Whatsapp para políticos: como utilizar?

por Equipe Nerit - 13/10/2020 ⇠ Veja outros Posts

O Whatsapp é uma ferramenta de troca de mensagens que possui mais de um bilhão de usuários ativos por dia em todo mundo. No Brasil é o aplicativo mais usado, chegando a cerca de 120 milhões de usuários. Em 2020 o whatsapp está com muitas novidades que estão para chegar aos usuários, conforme matéria pulicada pelo TechTudo.

A ferramenta de mensagens instantâneas tem versão para mobile e web, o que permite enviar e receber vários tipos de mídias como: textos, áudios, vídeos, gifs, documentos.

Esses números, combinados às funcionalidades, fazem da plataforma um instrumento interessante para quem deseja e tem necessidade de se comunicar com várias pessoas de maneira rápida. Mas será que o whatsapp também é eficaz para políticos? Como faz para utilizá-lo estrategicamente? É o que você vai descobrir neste post!

 

Utilizando o Whatsapp na política 

Conheça bem os seus contatos

Como falar para quem você não conhece?

Conhecer seu público vai te ajudar a criar sua estratégia de conteúdo. Pessoas mais jovens, por exemplo, são mais abertas à uma comunicação mais informal, ao uso de imagens, vídeos e novidades. Já com pessoas mais velhas, pode ser interessante apostar em um perfil mais profissional, sério e objetivo.

 

Planeje 

Pode parecer um exagero, mas é essencial fazer um planejamento estratégico quando se trata de utilizar o whatsapp no marketing político.

Defina um horário de atendimento ou configure respostas automáticas quando estiver ausente (vamos falar sobre essa funcionalidade do Whatsapp Business ali embaixo), afinal, quando existe um enorme fluxo de mensagens, essas ferramentas devem ser utilizadas para otimizar o tempo, não o contrário.

 

Spam 

Spam é uma mensagem eletrônica recebida que não foi solicitada pelo receptor. Geralmente esse conteúdo tem o objetivo de divulgar uma marca, pessoa, produto ou serviço e esse material é enviado a uma grande massa de usuários.

Por isso, ao utilizar o whatsapp em sua estratégia política, tenha muito cuidado com os excessos e tenha certeza de que o seu contato tem interesse em receber suas mensagens, pois ninguém gosta de spam!
Lembre-se sempre que o contato do outro lado da tela é que está no controle, uma vez que se sentir incomodado, ele tem o poder de silenciar ou até mesmo bloquear você.

 

Conteúdo relevante 

Foi muito comum nas últimas eleições de 2018 os candidatos lotarem o aplicativos dos eleitores com os famosos “Santinhos”. Basicamente uma foto com um número para ser colocado na urna. O resultado disso é ser ignorado, silenciado ou até mesmo bloqueado pelo contato.

Uma vez que você conheceu o público e suas necessidades, use essas informações para criar um conteúdo mais relevante e segmentado da melhor forma possível, para que você seja beneficiado desse bom uso.

 

Informações falsas 

Talvez os políticos sejam a classe que tem a imagem mais afetada por causa de informações falsas e fake news. Jamais compartilhe uma informação ou notícia sem antes verificar a veracidade do conteúdo. A disseminação de notícias falsas já tiveram resultados gravíssimos na sociedade… e claro, nenhum político ou candidato quer ter a imagem de mentiroso.


Grupos 

Os grupos no whatsapp permitem compartilhar informações e arquivos com diversas pessoas ao mesmo tempo. É uma funcionalidade ótima para se comunicar com a própria equipe agilizando a comunicação.

O que não se deve fazer com essa funcionalidade é criar grupos e colocar as pessoas sem o devido conhecimento e autorização dos mesmos. Isso pode deixar uma imagem ruim de invasão do espaço e deixar o seu número bloqueado.

Interessante é ter grupos de discussão política com lideranças locais, membros da equipe e militância, desde que esses sejam convidados previamente e tenham interesse de participar de forma orgânica.

Whatsapp Business para políticos 

O WhatsApp Business permite que você tenha uma presença comercial no WhatsApp, com funcionalidades diferentes do aplicativo convencional para se comunicar de forma mais eficiente com a sua base eleitoral.

É importante lembrar que a ferramenta foi criada especificamente para pequenos e médios empresários, mas que pode ser bem interessante para candidatos e políticos se o uso for adaptado da maneira correta.

Facilita a interação com os eleitores, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.

A ferramenta é muito recente, então deve-se ponderar se é necessária para a sua estratégia político/eleitoral. Conheça algumas das suas funcionalidades:

Perfil 

É possível criar um perfil com informações úteis para a sua base eleitoral, uma espécie de apresentação com o seu endereço, descrição do seu perfil, e-mail e site.

Respostas rápidas 

Com a ferramenta de respostas rápidas, você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que receber. 

Métricas 

Uma aba específica para mensurar os resultados da sua comunicação, apresentando estatísticas do fluxo de mensagens. Uma funcionalidade interessante que auxilia a entender melhor como se comunicar com seu público.

Etiquetas 

Organiza os contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente. Você pode, por exemplo, dividir seus contatos em militantes, cabos eleitorais e instituições.

Se você pensa que o WhatsApp Business foi criado para que o usuário, cliente ou eleitor seja inundado por spam, está enganado. Mais uma vez, o usuário é quem está 'no controle' e pode limitar as notificações, reportar spam ou simplesmente bloquear o contato. Então, é ele quem tem total controle. 

 

O que não fazer? 

Disparo de mensagens em massa 

Essa prática foi utilizada em período de campanha eleitoral, mas é vedada pelo próprio WhatsApp, podendo resultar em cancelamento da conta.

Por isso, fuja das ferramentas que prometem esse tipo de funcionalidade. Ela pode te trazer muitos prejuízos! 

Uma alternativa é utilizar disparos por SMS ou de e-mail marketing segmentados que são permitidos, desde que exista um mecanismo para descadastramento.

 

Fique atento às regras da LGPD 

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os disparos pelo WhatsApp estão ainda mais restritos.

Os candidatos que dispararem WhatsApp e SMS sem uma autorização prévia e explícita dos usuários nas eleições, estarão sujeitos à LGPD, que está em vigor desde setembro deste ano.

Até então nenhuma ação judicial foi ajuizada por candidatos ou partidos, mas é preciso estar bastante atento a isso para não prejudicar sua campanha, pois dezenas de denúncias sobre disparos em massa já foram enviadas ao tribunal, de acordo com a Corte.

Vale lembrar que o envio de mensagens em massa pode gerar uma multa que varia entre R$ 5 mil a R$ 30 mil aos candidatos, ou também ao valor equivalente ao dobro da quantia gasta, se por acaso o limite máximo for superado.

Apesar da lei já ter entrado em vigor, até então as empresas só podem ser punidas na área cível, ou seja, quando um cidadão entrar com processo por uso irregular de seus dados pessoais, por exemplo.

As punições administrativas sobre este uso indevido só devem acontecer a partir de agosto de 2021, mas a Justiça Eleitoral poderá, antes disso, avaliar ilícitos de acordo com as regras definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

Comercialização de banco de dados 

Mesmo que a legislação brasileira não trate dos disparos em massa como crime, a comercialização de banco de dados é proibida para fins de campanha eleitoral.

 

Propaganda em período eleitoral 

O WhatsApp não pode ser usado para enviar propaganda aos usuários sem consentimento. Para receber material de campanha, o utilizador tem de ter autorizado o envio previamente.

Em hipótese alguma o whatsapp deve ser usado para propaganda no dia da eleição.

 

Whatsapp Políticos

Tenha ciência que a utilização do whatsapp como marketing para políticos é um fenômeno muito recente. Por ser uma área em contínua modificação, a legislação pode mudar a qualquer momento e é preciso ficar atento às atualizações tanto do aplicativo, quanto das leis que o regem.

Fiquem sempre atentos ao blog do NeritPolítica, os conteúdos são constantemente atualizados para deixar nossos leitores a par do que acontece no universo político.
Mande uma mensagem, deixe um comentário, sugira novos conteúdos. Vamos discutir sobre esse e outros temas do nosso blog.

Post publicado originalmente dia 12/02/2019 e atualizado dia 13/10/2020.
 

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit