Marketing Político: 5 dicas infalíveis!

por Larissa Maciel em 21/06/2017 ⇠ Veja outros Posts

Como já falamos em post, você precisa ficar atento às diferenças entre estratégias de comunicação política e eleitoral. Para ficar cada dia mais próximo do sucesso em suas táticas, selecionamos 5 dicas de marketing político para você implementar nas ações de seu mandato. Vamos lá?

1. A frente do seu marketing político: monte uma boa equipe

Monte uma boa equipe

O primeiro passo que você tem que dar para que colha frutos com a sua estratégia é montar uma equipe que dê conta do recado. Desde a chefia de gabinete até o assessor, todos têm que estar sempre em dia com as questões que envolvem a rotina de um mandato.

Busque profissionais que desenvolvam suas atividades de forma criativa, mas que consigam desenvolver suas ideias sem perder a visão estratégica. Pensar de forma analítica é muito importante e vai estar como premissa número um em todas as dicas de marketing que iremos dar nesse post. Ela deve nortear todas as ações!  

2. Corpo a corpo

Corpo a corpo

Na época da disputa eleitoral muitas ações são realizadas, todas visando a vitória e a conquista de um cargo público eletivo. Uma delas são as atividades em que o candidato tem relação direta com a população. Você e sua equipe alcançaram seu objetivo, mas agora, no período do mandato, não podem abandonar essa prática.

Por isso, a dica de marketing político número 2 é: invista no corpo a corpo com o cidadão. Manter essa postura reafirma seu compromisso com o eleitorado e coloca a sua imagem em circulação, o que é muito importante principalmente se a intenção for uma reeleição.

Essa também é uma ótima oportunidade para entender as demandas da fatia da sociedade que seu mandato representa. Realize eventos, visitas, esteja presente no dia-a-dia das comunidades que você atende.

3. Marque presença online

Marque presença online

Atualmente a internet é um espaço onde você pode se comunicar com muitas pessoas, uma grande fatia da população está conectada, principalmente através dos dispositivos móveis, como os smartphones. Por isso você deve marcar presença online.

Como vimos na dica de marketing político número 2, você tem de ir aonde o eleitorado está. E ele não está em espaços físicos: use as ferramentas da web para tornar a sua estratégia mais efetiva.

Site

Uma página na web é uma ótima forma de manter contato com a população. Em seu site você pode concentrar todas as informações sobre seu mandato para que os eleitores possam consultar. É interessante que seu endereço na internet também possua um blog. Lá podem ser postados vídeo, imagens e textos escritos pelo candidato sobre atualidades relevantes, contribuindo para a formação de sua imagem.

A equipe de comunicação também pode manter uma seção com notícias. Matérias para anunciar ações de mandato são muito importantes para que a população fique ciente do trabalho realizado pelo gabinete.

Redes Sociais

Redes Sociais

Mídias sociais estão sendo muito utilizadas na atualidade: o Brasil é um dos países que mais acessam o Facebook e o WhatsApp, por exemplo. Isso faz com que essas redes sejam um ótimo ambiente para se comunicar com a população.

Existem muitas redes sociais e a impressão que temos é que a cada dia uma nova surge, sendo utilizadas principalmente entre os jovens. Iremos citar algumas que contribuirão para sua estratégia de marketing político:

  • Facebook: rede social com o maior número de usuários no país. É uma ótima ferramenta, pois suporta vários tipos de formatos de publicação (texto, foto, vídeo, transmissões ao vivo).

  • Twitter: se firma por uma comunicação mais instantânea e curta. O espaço limite de postagem é de 140 caracteres.

  • Instagram: aplicativo para postagem de fotos e vídeos de até um minuto.

Como dissemos, existem outros sites que podem fazer parte das suas atividades de comunicação, contudo, essas são as principais ferramentas que não podem faltar em seu plano de ação.

Algumas questões precisam ser observadas ao usar as redes sociais. Estar lá, em uma página, mas sem postar conteúdo, é muito inefetivo. Pode inclusive ser frustrante para os cidadãos. Eles podem procurar pelo nome do político, encontrar o seu endereço, mas não poder ter acesso a nenhuma informação atualizada. Para que isso não aconteça você tem que seguir algumas boas práticas:

Conteúdo

Poste conteúdos atrativos e relevantes para os seus seguidores nas redes. Preste atenção nas mídias, pois cada uma delas funciona de uma maneira. A imagem transmitida deve ser a mesma, mas a forma de se comunicar pode ter alguma alteração de acordo com o lugar em que você for postar. Um exemplo disso é um texto que pode ser mais longo no Facebook, mas que precisa ter só 140 caracteres no Twitter.

Frequência

Não deixe suas páginas sem conteúdo! É muito importante estipular uma frequência de postagem e cumprí-la. Investigue quais são os horários e dias em que o conteúdo terá mais alcance e invista. Para facilitar o cumprimento da sua rotina, você pode montar uma agenda de postagem.

Relacionamento

Para estar presente nas redes sociais você precisa se relacionar. Esse é um espaço onde todos os usuários têm a sua voz. A interação é muito necessária. Responda as dúvidas, os comentários, as mensagens. Calar um usuário ou excluir alguma crítica não é a postura mais adequada na maioria dos casos.

4. Pesquisa

Pesquisa

É muito importante estar por dentro do que acontece em todos os âmbitos possíveis durante o mandato. A equipe deve estar bem informada dos acontecimentos, do mundo da política e do marketing.

O ato de pesquisa é fundamental e pode ser realizado em vários eixos. Você pode buscar as tendências do marketing para melhorar as suas estratégias. Se informar sobre o universo em que você está inserido também é muito importante.

Mas a prática de pesquisa mais necessária em um mandato é a de procurar entender os anseios da população. São eles que ditarão as atividades que devem ser realizadas tanto no marketing quanto na efetividade de sua posição política.

5. Transparência

É muito importante informar todos os passos do seu mandato para o eleitorado. Eles precisam ter acesso ao trabalho que é desenvolvido para que sintam que estão sendo, de fato, representados por uma figura ativa.

Para manter a transparência, você pode utilizar de alguns recursos de comunicação de modo a estreitar a relação do político com a população. Vamos sugerir o uso de SMS e Email Marketing.

Essas são ferramentas que podem auxiliar e muito no processo do marketing político. Manter uma periodicidade aqui é importante, mas não seja invaso. Não dispare muitas mensagens e sempre coloque de forma visível um link para que o usuário possa escolher sair da sua lista de contatos.

Fazer tudo isso manualmente dá muito trabalho, por isso você deve contar com os serviços de um sistema de gestão política. Esse software permite o disparo de emails e sms de forma automática, fora outras funções que irão facilitar o dia-a-dia do seu mandato! Você pode fazer uma demonstração dessas funcionalidades na plataforma Nerit Política: é gratuito!

Essas foram as nossas dicas de marketing político, esperamos que elas sejam muito úteis para o desenvolvimento do seu mandato e relacionamento com o público. Se você gostou do nosso conteúdo assine nossa newsletter. Até a próxima!

Ebook: SMS para políticos guia completo

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

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