza, uma das mais fortes ferramentas para quem quer se destacar entre outros profissionais. E, no caso do assessor político, isso não é nada diferente! Conseguir subsídios teóricos para realizar as ações práticas do dia a dia com eficiência é fundamental para quem quer realizar um trabalho inovador e diferenciado.

Mas quais cursos seriam esses? Veja algumas opções que podem te inspirar:

Cursos específicos para assessor político

Já existem cursos específicos voltados para o aprimoramento profissional do assessor político. Nas aulas, geralmente são abordados temas como encaminhamento de projetos, produção de ofícios e memorandos, criação de pautas, entre muitos outros.

Então, procure em sua cidade se existem especializações desse tipo ou, caso prefira, opte por cursos online. Existem, na internet, opções gratuitas e que ainda geram certificados, o que é ótimo para o próprio aprendizado e, também, para o currículo.

Cursos de redação

Independentemente de quais sejam as suas atribuições específicas, com certeza será necessário utilizar a redação na maioria delas. Se você precisa realizar atas de reuniões, enviar cartas e e-mails à equipe do gabinete ou ao público externo, elaborar discursos, redigir textos para redes sociais e boletins informativos, entre outros, então não há dúvidas de que precisa escrever bem!

Existem diversas opções de cursos de redação no mercado, principalmente porque esse tipo de aprendizado é muito exigido em concursos na atualidade. Então, temos certeza de que não será nenhum problema encontrar uma opção que se enquadre às suas necessidades! E, é claro, você também pode optar por realizar o curso a distância, na modalidade online.

Cursos de marketing e comunicação  

Em alguns casos, o assessor político é responsável por cuidar das redes sociais do parlamentar eleito, criando pautas, elaborando textos, realizando publicações, respondendo comentários, medindo os resultados das postagens, entre muitas outras ações que envolvem essa área da comunicação do gabinete.

Além disso, também é comum que o assessor parlamentar precise elaborar boletins informativos, enviar e-mails marketing e criar panfletos e folders divulgando as ações do gabinete.

Portanto, realizar um curso de marketing e comunicação é uma ótima pedida para o profissional que atua nessa área. Já existem, inclusive, cursos desse tipo voltados especificamente para o universo político, o que traz ainda mais vantagens para o assessor que tenha um certificado nessa área.

Curso de finanças

Durante o mandato, em muitos casos, os políticos têm direito à cota parlamentar, ou seja, ao reembolso de despesas a partir da apresentação de notas fiscais referentes a gastos que tenham relação com o exercício de suas atribuições.

E uma das funções de um assessor político é justamente fazer o controle dessas solicitações, além de realizar a gestão financeira do gabinete de forma geral. Despesas com telefonemas, envio de documentação por correio e fotocópias, por exemplo, também devem ser regularmente lançadas em um sistema de controle de custos.  

Por isso, uma ótima opção para o assessor político que quer se destacar é realizar cursos na área de finanças, aprendendo as formas certas de lançar receitas e despesas e realizar a gestão de custos, analisando relatórios, gráficos e diversas métricas importantes.

2. Faça reuniões produtivas

faça reuniões produtivas

No gabinete, uma situação comum é que a equipe realize reuniões para definir ações cruciais, dividir tarefas, estabelecer metas, acompanhar os resultados das tarefas, entre outras atividades importantes.

No entanto, é bem comum que esses encontros sejam improdutivos e gerem uma diminuição do tempo de trabalho de cada assessor, que poderia ser muito mais bem aproveitado.

Portanto, uma dica para o assessor político que quer se destacar é realizar reuniões produtivas. Para isso, é necessário seguir alguns macetes:

Convoque apenas os integrantes cruciais

Não é necessário convocar o gabinete inteiro para solucionar um assunto que pode ser resolvido por algumas pessoas específicas, verdade? Fazer as pessoas perderem tempo em uma reunião, sem necessidade, só gera desmotivação e frustração. Portanto, escolha apenas os integrantes indispensáveis e, depois, mande a ata para todas as pessoas que estiverem, de alguma forma, envolvidas com a pauta da reunião.

Estabeleça o tempo de duração e cumpra-o

Nada de deixar livre o tempo de duração de uma reunião. O bom assessor político sabe realizar uma gestão eficiente do tempo e, para isso, define a hora de início e de término desse tipo de compromisso. Caso contrário, as pautas podem ir se estendendo demais e a reunião pode durar horas e horas, prejudicando a produtividade de todos os envolvidos.

Faça pautas e atas de reunião

A produção desse tipo de documento deve ser dominada por todo assessor político. As pautas são elaboradas antes da reunião e definem quais assuntos serão tratados. Esse tipo de documentação é indispensável para conduzir a reunião de forma objetiva e clara.

As atas, por outro lado, são elaboradas durante ou após a reunião, e possuem uma lista com tudo aquilo que foi discutido e definido. Além disso, também apresentam uma relação com os responsáveis por cada atividade que deverá ser realizada.  

3. Faça da tecnologia sua grande aliada!

faça da tecnologia sua grande aliada

Sim, deixamos a dica mais importante para o final. Hoje em dia, o assessor político que quer se destacar deve saber dominar as novas tecnologias e propor o uso de ferramentas que possam facilitar a gestão do gabinete durante o mandato.

Neste post com 3 dicas para facilitar a rotina do assessor, falamos sobre alguns recursos online que podem fazer com o que o trabalho desse profissional se torne mais rápido, eficiente e assertivo.

Entre essas funcionalidades, podemos destacar a automatização do envio de emails e SMS à população, a utilização de uma agenda online e compartilhada, o uso de um banco de dados digital e muitos outros recursos. Para saber mais sobre esse assunto, você pode ler este texto que fala mais sobre as vantagens de um gestor político.

E, além de um software de gestão parlamentar, você também pode fazer uso de algumas ferramentas gratuitas, como o Google Drive. Com ela, é possível enviar arquivos que sejam grandes demais para caber no email, além de realizar edições em tempo real, em conjunto com outros assessores do gabinete.

Gostou das nossas dicas sobre como ser um assessor político de destaque? Então continue acompanhando o nosso blog, pois sempre temos informações fresquinhas por aqui. E, se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou fale com nossa equipe de especialistas!

Seus dados estão seguros  no seu escritório?

Ana Codeglia

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit