3 tipos de marketing que você vai ouvir falar em 2018

por Mariana Silva em 04/01/2018 ⇠ Veja outros Posts

O marketing está cada vez mais presente na vida das pessoas. As empresas e instituições estão ficando mais e mais comprometidas com essas estratégias. Grande parte delas já se conscientizou que investir em marketing e comunicação é fundamental para o sucesso de uma marca, produto ou imagem que se quer vender ou consolidar no imaginário do público.

O marketing, assim como suas tendências, pode ser influenciado pelo contexto social, político e cultural do momento. Em 2018, por exemplo, alguns eventos ou acontecimentos prometem abalar a rotina dos profissionais.

No ano que vem, os brasileiros vão decidir quem ocupará os cargos de Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados Estaduais e Federais. Isso abre espaço para que se fale muito e se trabalhe em cima de dois tipos de marketing muito próximos, mas que possuem suas diferenças (principalmente por serem praticados em momentos diferentes). São eles o marketing político e o marketing eleitoral.

Marketing Eleitoral

marketing eleitoral

O marketing eleitoral é a peça fundamental na tomada de decisão dos eleitores.

É este tipo de marketing que trabalha diretamente na disputa pelos votos. Trata-se de todo um trabalho de implementação de técnicas e processos que têm como finalidade que os candidatos obtenham o melhor resultado possível na contagem de voto, a eleição ou reeleição.

Toda a produção de conteúdo nesse momento precisa ter um caráter mais persuasivo, transmitindo segurança e confiabilidade.

O marketing eleitoral precisa não só construir, mas também “vender” a imagem pública dos políticos, pois é isso que gera a simpatia e o engajamento do público. As ações são pensadas para aproximar os eleitores àquelas figuras que tanto pedem pelo voto.

São algumas das principais ações, atividades e ações de marketing eleitoral:

  • planejamento estratégico;

  • realização de pesquisas eleitorais;

  • horário eleitoral;

  • preparação para debates;

  • criações de peças e ações de campanha, como os santinhos, jingles e slogans;

  • manutenção das redes sociais do candidato e campanha online;

  • proposição de eventos e de táticas de relacionamento direto com o eleitor.

Marketing Político

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Esse tipo de marketing também pode ser chamado de marketing de governança. É o trabalho realizado quando o político já foi eleito, pensando em fortalecer o mandato.

O conteúdo produzido aqui precisa ser bastante informativo para ajudar a construir e consolidar a imagem positiva daquela figura política na vida da população que ela representa e/ou governa.

Tanto no marketing político quanto no eleitoral, por mais que não seja possível deixar de lado o investimento em mídias tradicionais (TV, rádio e impresso), cada vez mais se torna essencial pensar em estratégias digitais. Alimentar redes sociais, sites, blogs e criar conteúdo em vídeo pode ser o diferencial e o caminho para conseguir cada vez mais aproximação com o público de uma maneira não-invasiva.

Marketing Esportivo

marketing esportivo

Esse último tipo de marketing trabalha em cima de ações de promoção no contexto esportivo. Os eventos esportivos são a menina dos olhos da publicidade e do marketing esportivo. São verdadeiros espetáculos que movimentam milhões. Em 2018 a bola da vez (pedimos desculpas pelo trocadilho) será a Copa do Mundo de Futebol.

Mesmo a nossa seleção tendo amargado a vergonhosa derrota de 7 a 1 contra a Alemanha na última Copa, o futebol ainda é o esporte mais consumido em todo o mundo. No Brasil ele possui uma força absurda, sendo uma verdadeira paixão para boa parte dos brasileiros. Durante a Copa do Mundo essa paixão é intensificada, já que torcedores de times adversários geralmente deixam a rivalidade de lado e se unem torcendo juntos pela seleção brasileira.

Esse tipo de evento, assim como grandes acontecimentos no esporte, acabam levantando várias hashtags se mantendo no topo dos trending topics no Twitter. Viralizam com muita facilidade já que a audiência costuma ser altíssima.

O marketing esportivo diz respeito não apenas a marca que querem vender através do esporte, mas também sobre a venda e divulgação do próprio esporte e todo o universo ao seu redor. Cada vez mais atletas, times e figuras do esporte sentem a necessidade de consolidar a presença no ambiente digital.

Vários clubes brasileiros já implementaram sistemas de envio de e-mail marketing e de SMS para facilitar a comunicação com sócios e torcedores.

Michael Jordan, ex-jogador profissional de basquete, foi por muitos anos garoto propaganda não só dos calçados da Nike, mas de todo o branding, o lifestyle por trás da marca.

Um exemplo nacional e muito mais recente é o de Neymar. O atleta possui uma presença muito grande nas redes sociais. Só no Instagram ele tem mais de 83 milhões de seguidores. As marcas não alheias ao potencial de tanta influência.

O jogador é patrocinado por diversas empresas dos mais diversos ramos. De refrigerantes a marcas de cueca. Ele é um dos poucos atletas a lucrar mais com trabalhos de publicidade do que seu salário como profissional do futebol.

Podemos concluir que 2018 será uma ano cheio de conteúdo e informação. Os profissionais de marketing, em especial os da área da política e esporte terão muito trabalho pela frente. Muita coisa mudou desde 2014 e a única certeza que temos é que esses dois assuntos vão ocupar um espaço muito grande na vida das pessoas. Para não ficar de fora de nada, acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter! Até mais!

 

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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