Em todas as eleições elas estão lá, seja para dar informações a candidatos, avaliar o comportamento da população e claro, descobrir qual a intenção de votos do eleitorado.
A informação proveniente de dados estatísticos é sem dúvida uma ferramenta muito útil dentro de uma campanha, mas não basta simplesmente ter uma quantidade de dados aleatórios em suas mãos apenas por conhecimento. É preciso ter tudo organizado, feito na medida para as necessidades do candidato, para que ele e sua equipe possam posteriormente focar em informações relevantes, fazer escolhas e tomar decisões a partir delas.
Como fazer uma pesquisa eleitoral
Seria equivocado afirmar que só há uma maneira de realizar pesquisas eleitorais. Pelo contrário, existem diversas formas de se conseguir dados e informações para sua campanha eleitoral. Deixaremos aqui as formas mais comuns realizadas.
O candidato pode contratar um instituto de pesquisa
Nesse caso o trabalho seria terceirizado para uma empresa, essa é uma escolha ótima, afinal os profissionais da área são especialistas no assunto, além de deixar o candidato e sua equipe focados em outras demandas exigidas em uma campanha eleitoral.
Para se realizar um estudo como esse, o instituto contratado pelo candidato, entrará em contato com a equipe do político, buscando informações para criar um formulário de pesquisa que atenda as necessidades específicas dessa campanha.
A principal dificuldade de se contratar uma empresa/instituto de pesquisa é ter que disponibilizar parte de seus recursos de campanha para tal serviço.
O candidato pode realizar sua própria pesquisa
Reitero a importância desse estudo para uma campanha, mas muitos candidatos que vão buscar uma vaga na política não tem dinheiro suficiente para bancar uma pesquisa eleitoral. Para vencer essa barreira a solução pode ser realizar sua própria pesquisa com auxílio de uma boa equipe de campanha.
O primeiro passo é determinar qual o objetivo e informações devem ser alcançadas com este trabalho, para a partir daí:
Decidir o modelo de pesquisa
Defina o tipo de pesquisa traçando estratégias para conseguir constituir seu trabalho.
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Metodologia
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Variáveis importantes
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Segmentação de público alvo
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Abordagem de pessoas
Todos esses itens devem ser levados em consideração no momento de elaborar o questionário.
Mapear a região
Uma pesquisa deve ser feita de acordo com a região onde o candidato está inserido e o cargo a qual ele está disputando. Um dos processos para obtenção de bons resultados é mapear a região e ter acesso a informações como:
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Gênero
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Faixa etária
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Classe econômica
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Área (Urbana ou rural)
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Escolaridade
Fazer o questionário
Uma vez que já tenha levantado quais são as questões importantes para a pesquisa, é hora de organizar o questionário para que ele flua bem no momento da abordagem, sendo presencial ou não.
Por exemplo: em uma abordagem o entrevistado tem menos de 16 anos, mas a idade mínima para ter direito a voto é a partir dos 16. Sabendo disso o pesquisador pode encerrar a pesquisa com aquele participante, já que ele não faz parte da população com direito ao voto.
Amostragem
Amostragem é uma técnica ou processo onde é selecionado um pequeno grupo que represente um todo. Isso significa que se sua cidade tem 10 mil eleitores, você não precisa entrevistar cada um deles, mas sim uma porcentagem diversificada de pessoas que representem todos. Claro isso dá espaço para uma margem de erro.
Quanto maior a amostra, menor será a porcentagem de erro.
Entrevista
A entrevista de pesquisa não precisa necessariamente ser feita na rua, inclusive usar meios digitais podem diminuir muito os custos desse trabalho além de conseguir um alcance maior.
Esse foi um resumo, se quiser acessar o material completo em nosso blog clique em: Como fazer uma pesquisa eleitoral?
Regras para fazer pesquisa em 2020
Aqueles que desejam ser vereador ou prefeito em um município, não só pode como deve fazer pesquisas. Mas como esse artifício é tão importante, sendo que sua divulgação pode até mesmo influenciar na decisão do eleitorado. Por esse e outros motivos, deve se seguir uma série de regras para a realização e divulgação de uma pesquisa.
A partir do dia 1° de janeiro de 2020, as pesquisas eleitorais de opinião pública devem ser obrigatoriamente registradas no mínimo 5 dias antes de sua divulgação.
O registro só pode ser feito em um sistema próprio do TSE, chamado PesqEle.
Divulgação de pesquisa eleitoral
Algumas informações são obrigatórias no momento de registrar a pesquisa, uma vez que esses dados ficarão com acesso livre para consulta na internet.
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Período de realização da coleta de dados
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Margem de erro
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Nível de confiança;
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Número de entrevistas;
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Nome da entidade ou da empresa que a realizou a pesquisa do candidato quem a contratou;
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Número de registro da pesquisa
Divulgar uma pesquisa adulterada é crime e pode ser punido com detenção e multas que vão de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. As regras sobre as pesquisas e testes pré-eleitorais estão previstas na Lei nº 9.504/1997:
“§ 2º O não-cumprimento do disposto neste artigo ou qualquer ato que vise a retardar, impedir ou dificultar a ação fiscalizadora dos partidos constitui crime, punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo prazo, e multa no valor de dez mil a vinte mil UFIR.”
Qual a importância de se fazer uma pesquisa eleitoral?
Através das informações adquiridas através de uma pesquisa, o candidato e sua equipe podem mensurar tanto o perfil dos eleitores e outros candidatos, quanto o efeito que sua campanha tem causado. Esse trabalho é super importante no momento da equipe de marketing construir ou manter as estratégias de campanha.
Sem informações sólidas, um candidato pode acabar cometendo um grande erro e tomar decisões através do “achismo”, e isso pode custar todo seu trabalho até aqui.
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Equipe Nerit
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