Snapchat na campanha eleitoral: 6 dicas valiosas

por Laís Marçal - 09/08/2017 ⇠ Veja outros Posts

Estratégias digitais para campanhas eleitorais não são mais nenhuma novidade, pelo menos não deveriam ser. Com o crescimento do número de usuários da internet e de smartphones em nosso país, é essencial pensar em ações que consigam se adequar a esse cenário.

Nas últimas eleições para Presidente nos Estados Unidos uma plataforma chamou atenção: o Snapchat. Ele foi massivamente usado pelos candidatos que mostravam o seu dia-a-dia na disputa pelo cargo. Pensando nisso, resolvemos selecionar 6 dicas que vão ser valiosas para sua estratégia. Vamos lá?

Afinal, o que é Snapchat?

O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, mas com uma diferença bem marcante! As imagens podem ser visualizadas por um tempo máximo de 10 segundos, e os vídeos seguem a mesma premissa.

Você pode publicar esses conteúdos em sua história, para que todos os seus seguidores vejam, enviar para uma lista com algumas pessoas ou até mesmo para apenas um de seus contatos.

Outro ponto que define bem a dinâmica do Snapchat é que as postagens tem uma vida útil. Tudo o que é publicado na plataforma só pode ser visualizado em um período de 24 horas, depois desse prazo aquele conteúdo desaparece.

Alguns dados importantes

O Snapchat pode parecer uma rede social meio boba e sem importância, mas isso não é verdade. O seu sucesso fez o Instagram criar recursos para fazer concorrência com o aplicativo, a empresa, inclusive, tentou comprá-lo, mas não teve sucesso! A rede social hoje é avaliada em cerca de 10 milhões. Viu como não estamos falando de qualquer coisa, né?

Algumas informações importantes sobre o perfil do usuário do aplicativo:

  • O principal público do Snapchat tem de 13 a 34 anos;

  • Cerca de 70% dos usuários é do sexo feminino;

  • Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados na rede diariamente;

  • Existem mais de 100 milhões de usuários ativos na rede diariamente.

O principal público dessa rede social são os jovens, e eles  preferem acessar informações através de dispositivos móveis, priorizando também formas rápidas e práticas de interagir.

Você pode pensar: mas o que vou fazer em uma rede assim tão jovem? Uma boa parcela do eleitorado está dentro dessa faixa etária, os adolescentes, aos 16 anos, já podem votar. E além disso, essa faixa da população costuma ter um poder de influência muito grande, por isso é muito importante que você se comunique com eles.

Crie sua conta

Crie sua conta

Agora que você já entendeu a importância de usar o Snapchat na campanha eleitoral, está na hora de criar a sua conta. Vamos ao passo a passo:

  • Primeiro é preciso que você baixe o aplicativo no dispositivo que você irá usar para postar o conteúdo;

  • Depois de instalado, abra-o e escolha a opção “Criar conta” para se cadastrar;

  • Preencha os dados cadastrais solicitados:  e-mail, senha e data de aniversário.

  • Depois clique em “criar conta” para completar o cadastro;

  • Na próxima tela, você irá escolher um nome de usuário. Escolha um que remeta a sua campanha.

  • Clique em “continuar” e pronto! Agora você já tem a sua conta e pode começar a usar.

Na opção “encontrar amigos” você pode tanto procurar pessoas para adicionar à sua rede pelo nome de usuário,  quanto sincronizar com a agenda de contatos para adicionar as pessoas que você conhece na rede.

Agora as 6 dicas

Como você viu, esse não é um aplicativo “bobinho”, para usar o Snapchat em sua campanha eleitoral, você precisar criar uma estratégia poderosa. Para te ajudar nessa, selecionamos 6 dicas para integrar suas ações.

1. Promova seu perfil

As pessoas não vão descobrir o seu perfil sozinhas. Para usar o Snapchat na campanha eleitoral, você precisa promover sua conta e torná-la conhecida de seu público.

Você pode fazer isso ancorando informações com o seu usuário no aplicativo em outras redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

2. Seja relevante

Você precisa engajar o seu público, e para isso precisa produzir um conteúdo relevante que desperte o interesse dessas pessoas. Mais do que publicações bem humoradas, é preciso entregar algo valioso, informações que irão acrescentar ao usuário.

3. Mostre seu cotidiano

3. Mostre seu cotidiano

As pessoas têm curiosidade sobre a vida dos políticos, eles procuram por um  sujeito que os represente e precisam se enxergar naquela figura pública. Usando o Snapchat na campanha eleitoral você terá a oportunidade de mostrar como é a sua vida enquanto cidadão comum.

Deixe também que seus eleitores acompanhem a sua rotina de campanha, use o aplicativo para registrar as reuniões, os comícios, etc. Assim é possível passar uma imagem ativa para a população.

4. Use o chat

Nada mais desagradável do que entrar em contato por um canal e os responsáveis ficarem te direcionando a outro, que depois te passar novamente para um diferente. Como mostramos, essa rede é composta por jovens, e eles têm um comportamento de urgência, tudo tem que ser bem rápido.

Muitos políticos e empresas acabam adotando essa prática de ficar transferindo o usuário para outras redes, e isso não é nada atrativo. Se a pessoa te procurou naquele aplicativo, ela deseja que a interação seja iniciada e finalizada naquele mesmo espaço.

Por isso, não exite em usar o chat do Snapchat em sua campanha eleitoral. Se um eleitor iniciar uma interação ali, faça de tudo para atender toda a sua solicitação no mesmo lugar. Só transfira para outro canal se for realmente necessário.

5. Cuidado com a sua imagem

O Snapchat é uma rede social onde o clima descontraído predomina, e você pode sem sombra de dúvidas estabelecer uma estratégia onde o bom humor esteja presente. Mas tome cuidado: enquanto político, você precisa assumir uma postura que imprima credibilidade, brincadeiras demais podem atrapalhar a sua campanha eleitoral. Então, tome cuidado com sua imagem!

6. Não utilize a função Ads

De acordo com determinações da Justiça Eleitoral, é proibido realizar propagandas pagas nas redes sociais. E o Snapchat não está fora dessa, por isso, não se esqueça: todas as suas publicações precisam alcançar seu público de forma orgânica. ou seja, você não poderá pagar às empresas responsáveis para promover suas postagens.

Essas foram as nossas dicas para usar o Snapchat na campanha eleitoral. Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando, assine nossa newsletter e saiba quando postarmos alguma novidade no blog. Até mais!

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Laís Marçal

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